Auxílio emergencial: Como recuperar o dinheiro que não foi sacado? - Notícias Concursos

Auxílio emergencial: Como recuperar o dinheiro que não foi sacado?

Os beneficiários do auxílio emergencial ainda buscam saber se é possível reaver valores do programa que ainda não foram sacados. De antemão, vale lembrar que o benefício fica disponível para saque até 120 dias após a liberação.

Diante disso, ao passar o prazo para resgate, o benefício depositado nas contas poupanças sociais digitais do Caixa Tem não pode mais ser acessado, ou seja, não é possível reaver a última parcela.

A consulta do auxílio emergencial 2022 deve ser realizada no portal Dataprev. Veja os passos a seguir:

  • Acesse o portal de Consulta ao Auxílio Emergencial;
  • Preencha o campo com o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Com o seu nome completo; e
  • Com o nome da sua mãe completo (ou selecione a opção “mãe desconhecida);
  • Coloque sua data de nascimento no campo solicitado;
  • Selecione o reCAPTCHA para provar que é humano;
  • Clique em “ENVIAR”.

No site da Dataprev, o beneficiário consegue acompanhar todo o detalhamento dos pedidos – como resultados, datas de recebimento e envio dos dados pela Caixa à Dataprev e vice-versa, além da justificativa caso o auxílio tenha sido negado.

Auxílio emergencial e novo benefício

Os programas sociais do Governo Federal têm como objetivo atender os cidadãos mais vulneráveis. Diante disso, cada um deles possui suas próprias regras e exigências. Logo, com o fim do Auxílio Emergencial, nem todos os beneficiários do programa foram adicionados no Auxílio Brasil.

Em resumo, cerca de 25 milhões de pessoas ficaram sem renda após o encerramento do Auxílio Emergencial. Isso porque, o Auxílio Brasil só contemplou aqueles que se enquadravam em suas regras.

O novo Bolsa Família só atende famílias em situação de pobreza (cujo a renda mensal per capita é de até R$ 210) e famílias em condição de extrema pobreza (renda mensal per capita igual ou inferior a R$ 105).

Além disso, é exigido pelo programa que cada família tenha inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico). Atualmente, o Auxílio Brasil atende aproximadamente 18 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade.

O novo benefício está sendo creditado em Conta Poupança Social Digital, podendo ser movimentado pelo aplicativo CAIXA Tem. A plataforma permite que os beneficiários paguem contas e boletos, façam compras online com cartão de débito virtual, entre outras possibilidades.

Auxílio emergencial

O Governo Federal começou os pagamentos do seu Auxílio Emergencial ainda no início do ano de 2020. Na oportunidade, o texto foi aprovado pelo Congresso Nacional. No decorrer daquele ano, o benefício chegou à casa de quase 70 milhões de pessoas e foi pago até o mês de dezembro.

Nos primeiros anos de 2021, entre janeiro e março, o Governo decidiu não realizar nenhum tipo de pagamentos. Todavia, não demorou muito. Após muita pressão e piora da situação da pandemia da Covid-19, o Governo decidiu retomar com os pagamentos em abril de 2021.

Na nova fase de pagamentos, o Auxílio Emergencial retornou em uma versão menor do projeto. De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, desta vez os repasses chegaram para mais de 39 milhões de pessoas com pagamentos de, no máximo, R$ 378.

  • Participe de nosso Whatsapp e fique informado(a) em tempo real gratuitamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?