Auxílio emergencial: Cerca de 5% dos aprovados tiveram a conta bloqueada

Confirmação para desbloqueio pode ser feita presencialmente ou online

Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, deu entrevista nesta terça-feira, 21 de julho, ao InfoMoney. Entre os temas discutidos, ele falou sobre o auxílio emergencial de R$ 600. Guimarães revelou, por exemplo, que cerca de 1 milhão de cadastros seguem em análise, sem resposta.

Dos cerca de 1 milhão de cadastros em análise, cerca de metade está em sua primeira análise e o restante, em reanálise. A reanálise acontece quando o sistema aponta inconsistência nos dados e pede a correção das informações.

Sem citar números exatos, Guimarães também revelou que a Caixa bloqueou “centenas de milhares” de beneficiários. O motivo foi suspeita de fraude. De acordo com ele, do total de brasileiros aprovados, aproximadamente 5% teve a conta bloqueada.

“Com a implementação rápida que tivemos que fazer para distribuir o auxílio lá no começo, sobraram algumas brechas de segurança. Em maio, em uma janela de dez dias, hackers acessaram milhares de contas. Identificamos todas e já corrigimos os problemas, mas pessoas honestas tiveram suas contas bloqueadas porque tivemos que salvar o dinheiro público”, disse ele ao InfoMoney.

Mas, de acordo com ele, quem foi alvo de hackers não terá prejuízo. Nesses casos, o beneficiário deve comparecer presencialmente a uma agência da Caixa. É necessário estar com os documentos em mãos e comprovar que é a pessoa inscrita para receber o auxílio emergencial de R$ 600. Nesse caso, o dinheiro será liberado.

Segundo ele, a comprovação da identidade também pode ser feita pelo aplicativo do auxílio. Entretanto, nesse caso pode haver demora de dias para uma resposta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.