Auxílio Emergencial: fim do benefício deixa 22 milhões sem ajuda

O Auxílio Emergencial 2021 vai se encerrar no fim deste mês, e em novembro o Auxílio Brasil já deve entrar em vigor. No entanto, com o fim do benefício mais de 22 milhões de brasileiros ficarão sem nenhuma ajuda provinda do Governo Federal.

Isso porque grande parte dos beneficiários do Auxílio Emergencial não fazem parte do Bolsa Família. Deste modo, esses brasileiros não terão direito ao Auxílio Brasil proposto pelo governo Jair Bolsonaro.

O ministro da Cidadania João Roma confirmou que o Auxílio Emergencial 2021 não será mais prorrogado. Além disso, o Governo Federal prometeu pagar um valor de no mínimo R$ 400 por mês para os beneficiários do Auxílio Brasil até o final de 2022.

Auxílio Emergencial 2021

Segundo o Ministério da Cidadania, no mês de outubro o Auxílio Emergencial abrangeu cerca de 34,4 milhões de famílias brasileiras necessitadas. Entretanto, cerca de 25 milhões dessas famílias não fazem parte do Bolsa Família.

Por outro lado, o Bolsa Família atinge 14,6 milhões de famílias no total. Com o Auxílio Brasil, o Governo Federal pretende adicionar mais 2,4 milhões de famílias até dezembro deste ano, totalizando 17 milhões.

Desta maneira, mesmo com a adição de mais 2,4 milhões ao programa, 22 milhões de famílias que inicialmente recebiam o Auxílio Emergencial ficarão sem receber nenhum tipo de ajuda do governo a partir de novembro.

Manobras para viabilizar o Auxílio Brasil

O Governo federal está realizando manobras para conseguir furar o teto de gastos, e deste modo, tornar possível o pagamento do Auxílio Brasil. Para isso, foi encaminhado ao Congresso Nacional um projeto de lei pedindo a abertura de crédito especial. O crédito vai disponibilizar R$ 9,36 bilhões para o programa social.

Segundo o Ministério da Cidadania: “O remanejamento evitará a esterilização de recursos orçamentários destinados à transferência de renda”.

A reformulação do Bolsa Família, e a criação do Auxílio Brasil, surgem como estratégias do governo Bolsonaro para as eleições do ano seguinte, tendo em vista que a popularidade do presidente caiu consideravelmente.

O mercado reagiu negativamente devido a decisão do governo de furar o teto de gastos. Com isso, quatro secretários do Ministério da Economia pediram demissão, surgindo rumores de que o próprio Paulo Guedes poderia sair do cargo. No entanto, Bolsonaro visitou o ministro e garantiu sua “confiança absoluta”.

Nota do Ministério da Cidadania

O Ministério da Cidadania publicou uma nota esclarecendo o Auxílio Emergencial 2021. No documento, o ministério garante que tomou as medidas necessárias para ajudar a população em situação de maior vulnerabilidade.

Os dados mostram que cerca de 39,4 milhões de famílias que atenderam aos critérios legais foram beneficiadas com o auxílio, 34,4 milhões neste mês. Os pagamentos passaram por uma “reverificação dos requisitos de elegibilidade”, o que explica a variação no número de famílias atingidas.

Além disso, a nota destaca a implementação do Auxílio Brasil, após o fim do Auxílio Emergencial. Segundo o Ministério da Cidadania, o novo programa social estabelece critérios que : “que vão fortalecer a rede de proteção social e criar oportunidades de emancipação para a população em situação de vulnerabilidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.