Auxílio emergencial 2021: veja se você pode perder o dinheiro em agosto

O calendário de pagamento da 4ª parcela do auxílio emergencial 2021 segue com liberações de saque nesta semana para desempregados e autônomos. Mas você sabia que este grupo pode perder o dinheiro no dia 6 de agosto? Se você faz parte deste grupo, mantenha a calma, nem todas as pessoas perderão o dinheiro e até lá é possível reverter a situação.

O prazo de movimentação do auxílio emergencial 2021 para este grupo é de 120 dias. A informação foi também confirmada pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. Ou seja, após este período o beneficiário autônomo ou desempregado deve obrigatoriamente transferir ou então sacar os valores.

Veja o que diz o Decreto, que estabelece está norma:

“Art. 17. Os recursos não sacados na conta contábil prevista no inciso III do § 12 do art. 2º da Lei nº 10.836, de 2004, ou nas poupanças sociais digitais abertas e não movimentadas no prazo de quatro meses retornarão para a União”.

Por isso, os nascidos em janeiro, que receberam os valores em 6 de abril de 2021 precisam sacar os valores até o próximo dia 6 de agosto (nesta sexta-feira). E assim sucessivamente os nascidos nos meses seguintes.

Ou seja, para não perder os valores depositados em abril, basta movimentá-los dentro do prazo de 120 dias. Quem já movimentou o dinheiro não corre o risco de ter que devolver, mas quem não movimentou deve fazer antes que os valores retornem para o caixa da União.

Prorrogação do auxílio emergencial 2021

O governo deve pagar pelo menos mais três parcelas do auxílio emergencial 2021.

Além de entrar no calendário de pagamento a 5ª parcela do auxílio emergencial, os beneficiários podem contar ainda com a 6ª e 7ª.

Se o mesmo padrão for mantido, o calendário deve seguir com liberações de valores até setembro e saques até outubro.

A iniciativa pretende manter o auxílio até que pelo menos que toda a população adulta tenha recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Depois disso, já em outubro, a ideia de que o Bolsa Família seja totalmente reformulado: trocando de nome, aumentando o valor e número de beneficiários.

Ainda não definições ou aprovações no Congresso quanto a isso, mas uma atitude da Justiça pode adiar o programa entenda aqui.

Calendário de saques da 4ª parcela

Nascidos emSaque da 4ª parcela
Janeiro2 de agosto
Fevereiro3 de agosto
Março4 de agosto
Abril5 de agosto
Maio9 de agosto
Junho10 de agosto
Julho11 de agosto
Agosto12 de agosto
Setembro 13 de agosto
Outubro 16 de agosto
Novembro17 de agosto
Dezembro 18 de agosto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.