Entrevistas de emprego online: O que fazer para se dar bem

Com a chegada da pandemia da covid-19, diversas pessoas encontraram uma nova realidade no mercado de trabalho, ou seja, desde as entrevistas de emprego até o cotidiano das empresas mudaram profundamente. 

Nesse cenário, várias companhias tiveram que demitir colaboradores, em contrapartida outras passaram a contratar. Mesmo assim, vale ressaltar que as capacitações e processos seletivos, passaram a acontecer de maneira remota. 

Mesmo com o novo coronavírus proporcionando um período de extrema dificuldade, algumas vantagens acabaram surgindo no mercado. 

Além do processo seletivo e entrevistas de emprego de maneira online, muitas vagas acabaram sendo destinadas para que os colaboradores trabalhem no regime home office. 

Dicas para se dar bem em entrevistas de emprego online

Para a analista comportamental e coach, Mirla Caúla, algumas dicas são fundamentais para quem deseja entrar no mercado de trabalho pós pandemia. 

“Apesar de online, é necessário ter atenção com os processos feitos pela internet e um dos pontos chave é a construção dos currículos nas plataformas de contratação. Itens como experiências e resultados obtidos, juntamente aos dados pessoais, objetivos, formação acadêmica são essenciais”, afirma Mirla.

Hoje em dia a coach trabalha como analista comportamental para empresas, realizando a triagem de candidatos. Desse modo, a principal dica para ela é a utilização de palavras-chave no currículo para que ele seja bem avaliado dentro das plataformas de emprego. 

Na hora de preencher os objetivos, as palavras utilizadas são importantes para afunilar aqueles que mais se adequam a vaga de emprego, assim como qualificações e os cursos específicos feitos. 

Além disso, as entrevistas de emprego online requerem algumas regras. Por isso a analista comportamental faz algumas recomendações simples. 

“Além da preparação, o silêncio é de muita importância na hora da apresentação online. Tanto homens como mulheres devem se apresentar de maneira formal, por isso optar por roupas sóbrias e maquiagem leve é uma boa ideia. Lembre-se que a primeira impressão é a que você pode ocasionar impacto positivo ou negativo”, diz.

Mirla também revela a importância de fazer uma boa pesquisa sobre a empresa, estudando os valores e o alinhamento dela, dessa maneira a entrevista pode ser conduzida de forma objetiva. 

“Se você falar sobre seus valores e princípios, pode também coincidir muito com o que a empresa pede hoje em dia, então foque nos seus resultados e busque antes de qualquer contato entender sobre a missão, visão e valores que aquela empresa representa”, finaliza.

E então, gostou das dicas para se dar bem em entrevistas de emprego online?

Não deixe de ler também – Auxílio emergencial 2021: veja se você pode perder o dinheiro em agosto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.