Auxílio emergencial 2021: Punição para quem não sacar dinheiro. Fato ou Fake?

Postagem falsa que circula pelas redes sociais diz que Bolsonaro está punindo quem não sacar dinheiro do Auxílio Emergencial

Uma postagem falsa que está circulando pelas redes sociais diz que o Presidente Jair Bolsonaro estaria punindo as pessoas que não estão sacando o auxílio emergencial. De acordo com informações do próprio Governo Federal, isso não passa de uma fake news. Não há nenhuma previsão de punição neste sentido.

O texto da fake news afirma que Bolsonaro estaria mandando a Dataprev recolher o dinheiro das pessoas que não estariam indo sacar essa quantia até cinco dias depois da liberação do saque. No entanto, isso não é verdade. O Governo Federal não está trabalhando com esse tipo de punição.

Pelo contrário. A Caixa Econômica Federal está pedindo para que as pessoas evitem ir aos bancos para fazer esses saques. Em diversas entrevistas, o Presidente do banco até fala que algo em torno de 70% dos usuários do Auxílio Emergencial não sacam o dinheiro nas agências, mas usam o aplicativo Caixa Tem para fazer essas movimentações.

Se o dinheiro, por alguma razão, sair da conta do trabalhador, isso pode ter acontecido por outro motivo. De acordo com relatos de bastidores, esse sumiço da quantia pode ter várias razões. Uma delas, por exemplo, é a questão do erro no sistema, ou pelo menos um simples atraso nos pagamentos pela Caixa.

Em todos esses casos, é importante entrar em contato com o próprio banco para saber o que aconteceu de fato. Cada caso vai ser analisado de maneira separada. No entanto, o que dá para saber é que esse dinheiro não sumiu por causa de uma punição por não sacar a quantia. Isso é uma fake news.

Dinheiro pode voltar?

Muita gente acaba confundindo uma série de questões em relação ao Auxílio Emergencial. De acordo com as regras do programa, o dinheiro pode sim voltar para o Governo. Isso, no entanto, só vai acontecer por falta de movimentação por muito tempo.

Segundo o texto do projeto, o dinheiro só vai voltar para a União se o cidadão passar mais do que 120 dias sem mexer na quantia. Isso aqui não considera apenas os saques, mas também a não movimentação no Caixa Tem e no Internet Banking.

Isso, no entanto, nem se trata de uma punição. É que nestes casos, o Governo Federal entende que essas pessoas não estão precisando da quantia. Afinal, elas passaram vários meses sem usar nem um pouco do dinheiro que chegou para elas.

Últimos meses do Auxílio

Vale lembrar que o Auxílio Emergencial está muito próximo de chegar ao fim. De acordo com as informações oficiais, o programa tem mais dois pagamentos para fazer. Um deles deve acontecer em setembro e o último em outubro.

Hoje, de acordo com o Ministério da Cidadania, algo em torno de 37 milhões de pessoas estão recebendo esse dinheiro do programa. São brasileiros que estão em situação de vulnerabilidade nesta pandemia do coronavírus.

Quando este projeto acabar, o Governo deverá começar os repasses do novo Bolsa Família. O programa, que vai passar a se chamar Auxílio Brasil, deverá entrar em cena a partir do próximo mês de novembro. Pelo menos essa é a previsão do Palácio do Planalto neste momento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.