Auxílio Brasil: veja quem recebe nova rodada nesta quinta, 24

Mais um grupo de usuários vai poder receber o dinheiro do Auxílio Brasil nesta quinta-feira (24). Veja detalhes

O Governo Federal está seguindo nesta semana com os pagamentos de mais uma rodada do Auxílio Brasil. Segundo informações oficiais, nesta quinta-feira (24), os repasses estão sendo feitos para as pessoas que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 6. A Caixa Econômica Federal informa que o dinheiro está na conta desde as primeiras horas desta manhã.

Em novembro, os pagamentos oficiais do Auxílio Brasil começaram a ser feitos no último dia 17. De lá até aqui, usuários com NIS finais 1, 2, 3, 4 e 5 já puderam receber o saldo. Ainda nesta semana, há liberações previstas para as pessoas que possuem o NIS final 7.

O Calendário

17 de novembro: Usuários com NIS final 1
18 de novembro: Usuários com NIS final 2
21 de novembro: Usuários com NIS final 3
22 de novembro: Usuários com NIS final 4
23 de novembro: Usuários com NIS final 5
24 de novembro: Usuários com NIS final 6
25 de novembro: Usuários com NIS final 7
28 de novembro: Usuários com NIS final 8
29 de novembro: Usuários com NIS final 9
30 de novembro: Usuários com NIS final 0

Todos os usuários do Auxílio Brasil precisam receber o patamar de R$ 600 por família. Este valor está sendo pago pelo Governo Federal desde o último mês de agosto. Em julho, o Congresso Nacional aprovou a chamada PEC dos Benefícios, que liberou dinheiro para que o presidente Jair Bolsonaro (PL) pudesse bancar a elevação do saldo do benefício social.

Dados mais recentes do Ministério da Cidadania apontam que mais de 21,5 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do Auxílio Brasil neste mês de novembro. Trata-se de um recorde na história do jovem programa social. Em comparação com os números de outubro, é possível dizer que pouco mais de 400 mil pessoas conseguiram o direito de entrar no programa social.

Novas entradas em dezembro

O Governo Federal ainda não definiu se vai inserir novos usuários na folha de pagamentos do Auxílio Brasil no próximo mês de dezembro. Contudo, considerando a tendência dos últimos meses, é provável que novas pessoas entrem no benefício.

Como dito, entre os meses de outubro e novembro, mais de 400 mil usuários foram selecionados para o programa social. Entre janeiro e novembro, a elevação foi de mais de 7 milhões de pessoas, segundo dados do Ministério da Cidadania.

Não há uma lei que indique que o Ministério da Cidadania tem obrigação de inserir novas pessoas no Auxílio Brasil todos os meses. Desta forma, não é possível cravar se novas pessoas entrarão no projeto em dezembro. É necessário aguardar pela decisão da pasta.

Quem tem direito ao Auxílio Brasil?

Para ter direito ao Auxílio Brasil, o cidadão precisa primeiramente ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Esta entrada precisa acontecer de maneira presencial em um local devidamente indicado pela prefeitura da sua cidade.

Além da questão do Cadúnico, o cidadão precisa atentar para os limites de renda per capita. O Auxílio Brasil é destinado às pessoas que estão em situação de extrema-pobreza. Quem está em condição de pobreza também pode receber, desde que resida com uma gestante ou um menor de 21 anos de idade.

Mesmo as pessoa que cumprem todas estas regras de entrada ainda precisam aguardar pela seleção do Ministério da Cidadania. Em alguns casos, é possível que o cidadão entre em um espécie de fila de espera.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.