Auxílio Brasil: se fila for zerada, por que ainda não consegui receber?

De acordo com o Governo Federal, fila de entrada para o Auxílio Brasil foi zerada mais uma vez neste mês de fevereiro

Na última semana, o Governo Federal anunciou que cerca de 18 milhões de pessoas iriam receber o Auxílio Brasil nesta semana. Isso representa, portanto, um aumento de 500 mil em relação ao número de usuários que pegaram o benefício no último mês. De acordo com informações do Ministério da Cidadania, isso foi suficiente para zerar a fila de espera.

Para quem ainda não sabe, esse é o lugar para onde vão as pessoas que possuem o direito de receber o benefício, mas que por uma questão de falta de espaço no orçamento, não estão conseguindo receber nada. Em entrevista, o Ministro da Cidadania, João Roma, garantiu que a fila de espera de fevereiro foi zerada.

Acontece, no entanto, que tem gente que afirma que possui direito de receber o benefício, mas que mesmo assim não conseguiu entrar na folha de pagamento do programa neste mês de fevereiro. Casos assim são mais comuns do que se possa imaginar. Mas o fato é que há uma explicação para que isso aconteça.

De acordo com informações oficiais, uma pessoa só tem direito ao Auxílio Brasil se fizer parte do Cadúnico Acontece, no entanto, que o processo de atualização das informações desta lista normalmente demoram para acontecer. A depender da região em que você vive, isso poderá levar meses para se concretizar.

Então a grande maioria das pessoas que têm direito de receber o benefício mas que não entraram no programa ainda são aquelas que ainda não tiveram um atualização do Cadúnico É justamente por isso que elas não entrarão, pois o Governo Federal acabou zerando uma fila em que esse cidadão ainda não encontrava.

Não confunda as atualizações

É importante lembrar que a atualização que se fala aqui é a do próprio sistema do Governo. Então, você faz a sua inscrição na lista e o próprio Planalto vai passar um tempo para atualizar essas informações.

É diferente da atualização das informações do Cadúnico feita pelo próprio cidadão. Pela regra, a família precisa atualizar essa lista sempre que passar por uma mudança estrutural como a morte ou nascimento de um indivíduo, por exemplo.

Desse modo, se você se inscreveu no Cadúnico e está dentro dos limites de renda do programa, não há mais o que fazer. Agora resta esperar para ver se o Ministério da Cidadania vai inserir o seu nome na folha de pagamentos de março.

Auxílio Brasil

O Governo Federal começou os repasses do seu Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro do ano passado. Mas naquele primeiro momento apenas os usuários que estavam no antigo Bolsa Família é que estavam conseguindo receber o dinheiro.

A partir de janeiro deste ano, isso mudou. De acordo com o Governo Federal, o Auxílio Brasil passou a tomar em 2022 a sua forma mais turbinada. Hoje, estima-se que o programa tenha 18 milhões de usuários.

Dentre esses, cerca de 3,5 milhões entraram no projeto apenas este ano. De acordo com o Governo Federal, o número total de atendidos é um recorde na história do programa. A tendência é que o benefício siga com essa forma pelo menos até o final deste ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.