Auxílio Brasil: quem tem emprego fixo também pode receber, diz Governo

De acordo com o Governo Federal, pessoas que possuem emprego fixo também podem receber o Auxílio Brasil

O Governo Federal concluiu na última semana os pagamentos de fevereiro do seu Auxílio Brasil. De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, algo em torno de 18 milhões de pessoas receberam o benefício nos últimos dias. A pasta diz ainda que os repasses foram de, no mínimo, R$ 400 para todo mundo.

De acordo com as informações oficiais, para poder receber o Auxílio Brasil, o primeiro passo é ter uma conta ativa no Cadúnico. Quem não está nesta lista, não vai ter nenhuma chance de entrada. Para além disso, também é preciso ter uma renda per capita que se encaixe nos moldes exigidos pelo Ministério da Cidadania.

Você se encaixa nessas regras? Então isso é suficiente para ter direito de receber o Auxílio Brasil. Nada além disso influencia no recebimento do programa. Nem mesmo a questão do emprego fico. De acordo com o Governo Federal, pessoas que possuem assinatura na carteira também podem receber o benefício em questão.

O que interessa saber aqui é se esse emprego vai fazer a renda per capita do indivíduo ficar abaixo do teto necessário. Caso esse trabalho não seja suficiente para passar desse teto, então o cidadão vai poder receber esse benefício sem maiores problemas. E aí neste caso ele pode acumular o salário e o Auxílio Brasil.

Há uma certa confusão sobre esse tema porque em anos anteriores as regras eram diferentes para outros programas sociais. No Auxílio Emergencial, por exemplo, os pagamentos eram apenas para as pessoas que estavam em situação de informalidade no meio da pandemia do novo coronavírus.

Como fazer a conta da renda per capita

Para saber qual é a renda per capita da sua família, você terá que prestar atenção nas informações de todos os indivíduos que moram na sua casa. O primeiro passo é somar tudo aquilo que todos eles ganham por mês.

Logo depois você vai pegar o resultado dessa soma e dividir pela quantidade de pessoas que moram na mesma casa. Por exemplo, se existem 3 integrantes morando com você, a divisão vai ser por três.

Caso o resultado dessa equação ficar entre 0 e 105, então a sua família está em situação de pobreza. Caso fique entre 106 e 2010 você está em condição de pobreza. Se passar dos 211 então você não vai poder receber o dinheiro do benefício

O Auxílio Brasil

Oficialmente os repasses do Auxílio Brasil começaram ainda no final do último mês de novembro. De acordo com o Governo Federal, a ideia do projeto é seguir com os pagamentos do antigo Bolsa Família.

Acontece que agora o programa entrou em uma fase mais turbinada. O Ministério da Cidadania aponta que existe uma tendência de aumento no número de usuários já no próximo mês. Só que isso ainda não é uma confirmação oficial.

O Auxílio Brasil da maneira como está desenhado agora deverá seguir fazendo pagamentos até o final deste ano. A partir de janeiro de 2023, ainda não se sabe o que vai acontecer com o programa. A tendência é que isso dependa das próximas eleições.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.