Auxílio Brasil pode chegar a 800 reais? Veja detalhes

Confira todos os detalhes sobre esta nova atualização de valor

Muitas pessoas estão se perguntando se o Auxílio Brasil pode chegar a 800 reais no próximo ano. Aliás, essa é uma dúvida crescente. Visto que o atual Presidente da República anunciou durante a sua campanha eleitoral, o aumento de 200 reais nas parcelas do benefício.

Vale lembrar que o valor atual do Auxílio Brasil, está em 600 reais, em caráter emergencial até o final de 2022. Por isso, separamos algumas informações a respeito desse assunto, assim como explicar sobre mais detalhes do programa.

Então, se você quer saber mais sobre isso, sugerimos que não deixe de ler até o final para ficar por dentro de cada informação.

O que é o Auxílio Brasil?

Criado pela gestão atual, o programa Auxílio Brasil tem o intuito de ajudar as famílias de baixa renda do país. Ele promete substituir o Bolsa Família, antigo programa de transferência de renda do Brasil, criado pela gestão anterior em meados de 2003.

Assim como no benefício anterior, o programa visa ajudar quem mais precisa. Ou seja, as famílias que estão passando por dificuldades financeiras atualmente. Por isso, a faixa de renda declarada deve ficar dentro dos parâmetros que o Ministério da Cidadania estabelece.

A proposta inicial era pagar parcelas mensais de 400 reais para quem se elegesse ao programa.

Contudo, após pouco tempo, e visando diminuir os impactos da situação de calamidade sanitária em que o País se encontra, o Governo anunciou aumento do valor de alguns benefícios. Entre eles, este programa social.

Com isso, o valor aumentou para 600 reais. Todavia, como é uma medida emergencial, será válido até o final deste ano. Ou seja, a partir de janeiro de 2023, retorna ao valor original de R$ 400,00.

Quem pode receber o Auxílio Brasil?

Como já citamos anteriormente, o Auxílio Brasil é destinado às famílias carentes do país. Por isso, para se enquadrar nas regras é preciso estar em uma faixa de renda específica.

Para as famílias em situação de extrema pobreza, a renda mensal per capita declarada deve ser de até 105 reais. Enquanto, para aqueles que se encontram em situação de pobreza, a renda mensal não pode ultrapassar os 210 reais por pessoa.

Ademais, o grupo familiar precisa estar cadastrado no CadÚnico para programas sociais do Governo Federal. Além disso, manter os dados atualizados há, pelo menos, 2 anos.

Quem consegue um emprego pode continuar recebendo?

Você com certeza já viu, na TV ou no rádio, o presidente da república e atual candidato à reeleição afirmar que quem consegue um emprego, não perde o direito ao Auxílio Brasil.

E sim, isso é verdade. Pois quando o beneficiário consegue um emprego formal, enquanto está recebendo o Auxílio, é possível dar continuidade ao recebimento. Entretanto, deve se observar algumas regras.

A primeira, e mais importante, é que mesmo que um dos membros do grupo familiar consiga um emprego, a renda mensal não pode ultrapassar os 525 reais mensais.

A segunda, é que a partir do momento que o cidadão firma um contrato de trabalho formal, só poderá receber o benefício por mais 2 anos.

Apesar do presidente afirmar que o Auxílio Brasil se diferencia de seu predecessor neste quesito, na verdade, a regra já existia.

Em suma, para garantir o recebimento do programa, na prática, a família só precisa respeitar o valor máximo de renda mensal.

O Auxílio Brasil pode chegar a 800 reais?

Como já vimos acima, é comum ver o Governo atual afirmar que o Auxílio Brasil está sendo pago para quem tem emprego formal.

E isso é mesmo verdade, visto que milhares de brasileiros que conquistaram o tão sonhado emprego de carteira assinada, continuaram a receber suas parcelas.

Com a aproximação das eleições, o atual presidente, visando à reeleição, anunciou durante a sua campanha eleitoral diversas melhorias e modificações nos benefícios sociais vigentes atualmente.

Como é o caso do Auxílio Brasil que, segundo ele, pode chegar a 800 reais no ano que vem.

Ainda, quem conseguir emprego formal continua recebendo os 600 reais do Auxílio Brasil. Por isso, ainda teria um bônus de acréscimo no valor de 200 reais. Desse modo, totalizando 800 reais.

Contudo, é necessário lembrar que essa é uma promessa política. Portanto, depende de outros fatores para se concretizar.

Agora que você já sabe mais a respeito da informação de que o Auxílio Brasil pode chegar a 800 reais, fique atento às novas informações, para garantir seus direitos enquanto cidadão brasileiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.