Auxílio Brasil: pagamentos de dezembro automaticamente

De acordo com as informações oficiais, os pagamentos do Auxílio Brasil serão automáticos especificamente para este grupo

O Governo Federal deverá concluir ainda nesta semana a primeira rodada de pagamentos do Auxílio Brasil. Com isso, muita gente já está esperando para ver o que vai acontecer no segundo repasse. Só o que se sabe até aqui é que essa segunda liberação deve acontecer em dezembro e ainda antes do natal.

Também se sabe que os pagamentos de dezembro serão automáticos para quem já está recebendo hoje. De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 14,5 milhões de brasileiros estão recebendo o dinheiro do Auxílio Brasil neste momento. Todos eles estavam no Bolsa Família até o último mês de outubro.

Aliás, eles não precisaram realizar nenhum tipo de inscrição para trocar de programa. Eles migraram automaticamente do Bolsa Família para o Auxílio Brasil. Agora, o mesmo deve acontecer entre as parcelas 1 e 2. Os repasses serão automáticos e eles não precisarão fazer nada para garantir essa segunda liberação.

Isso vai acontecer independente da questão da PEC dos Precatórios. De acordo com as informações oficiais, mesmo que o Congresso Nacional não aprove esse documento, os usuários que já estão no programa não perderão o benefício. Eles irão seguir recebendo normalmente em dezembro, sem necessidade de nova inscrição.

O que pode mudar de fato é a questão do valor que eles recebem. Aí a PEC dos Precatórios poderá ter um impacto. Mas na questão do recebimento, esses 14,5 milhões podem dormir tranquilos porque estão confirmados nos próximos repasses do programa em questão. Pelo menos é o que se sabe.

E os outros?

Essa certamente é uma boa notícia para as pessoas que já fazem parte do Bolsa Família. Afinal de contas, elas já estão garantidas nos pagamentos do Auxílio Brasil nos próximos meses independente do que aconteça.

O problema mesmo está com as pessoas que não estavam no Bolsa Família. Para esses brasileiros, o sentimento de momento é incerteza. Não se sabe se eles conseguirão uma vaga nos próximos pagamentos.

Pagamentos turbinados no Auxílio

O que se sabe é que o Governo Federal tem um plano. Eles querem aumentar o tamanho do Auxílio Brasil já a partir do próximo mês de dezembro. Então, em tese, mais pessoas poderiam entrar no programa daqui a algumas semanas.

A questão, no entanto, é que ainda não se sabe se isso vai mesmo acontecer. É que o Governo ainda depende da aprovação da PEC dos Precatórios. Esse é o texto que, em tese, abre espaço no orçamento para os pagamentos do Auxílio Brasil.

Como anda a PEC dos Precatórios

Para quem não lembra, a PEC dos Precatórios passou pelo crivo da Câmara dos Deputados em dois turnos. Só que agora, o texto está travado no Senado. Esse documento precisa da aprovação das duas casas. É o que se sabe até este momento.

Pelo que se sabe, o Governo está apostando que a votação desta PEC no Senado deve acontecer ainda nesta semana, mais precisamente na próxima terça-feira (30). Agora é esperar para ver se isso vai acontecer mesmo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.