Auxílio Brasil não terá nenhum tipo de inscrição direta em 2022. Entenda

De acordo com o Ministério da Cidadania, Governo não pretende nenhum tipo de inscrição direta para o Auxílio Brasil este ano

Quem está esperando pela abertura de novas vagas no Auxílio Brasil para o Governo Federal, precisa parar de esperar agora. É que, de acordo com o próprio Ministério da Cidadania, não há neste momento nenhuma chance de o Palácio do Planalto abrir inscrições diretas para o programa este ano.

A última vez que o Governo Federal fez isso foi no início do ano de 2020. Na ocasião, com a chegada da pandemia do novo coronavírus ao país, eles decidiram abrir um processo de inscrição para o Auxílio Emergencial. Milhões de pessoas enviaram as suas solicitações para a entrada no benefício.

De lá até aqui, o Governo não repetiu a dose em nenhum dos seus maiores programas sociais. Tanto o Auxílio Brasil como o vale-gás nacional irão obedecer um processo de seleção com inscrição indireta através de dados que estão disponíveis no Cadúnico. Pelo menos é o que se sabe até aqui.

E não há nenhuma previsão de mudança até aqui. Pelo que se sabe, o Governo vai tratar tanto o Auxílio Brasil como também o vale-gás nacional como programas de cunho volátil. Isso significa dizer que os pagamentos só irão para as pessoas que eles escolherem através dos dados que eles depositam no Cadúnico.

Isso vai valer para todos os 12 meses de 2022. Então quem quiser fazer parte de qualquer um desses projetos, não pode esperar até que o Planalto decida abrir novas vagas para o programa. É preciso entrar no Cadúnico para poder ter uma chance de fazer parte desses recebimentos de alguma forma até o final do ano.

Como entrar no Cadúnico

É importante lembrar que a entrada no Cadúnico não acontece de uma maneira padronizada em todo o país. Quem tem a gerência sobre essa situação são as prefeituras das cidades brasileiras.

Então quem quiser entrar, precisa entender que o primeiro passo é entrar em contato com o governo municipal para perguntar como essa entrada é feita por lá. Em todos os casos, isso precisa acontecer de forma presencial.

Não é garantia

Vale lembrar ainda que a simples entrada no Cadúnico não garante automaticamente a entrada nos auxílios sociais. Então o cidadão que entra para a lista não começa a ganhar automaticamente o Auxílio Brasil ou o vale-gás.

De qualquer forma, o Cadúnico é a porta de entrada para essas pessoas. Aliás, quem não está nesta lista não vai ter chance nenhuma de entrar nesses programas do Governo Federal. É o que o Ministério da Cidadania está dizendo.

Auxílio Brasil e vale-gás

O Governo Federal, aliás,  divulgou ainda na última semana o calendário oficial dos pagamentos do Auxílio Brasil. Como era de se esperar, os repasses de janeiro irão começar portanto já no próximo dia 18 deste mês.

O mesmo sistema vai servir também para o vale-gás nacional. Como se sabe, aliás, os pagamentos deste programa irão utilizar o mesmo calendário do Auxílio Brasil. Então as mesmas datas serão observadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.