Auxílio Brasil: Instituições afirmam que não oferecerão o crédito consignado

Recentemente foi aprovada a Medida Provisória que permite a concessão de empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil e de outros benefícios de transferência de renda. Apesar disso, poucas instituições afirmaram que deverão oferecer o serviço de crédito. 

A MP aprovada nos últimos dias vem sendo criticada não só pela oposição de Jair Bolsonaro, mas também por especialistas no assunto. As críticas se devem ao fato do empréstimo ser um risco de endividamento para a população mais vulnerável economicamente. 

Até o momento, a instituição financeira mais provável de oferecer o empréstimo aos beneficiários do Auxílio Brasil é a Caixa Econômica Federal, que opera programas sociais do governo. Já Bradesco, Itaú e Santander não demonstraram interesse na modalidade liberada pela MP. 

“Não se trata de uma aposentadoria ou pensão, mas um benefício a pessoas que estão em dificuldades. Portanto, o Bradesco não vai operar nessa carteira. Estamos falando de pessoas vulneráveis. Em vez de ser uma boa operação para o banco e para o cliente, entendemos que a pessoa terá mais dificuldade quando o benefício cessar, e, por isso, preferimos não operar”, disse Octavio de Lazari Júnior, presidente do Bradesco. 

Apesar de grandes bancos tradicionais não demonstrarem interesse na modalidade de empréstimos, algumas outras instituições já vem anunciando o crédito consignado para beneficiários do Auxilio Brasil. Entre essas instituições podemos citar o Pan, Safra e o Facta Financeira, onde já é possível realizar uma simulação. 

O Agi (antigo Agibank) também confirmou a concessão de empréstimo consignado: “O Agi já oferece crédito consignado para beneficiários do INSS e agora passa a oferecer também para beneficiários do Auxílio Brasil. A sanção dessa medida representa a possibilidade de acesso ao crédito a milhões de brasileiros que precisam do recurso para realizar algum projeto específico ou até mesmo para as demandas básicas do dia a dia. Entendemos ser um importante mecanismo de inclusão financeira para esse público”, disse a instituição ao Valor. 

Empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil

Nos últimos dias, o Ministério da Cidadania liberou o pré-cadastro para o empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Nessa modalidade de crédito, o valor é descontado do próprio benefício social. De acordo com as regras estipuladas pela MP, o valor do crédito poderá alcançar até 40% do valor do auxílio.

Sendo assim, as famílias que recebem o valor mínimo do Auxílio Brasil, de R$ 600 atualmente, terão o direito a parcelas de R$ 240,00. O ministério ainda informou que o empréstimo terá um prazo de até 24 meses com juros de aproximadamente 2% a.m.

Entenda as críticas a modalidade de crédito 

Como já dito anteriormente, especialistas têm comentado sobre os perigos da liberação de crédito para beneficiários do Auxílio Brasil e outros programas sociais.  “O crédito consignado, em vez de benefício, pode ser um grande vilão nessa história. Pode levar [essas famílias] a uma situação muito pior do que já estão. Um benefício de sobrevivência jamais pode ter qualquer valor sendo descontado”, disse Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (Abefin). 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.