Auxílio Brasil: Governo pretende incluir mais 2,2 milhões de famílias

De acordo com informações disponibilizadas por técnicos do Ministério da Cidadania, o governo federal está estudando a possibilidade de incluir mais beneficiários ao Auxílio Brasil. A intenção é de que aproximadamente 2,2 milhões de famílias sejam incluídas no programa, apesar disso, o número exato ainda não foi confirmado. 

A intenção da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) aprovada em julho, além de aumentar o valor do benefício, era também ampliar o número de beneficiários. Nessa perspectiva, poucos meses antes das eleições, o governo busca zerar a fila do programa social.

Se ampliado, o Auxílio Brasil chegará a atender mais de 20 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade econômica. Em julho deste ano, o programa social contemplou 18,1 milhões de brasileiros. 

Confira o calendário de pagamentos de agosto

O pagamento do Auxílio Brasil é creditado pela Caixa Econômica Federal nos últimos dez dias úteis do mês. Apesar disso, no mês de agosto o calendário do benefício foi antecipado, de forma que os benefícios começarão a ser pagos no dia 9, conforme o final do Número de Identificação Social (NIS). Veja as datas de pagamento deste mês:

NIS final:Data de pagamento:
109/08
210/08
311/08
412/08
515/08
616/08
717/08
818/08
919/08
022/08

Vale lembrar que entre os meses de agosto a dezembro de 2022 o valor mínimo do Auxílio Brasil será de R$ 600. Além disso, o auxílio gás também teve um aumento, passando a conceder R$ 120 aos beneficiários do programa.

Saiba como consultar a disponibilidade do Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil é o programa social do governo federal destinado a famílias em situação de vulnerabilidade econômica. Para receber o benefício é preciso estar com os dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único), cumprir os requisitos do programa e aguardar a análise do Ministério da Cidadania. Vale lembrar que o benefício é voltado para famílias em situação de extrema pobreza.

Com a grande quantidade de famílias sendo incluídas no programa no mês de agosto, muitos indivíduos inscritos no CadÚnico estão em dúvida sobre a disponibilidade do benefício. Por conta disso, buscaremos indicar algumas possibilidades de consultar o status do Auxílio Brasil. 

Para as famílias que possuem acesso a internet, é indicado que a situação do benefício seja consultada por meio do aplicativo Auxílio Brasil (disponível para aparelhos Android e iOS). Nesse caso, basta fazer login na conta utilizando o CPF e senha cadastrada, de forma que será possível consultar se o benefício está ativo, saldo da conta, calendário de pagamento e composição das parcelas. 

Além do aplicativo, também é possível esclarecer dúvidas sobre o Auxílio Brasil por ligação. Para isso, os representantes das famílias podem discar o número 111 da Caixa Econômica Federal ou 121 do Ministério da Cidadania. Dessa forma, também é possível conferir todas as informações disponíveis no App. Mais informações sobre o Auxílio Brasil podem ser obtidas no site do Ministério da Cidadania. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.