Auxílio Brasil: Governo intensificará campanha sobre programa

Ordem dentro do Governo Federal é aumentar a campanha em torno dos pagamentos do Auxílio Brasil este ano

O Governo Federal deverá aumentar a campanha em torno dos pagamentos do Auxílio Brasil este ano. Significa que eles passarão a investir ainda mais na publicidade do projeto social. Neste momento, peças publicitárias são preparadas para serem transmitidas em emissoras de rádio e tv a partir de junho de 2022.

O plano é anexar o programa na imagem do presidente Jair Bolsonaro (PL). Hoje, a avaliação dentro do Governo Federal é que boa parte das pessoas ainda gruda a imagem de projetos sociais ao ex-presidente Lula (PT). E isso estaria sendo demonstrado no resultado das últimas pesquisas eleitorais divulgadas ainda nas últimas semanas.

De acordo com o último Datafolha, por exemplo, o presidente Jair Bolsonaro tem mais que o dobro da rejeição de Lula quando se considera apenas os eleitores que estão recebendo o dinheiro do Auxílio Brasil neste momento. Por isso, o Planalto prepara uma rede de publicidade, visando tentar reverter o quadro até as eleições.

Nas propagandas, o Governo Federal terá dois focos. O primeiro deles é a questão do valor do benefício. Quando comparado com o antigo Bolsa Família, o Auxílio Brasil registrou um aumento nos pagamentos. Até outubro do ano passado, os usuários recebiam uma média de R$ 189. Agora, todos recebem, no mínimo, R$ 400 por mês.

O segundo foco será a questão da quantidade de usuários do programa. O número também apresentou um aumento nos últimos meses. Segundo o Ministério da Cidadania, mais de 3,6 milhões de pessoas entraram no benefício entre os meses de janeiro e abril deste ano. Hoje, pouco mais de 18,06 milhões estão dentro da folha de pagamentos. Os números são recordes.

Olho no cartão

Outro ponto que o Governo estuda é a aceleração do processo de entrega dos novos cartões. Os dispositivos foram prometidos para o final do ano passado. Mas até este momento, eles ainda não foram oficialmente entregues.

O plano do Governo Federal é pressionar a Caixa Econômica Federal para que eles entreguem os cartões ao menos para as pouco mais de 3,6 milhões de pessoas que entraram no projeto desde o início deste ano.

Assim, o Planalto acredita que mais pessoas poderiam ter uma noção de que o atual benefício é pago pelo atual Governo Federal. De toda forma, ainda não há uma data exata para a entrega dos cartões do programa.

Auxílio Brasil hoje

Nesta semana, o Governo Federal está seguindo com os pagamentos do Auxílio Brasil. Nesta segunda-feira (25), por exemplo, os repasses estão chegando nos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 6.

Ainda nesta semana, outros grupos deverão receber o benefício. Em todos os casos, os cidadãos terão a opção de movimentar o dinheiro do projeto através do app oficial do Caixa Tem ou mesmo através de saques.

Ao todo, estima-se que pouco mais de 18 milhões de pessoas estejam dentro da folha de pagamentos do Auxílio Brasil neste momento. O Ministério deverá divulgar nas próximas semanas se o número poderá aumentar em maio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.