Auxílio Brasil: CRAS não vai ser responsável pela entrega dos cartões

Governo Federal afirma que a entrega dos cartões do Auxílio Brasil não vai passar pela gerências dos municípios do país

O Governo Federal está seguindo nesta semana com os pagamentos do Auxílio Brasil. De acordo com as informações oficiais, o benefício está chegando em cerca de 17,5 milhões de pessoas neste mês de janeiro. De acordo com as informações oficiais, todo mundo está recebendo pelo menos R$ 400 e isso não deve mudar pelos meses seguintes.

Na última semana, ainda antes do início dos pagamentos de janeiro, o Governo Federal já tinha anunciado que começou a entregar os cartões do benefício. Pelo que se sabe até aqui, a ideia é entregar esses dispositivos apenas para as pessoas que estão entrando no projeto agora. Pelo menos é isso o que se sabe.

Isso quer dizer portanto que os usuários que já faziam parte do programa não irão receber esses cartões. Para estes, segue valendo o dispositivo antigo. De acordo com o Ministério da Cidadania, os dois realizam basicamente as mesmas funções. Então não há motivo aparente para que se realize as trocas para esse público mais antigo.

O Ministério da Cidadania explica que a entrega desses cartões não vai passar pela gerência dos municípios. Essa é uma informação importante porque várias pessoas já estavam procurando as suas Prefeituras municipais para cobrar esses dispositivos. Mas não são eles que são responsáveis por isso.

Então não adianta ir a um Centro de Referência em Assistência Social e pedir pelo cartão. Ainda de acordo com informações do Ministério da Cidadania, quem vai fazer essa entrega é o próprio Governo Federal por meio dos Correios. E não vai ser preciso fazer qualquer tipo de solicitação. Se você foi selecionado em janeiro basta esperar a correspondência na sua casa.

O endereço de entrega

Muita gente ainda tem dúvida sobre a questão do endereço da entrega desses cartões. Mas o fato é que não tem muito mistério. De acordo com o Governo Federal, esses dispositivos serão enviados para o local que você mesmo indicou no Cadúnico.

Para quem se mudou e não atualizou essa informação nesta lista do Governo Federal, a situação é complexa. É preciso fazer essa atualização o quanto antes e torcer para que o Palácio do Planalto envie o cartão só depois dessa mudança nos dados. É uma situação difícil.

O papel dos municípios

Para quem não sabe, os municípios possuem um papel central na questão do Auxílio Brasil. Basicamente eles são os responsáveis pela inscrição das pessoas no Cadúnico. Sabe-se que as prefeituras são a forma de governo mais próxima da população.

Cada cidade possui a sua própria lógica de entrada no Cadúnico. Quem ainda não entrou e precisa entrar, tem que entrar em contato com a Prefeitura. Só o que se sabe é que em todos os casos essa entrada precisa ser presencial.

O Auxílio Brasil

Tomando como base as informações do próprio Ministério da Cidadania, o Governo Federal começou os pagamentos do Auxílio Brasil ainda no último mês de novembro de 2021. Naquele momento, apenas usuários do antigo Bolsa Família podiam receber.

Agora, em sua versão turbinada, o Auxílio Brasil está chegando em cerca de 17,5 milhões de pessoas. Estamos falando portanto de um aumento de 3 milhões em relação ao que se viu no final do ano passado. Ninguém está recebendo menos de R$ 400.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.