Auxílio Brasil: Caixa confirma que fila de espera foi zerada

Nas contas da Caixa Econômica Federal, fila de espera para entrada no Auxílio Brasil foi zerada neste mês de agosto

Com a inclusão de mais de 2,2 milhões de pessoas na folha de pagamentos do Auxílio Brasil, o Governo Federal conseguiu zerar a fila de espera para o benefício em agosto. A informação foi confirmada pela Caixa Econômica Federal, que é o banco responsável pelos repasses do projeto. Ao todo, mais de 20 milhões recebem o saldo neste mês.

“Neste mês de agosto, nós tivemos uma ampliação do público beneficiário do Auxílio Brasil. Então, 2,2 milhões de novas famílias estão entrando no programa. Então, com isso, zera a fila do Cadastro Único”, disse a vice-presidente da Caixa, Tatiana Thomé de Oliveira, em entrevista para o portal Metrópoles ainda nesta semana.

Mesmo que o Governo Federal tenha conseguido zerar a fila de espera para entrada no Auxílio Brasil agora em agosto, o fato é que a lista pode voltar a se formar em setembro. Na mesma declaração, Tatiana Thomé explicou que o programa é fluido, isto é, mais pessoas poderão entrar na fila já nas próximas semanas.

O Governo Federal já vinha indicando que poderia zerar a fila de espera em agosto, mas ainda não confirmava a informação oficialmente. A entrada de mais de 2,2 milhões de pessoas na folha de pagamentos só foi possível por causa da aprovação da chamada PEC dos Benefícios, que liberou mais de R$ 26 bilhões para os repasses este ano.

Embora o Governo Federal garanta que a fila de espera do Auxílio Brasil foi zerada em agosto, os dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apontam para uma outra direção. De acordo com a organização, quase 3 milhões de brasileiros estavam na lista no último mês de abril. Por este prisma, as mais de 2,2 milhões de novas entradas não teria sido suficiente para acabar com a fila.

Processo já aconteceu antes

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que o Governo Federal consegue zerar a fila de espera para entrada no Auxílio Brasil este ano. De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, o procedimento também aconteceu em janeiro.

Na ocasião, o Governo Federal inseriu de uma só vez mais de 3 milhões de pessoas no programa social. De qualquer forma, a fila de espera voltou a se formar já a partir de fevereiro. Tudo por causa da procura pelas vagas, que seguiu sem parar.

A expectativa agora é de que o fenômeno volte a acontecer. Membros do Governo Federal já admitem publicamente que é provável que a lista volte a crescer já a partir do próximo mês de setembro deste ano.

Filas nas capitais

Nas últimas semanas, cidades como Recife, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre registraram filas quilométricas em locais de atendimento de Centros de Referência em Assistência Social.

A maioria das pessoas queria entrar no Cadúnico, justamente para ter uma chance de fazer parte do Auxílio Brasil. Como o procedimento de entrada na lista costuma levar algum tempo, é provável que os nomes só comecem a aparecer na lista dentro de mais algumas semanas.

Neste mês de agosto, o Governo Federal fez os pagamentos do Auxílio Brasil para pouco mais de 20 milhões de pessoas. Trata-se de um recorde no número de usuários do programa, que começou a fazer repasses ainda no último mês de novembro do ano passado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.