O Governo Federal está concluindo oficialmente nesta quinta-feira (23) os pagamentos de 2021 do seu Auxílio Brasil. De acordo com o calendário oficial do programa, desta vez é a hora das pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 0. Eles tradicionalmente são os últimos a receberem todos os meses.
Com isso, o Governo concluiu os seus pagamentos de 2021. De acordo com o Ministério da Cidadania, que é a pasta que responde pelo benefício, algo em torno de 14,5 milhões de pessoas receberam esse dinheiro neste mês de dezembro. Foi basicamente o mesmo número que se viu o primeiro repasse, ainda em novembro.
Com a conclusão dos pagamentos, dá para dizer que todos os usuários do programa receberam o Auxílio Brasil antes do natal, como o Governo Federal estava prometendo que faria. A ideia era que todo mundo recebesse o dinheiro antes das festas natalinas até para poder usar o benefício nesta ocasião.
Em 2021, no entanto, ninguém recebeu o 13º do programa. Nas redes sociais, muita gente relatou que estava esperando por esse pagamento e acabou se decepcionando. Mas o fato é que não era segredo para ninguém que esses valores dobrados não seriam pagos este ano. O próprio Governo vinha confirmando isso.
Dessa forma, os usuários do benefício acabaram recebendo apenas o montante único. De acordo com o Ministério da Cidadania, para este mês de dezembro todo mundo recebeu no mínimo R$ 400. Essa lógica, aliás, deve seguir para os próximos 12 meses de 2022. Pelo menos é isso o que eles estão prometendo.
Quando os repasses voltam
A ideia central do Governo Federal é retomar os pagamentos do Auxílio Brasil já no próximo mês de janeiro. Pelo menos até a publicação desta matéria, eles não tinham definido nenhum tipo de calendário oficial para o próximo ano.
Mas quem fazia parte do antigo Bolsa Família já sabe como isso funciona. O Governo vai reservar os 10 últimos dias úteis do mês de janeiro para fazer esses pagamentos. O mesmo vai acontecer com todos os outros meses do ano.
Quais são as mudanças
Se o valor do programa não vai mudar e o calendário também não, o que de fato vai existir de diferente em 2022? De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, a grande alteração vai ficar mesmo por conta do número de usuários.
Hoje, de acordo com o Ministério da Cidadania, o programa em questão está atendendo cerca de 14,5 milhões de pessoas. Para o ano de 2022, eles devem inserir pouco mais de 2 milhões, o que vai elevar tudo para 17 milhões.
Quem pode receber o Auxílio Brasil?
As regras para o recebimento do Auxílio Brasil não são muito diferentes daquelas que víamos no Bolsa Família. Segue valendo a máxima de que é preciso estar com o cadastro ativo no Cadúnico para poder entrar.
Recebem o Auxílio Brasil todas as pessoas que estão nesta lista e que estejam em situação de extrema-pobreza. Usuários que estão no Cadúnico e se encontram em condição de pobreza também recebem desde que morem com uma gestante ou pelo menos um menor de 21 anos de idade.