Auxílio Brasil: Caixa conclui pagamentos da 1ª parcela nesta semana

De acordo com o calendário oficial do Auxílio Brasil, primeiro pagamento do programa vai ser concluído nesta semana

O Governo Federal deve concluir ainda nesta semana os primeiros pagamentos do Auxílio Brasil. Para quem não sabe, esse é o programa que está substituindo o Bolsa Família já a partir deste mês de novembro. De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 14,5 milhões estão recebendo esse benefício.

E a expectativa é de que todas essas pessoas tenham recebido esse primeiro pagamento até a próxima terça-feira (3). O que se sabe é que os repasses começaram ainda no último dia 17 deste mês e seguiram pelas últimas duas semanas. Neste ponto, sabe-se que falta apenas o pagamentos para dois grupos.

Nesta segunda-feira (29), por exemplo, os repasses estão sendo liberados para o grupo de pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 9. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o dinheiro caiu na conta desses brasileiros desde as primeiras horas desta manhã.

Na terça-feira (30) vai ser a vez daqueles que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 0. A ideia também é liberar o dinheiro desde as primeiras horas da manhã. Vale lembrar que esse é o grupo que fecha os pagamentos do benefício neste mês de novembro. Pelo menos é o que se sabe até aqui.

De acordo com o Ministério da Cidadania, todos os 14,5 milhões de usuários que receberam o dinheiro do Auxílio Brasil neste mês de novembro também receberão a quantia no próximo mês de dezembro. Então eles não irão precisar se preocupar com qualquer tipo de inscrição. É o que se sabe até aqui.

Valores do Auxílio Brasil

Vale lembrar que neste primeiro momento, o Auxílio Brasil ainda não está com os valores turbinados. Esses 14,5 milhões de brasileiros que estão pegando esse dinheiro estão na verdade recebendo uma média de R$ 220.

Isso quer dizer portanto que as pessoas estão pegando algo em torno deste patamar neste mês de novembro. O Ministério da Cidadania lembra que essa média ainda não é turbinada, mas já representa um aumento em relação ao que se via no Bolsa Família até outubro.

Acontece, no entanto, que de acordo com relatos nas redes sociais, muita gente está afirmando que houve uma queda de ganho entre os meses de outubro e novembro. Isso está acontecendo principalmente entre quem estava no Auxílio Emergencial.

Abertura de novas vagas

Até este momento, o que se sabe é que os pagamentos seguirão sendo apenas para quem já fazia parte do Bolsa Família. Mas isso pode mudar desde que o Congresso Nacional aprove a polêmica PEC dos Precatórios.

Para quem não lembra, esse texto já passou pela aprovação da Câmara dos Deputados e agora está em tramitação no Senado Federal. A tendência é que a votação em plenário aconteça ainda nesta semana.

De acordo com informações de bastidores, o Governo está confiante com a ideia de que pode aprovar essa PEC já nesta terça-feira (30). Em tese, isso seria uma confirmação de que o Auxílio vai mesmo pagar montantes mínimos de R$ 400 por pessoa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.