Auxílio Brasil: Bolsonaro sanciona lei que remaneja recursos para o programa

Na noite desta quinta-feira (11), o Presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou a lei que remaneja R$ 9,3 bilhões do Bolsa Família para o Auxílio Brasil. A proposta enviada ao Congresso pelo Executivo havia sido aprovada durante a tarde por deputados e senadores. Além disso, também precisou ser sancionada a lei que cria o Auxílio Brasil.

“Com esta sanção, o estado brasileiro reitera seus esforços para garantir a oferta regular de serviços e programas voltados à população em geral, principalmente àquela mais vulnerável”, disse o Governo Federal, em nota.

O Programa Bolsa Família, criado a 18 anos durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi extinto no dia 10 de novembro de 2021. Segundo especialistas, a aprovação da lei citada anteriormente é necessária para que o governo possa usar o dinheiro do extinto Bolsa Família no novo programa Auxilio Brasil.

De acordo com o governo federal, as principais mudanças do Auxílio Brasil são “centralidade da emancipação das famílias, a simplificação dos benefícios e a introdução de novas modalidades de benefícios, relacionados a esporte, pesquisa, primeira infância e inclusão produtiva rural e urbana”.

Como deve funcionar o pagamento do Auxílio Brasil

De acordo com o Ministério da Cidadania, os pagamentos do Auxílio Brasil terão início na próxima quarta-feira, 17 de novembro. O calendário de pagamento do novo programa do governo federal deve seguir as datas habituais do Bolsa Família. O decreto publicado na última sexta-feira (5) afirma que o novo auxílio terá um reajuste de 17,84%.

Além do reajuste citado anteriormente, o governo federal pretende ampliar o valor mínimo de R$ 400 aos beneficiários do programa entre dezembro de 2021 até o fim de 2022. Contudo, para que essa mudança ocorra de fato, é preciso que a PEC dos Precatórios seja aprovada.

A data estipulada para a ampliação do valor mínimo do programa tem chamado a atenção da oposição, que considera a proposta eleitoreira. Isso ocorre porque o aumento das parcelas pagas aos beneficiários só será ampliada durante o período eleitoral.

Como se cadastrar no novo programa do Governo Federal?

Para participar do novo programa Auxílio Brasil, bem como outros programas sociais do Governo Federal, é necessário estar inscrito no Cadastro Único. Apesar disso, o cadastro não garante que as famílias serão selecionadas para receber o benefício. Para isso é preciso atender todos os requisitos do programa e não existe um prazo estipulado para a concessão do benefício.

Segundo o Ministério da Cidadania, a seleção para o programa social acontece mensalmente e ao ser selecionada, as famílias recebem um comunicado oficial. Portanto, é preciso manter os dados no CadÚnico sempre atualizados.

O ministério responsável pelos projetos sociais do Governo Federal ainda informa que não atualizar os dados cadastrais registrados no CadÚnico por quatro anos pode levar a exclusão do registro e consequentemente o cancelamento do benefício. É possível atualizar os dados em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em postos de atendimento do CadÚnico, bem como do Bolsa Família, atual Auxílio Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.