Auxílio Brasil ainda não caiu na conta. O que fazer nesta situação?

De acordo com o Governo Federal, pagamentos da quinta rodada do Auxílio Brasil foram retomados nesta sexta-feira (18)

O Governo Federal retomou nesta sexta-feira (18) os pagamentos do Auxílio Brasil. De acordo com a Caixa Econômica Federal, o dinheiro do benefício está na conta dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 1 desde as primeiras horas desta manhã.

Entretanto, alguns usuários que fazem parte deste grupo alegam que o dinheiro não caiu ainda. Essas pessoas querem saber o que aconteceu e o que fazer para resolver essa situação. De acordo com o Ministério da Cidadania, isso pode acontecer por causa de uma série de situações específicas de cada usuário.

O que pode ter acontecido

Sua data ainda não chegou

Em alguns momentos, alguns usuários podem se confundir com as datas do programa. Isso pode acontecer sobretudo com os novatos. Nesta sexta-feira (18), apenas quem tem NIS terminado em 1 poderá receber o benefício. Outros grupos recebem apenas a partir da próxima semana. Veja abaixo:

Reprodução: Ministério da Cidadania

Erro no sistema

O próprio Ministério da Cidadania não nega que erros no sistema podem acontecer a todo momento. Então pode ser que a sua conta ainda não esteja atualizada. Por isso, a dica é esperar por, ao menos, 24 horas para ter certeza que tudo não se trata apenas de um erro no envio das informações do Governo.

Você não entrou na folha de pagamentos

É preciso saber que fazer parte do Cadúnico não garante direito automático ao Auxílio Brasil. O cidadão precisa ainda confirmar se ele realmente entrou na folha de pagamentos. Para fazer isso, ele precisa checar os dados do app do próprio programa. Caso você não tenha entrado na folha de março, terá outra chance em abril.

O dinheiro caiu em outra conta

De acordo com relatos de alguns usuários do Auxílio Brasil, é relativamente comum que exista um erro no momento do envio do dinheiro. Então ao invés de o saldo cair no Caixa Tem, ele vai para uma outra conta. O cidadão precisa procurar em todos os lugares antes de entrar com uma reclamação formal.

Não me encaixo em nenhum desses critérios

Se mesmo diante de tudo isso, o cidadão continua acreditando que é vítima de um erro, ele pode entrar em contato com o próprio Ministério da Cidadania. A pasta fornece alguns canais oficiais de contato.

Outra possibilidade é ir pessoalmente até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) na sua cidade. Por lá, o atendente social poderá não só ajudar, como tirar dúvidas sobre os pagamentos do Auxílio Brasil.

Caso o problema tenha relação com a questão da conta, o usuário também poderá tentar resolver isso através de uma visita na Caixa Econômica Federal. O cidadão poderá explicar pessoalmente a sua situação para um atendente.

Quem pode receber o Auxílio Brasil

De acordo com as informações oficiais, as regras de entrada do Auxilio Brasil não mudaram nos últimos meses. O Governo segue com a ideia de inserir no programa apenas as pessoas que fazem parte do Cadúnico.

Além de fazer parte desta lista do Governo Federal, o cidadão precisará também cumprir as exigências de limite de renda. Quem está em situação de extrema-pobreza tem o direito de receber o benefício de forma direta.

Os cidadãos que estão em condição de pobreza também podem receber desde que morem com uma gestante ou ao menos um menor de 21 anos de idade. Segundo o Ministério da Cidadania, todos os usuários do projeto recebem, ao menos, R$ 400 por mês.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.