Autonomia infantil: Como desenvolver da melhor maneira?

Estimular a autonomia infantil é indispensável para garantir um futuro mais promissor para a criança. Para atingir este objetivo, é preciso se atentar à rotina do pequeno e criar uma atmosfera que explore um desenvolvimento mais equilibrado e saudável.

Neste artigo, no entanto, vamos lhe dar uma série de dicas para você começar a pôr em prática hoje mesmo.

Como desenvolver a autonomia infantil

Para desenvolver a autonomia infantil é preciso reconhecer os limites e os horizontes que podem ser explorados pelo seu filho. Isto é, é preciso saber mais sobre a faixa etária do mesmo. Assim você consegue alinhar a rotina de uma forma mais equilibrada e saudável.

Com isso em mente, considere as recomendações abaixo:

1- Não faça aquilo que seu filho consegue fazer só

A gente sabe que o ato de cuidar e mimar quem amamos pode ser muito prazeroso. Porém, em excesso, esse tipo de cuidado pode atrasar a autonomia do seu filho. Por isso, procure observar o que a idade do seu filho já permite que ele faça sozinho e deixe-o fazer. Embora ele possa errar no começo, apenas ajude-o a compreender o melhor caminho e não faça as coisas por ele.

2- Estimule novas ações simples e de acordo com a idade do pequeno

Procure sempre estimular novas ações desafiadoras, mesmo que em um primeiro momento a criança não pareça interessada. Por exemplo, uma criança de quatro anos pode ser convidada para ajudar a limpar o quarto.

No começo, ela pode parecer desinteressada, mas se você auxiliá-lo a enxergar a diversão e os prazeres desse momento, ele poderá se sentir mais instigado a começar, desenvolvendo assim a sua autonomia em cuidar do próprio quarto.

3- Tenha paciência para repetir algumas recomendações

Em alguns momentos você terá que repetir as suas recomendações até que a criança consiga aprender a fazer algo. Um exemplo é o ato de amarrar os cadarços do tênis.

No começo ele terá mais dificuldade e lhe questionará bastante. Porém, exercite a sua paciência para sempre explicar mais uma vez, desde que, obviamente, você perceba o interesse que a criança tem em aprender.

Caso ela questione por “preguiça”, peça-a para que se atente e busque criar uma forma de estimulá-la a fazer sozinha, dando-a a entender como isso é importante para a vida dela.

4- Estimule o seu filho a lidar com as frustrações

Ajude o seu filho a lidar com o “não” e com as frustrações. Auxilie-o no entendimento de que nem tudo é como queremos e, para facilitar, dê exemplos com histórias infantis ou um acontecimento que ocorreu com você. A resiliência é indispensável para desenvolver a autonomia infantil.

5- Explore o que o seu filho tem interesse em conhecer

Seu filho é apaixonado por praia e mar? Então use essa paixão para explorar novas coisas. Ou seja, ajude-o a desenvolver a autonomia ao passar o protetor solar em algumas partes do corpo; ajude-o a conseguir escolher 3 brinquedos para levar até a orla; e assim por diante.

6- Apresente novas experiências de tempos em tempos

Faça com que a criança desenvolva a autonomia infantil a partir de novos contatos com o mundo. Para isso, leve-o para conhecer lugares, entrar em contato com a natureza e experimentar novas atividades de tempos em tempos.

Com isso o seu filho começa a aprender novas coisas e passa a compreender sensações e desejos internos. Logo, melhora a sua capacidade de raciocínio e tomada de decisão.

 

Pratique a autonomia de forma saudável e garanta um futuro mais feliz para o seu filho!

Veja também: Rotina para crianças: Entenda a importância

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.