Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

4.3/5 - (452 votes)

AUTOESCOLAS NÃO serão mais obrigatórias para EMITIR CNH?

Atualmente, está em trâmite no Senado Federal, o Projeto de Lei 6485/2019, que trata do encerramento da obrigatoriedade de frequentar autoescola para emitir a Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A e B. A proposta é de autoria da a senadora Kátia Abreu.

Fim da obrigatoriedade das autoescolas?

Como mencionado, a proposta visa que a autoescola não seja mais obrigatória para tirar a CNH nas categorias A e B. A  proposta tem como finalidade reduzir os custos abusivos aos cidadãos em até 80%, segundo a autora.

Ainda, de acordo com a senadora, em alguns estados brasileiros, o custo para obter o documento chega a mais de R$ 3 mil, sendo que 80% desse valor é embolsado pelas autoescolas, o que deixa a emissão da CNH inviável para muitos brasileiros.

No entanto, é importante lembrar que a proposta continua exigindo a realização da prova teórica e prática. Todavia, aprender sobre direção ficará a critério do interessado, que também poderá aprender a dirigir com parentes, por exemplo.

Instrutores independentes

O texto também cria uma classe de instrutores independentes, sendo eles vinculados ao Detran, é claro. Eles poderão dar aulas particulares às pessoas que queiram aprender a dirigir com um profissional.

No entanto, para se cadastrar como instrutor independente haverá uma série de critérios, como:

  • Ter habilitação na mesma categoria do candidato há pelo menos três anos;
  • Não ter sido penalizado com a suspensão ou cassação da CNH nos últimos cinco anos;
  • Não ter processo em andamento contra si em relação a penalidades de trânsito;
  • Não ter sido condenado nem responder a processo por crime de trânsito.

Por fim, com relação a movimentação da proposta, entrará em análise na Comissão de Constituição e Justiça para verificação dos aspectos legais, jurídicos e constitucionais, e caso aprovada, seguirá para votação na Câmara dos Deputados.

E quando as autoescolas vão deixar de ser obrigatórias?

Neste momento, é importante destacar que a medida ainda é um Projeto de Lei. Sendo assim, para que entre em vigor, será necessário sofrer aprovação nas duas casas do Congresso Nacional, sendo elas no Senado e na Câmara dos Deputados.

Atualmente, a medida voltou a ser discutida no Senado, em que, caso receba o aval dos senadores, vai para a aprovação dos deputados na Câmara. Dessa forma, com a validação dos parlamentares o texto é enviado para sanção do presidente da República para que, enfim, comece a valer.

CNH tem novo modelo

Os brasileiros que desejam tirar ou renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir de junho deste ano terão acesso ao novo modelo do documento. A princípio, a atualização foi autorizada no ano passado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Antes de mais nada, é importante esclarecer que o novo documento está sendo de forma gradual e pode se emitir tanto em formato físico quanto digital. De acordo com o Contran, a expedição do documento vai se realizar prioritariamente aos condutores que se enquadrarem em um dos seguintes casos:

  • Primeiramente, tiver permissão para dirigir nas categorias “A”, “B” ou “A e B”, com validade de um ano;
  • Substituição sua permissão pelo documento definitivo;
  • Adicionar uma nova categoria;
  • For solicitar segunda via da CNH;
  • Tiver passado por reabilitação;
  • Precisar alterar um dos dados impressos;
  • Por fim, precisar substituir a habilitação estrangeira.
4.3/5 - (452 votes)

Veja o que é sucesso na Internet:

425 Comentários
  1. Erick Diz

    Espero que seja aprovado pq aqui no Brasil ave Maria só misericordia!!. A gente tem que trabalhar um mês inteiro e o dinheiro que recebemos é pouco tudo vai pra auto escola e olhe lá. E em casa faltando as coisas, muitas pessoas não tem condições pra tira CNH. A real é!
    Tem que ser aprovado SIIMM!!

  2. Maheby Lisbôa Diz

    Eu acho o certo sou instrutora de auto escola , e é um absurdo o que os donos de auto escola cobram se reprovam em exames , um valor que cada auto escola coloca o aluno já paga as taxas e ainda tem que pagar outros valores pata a auto escola , outra coisa passou de 6 meses todas auto escola cobra rematrícula um absurdo , se pelo Detran tem um ano para tirar a CNH. Na verdade quem faz o aluno aprender a dirigir é o instrutor e quem ganha dinheiro é a auto escola, acho que o Detran deveria rever esses conceitos, muitos instrutores estão desistindo da profissão por isso .

  3. André Diz

    Bom dia,
    Realmente está muito caro tirar uma CNH no Brasil, na época q tirei a minha, em 2002 paguei 280,00 reais, e o ideal seria baixar o valor e melhorar a forma de avaliação, pois, observando a quantidade dos condutores q vemos se todos apena pudessem pagar pela CNH, o trânsito travaria de tantos (ruins de roda).
    Não digo aumentar a dificuldade mas sim MELHORAR A AVALIAÇÃO pq acredito q uma pessoa minimamente inteligente consegui fazer todo o processo sem problemas.
    E se for o caso, repetir o processo até,
    #passar em todas as etapas;
    #não conseguir pagar mais;
    #se formar instrutor de tanto q fez as provas;
    #ou passas em todas as etapas e começar a conduzir um veículo com habilidade e responsabilidade q é o correto pois é p isso q o processo deve existir, se fornecendo um documento q comprova HABILIDADE sem ela, sequer, existir em uma pessoa.

  4. Antônio Rodrigues de Oliveira Diz

    Boa noite concordo plenamente,pois acho uma absurdo os preços que são cobrados pelas auto escola , além disso temos que fazer provas disso e daquilo acaba ficando muito alto o custo espero que seja aprovado o mais rápido possível

  5. Leandro Diz

    Só de ler os comentários tenho medo da aprovação dessa lei, o trânsito no Brasil é o que mais mata no mundo. Pela ignorância dos seus motoristas e a falta da qualidade no ensino, aqui a maioria procura o jeitinho brasileiro. Só para constar para os críticos, quem faz avaliação final do aluno é o Detran e não a auto escola, o cara que entra no carro da auto escola com uma prancheta é um funcionário público, chamado de examinador. O problema no Brasil, nunca foram as autos escolas e sim o sistema. DETRAN era controlado pelo polícia civil e era esquema em cima de esquema, o Estado tomou conta através dos diretores concursados e os esquemas continuam iguais ou piores.
    Finalizo dizendo, essa lei irá piorar o trânsito no Brasil! Mas uma vez o paliativo irá punir alguém, e não tratará o problema.

  6. Idavina Diz

    É um preço altíssimo que pagamos,sem dizer a demora de quase um ano todo processo isso é um absurdo.

  7. Edu Mota Diz

    Eu sou a favor do projeto sim e tb da liberação de fazer auto escola em qualquer cidade e estado que desejar e for mais barato, uma vez que isso é proibido, acho o cumulo ter que pagar 3 mil na minha cidade sendo que na cidade vizinha custa 900,00 e nao poder fazer la pois a lei proibi, acabando a obrigatoriedade quem sabe donos de auto escola deixem de ser GANANCIOSOS.

  8. Souza Diz

    Vi um comentário aí dizendo que muita pessoas iriam perder o emprego nada disso o Detran vai cadastrar o profissional para dar aulas só não vai ter mais auto escolas sou motorista categoria e acho isso muito bom pelo menos os alunos teram um bom profissional para ensinar principalmente se for esses motoristas que tem uma vasta experiência principalmente os da categorias profissional

  9. madalena Diz

    tomara que aprove essa lei é muita robalheira e muitas vezes por nada somos reprovados.
    eu fiz provas 5 vezes mas não é fácil passar.
    fora que os preços …um assalto. eu tenho noção pra dirigir essa lei vai ajudar muita gente principalmente donas de casa com filhos.

  10. Edmilson Diz

    É uma máfia esse esquema pois é necessário apenas um espaço público para um cidadão habilitado possa ensinar um aprendiz de sua confiança pois tudo que é obrigatório não é o caminho para formação de um motorista quem decide é o teste Detran e a máfia das auto escola ganho de dinheiro fácil durou muito esse abuso…

  11. Suzana Rosa Borges Diz

    Graças a Deus 🙏vcs pensaram em pessoas pobres que precisam da CNH e não tem condições de tirar. Parabéns!!!
    Como faço pra conseguir a minha?

  12. Lane Diz

    Os donos de auto escola podem acalmar vossos corações. Isso é só projetinho de período eleitoral.
    A máfia é grande e sabemos quem leva parte desse dinheiro.
    Tem uma cidade do ABC em São Paulo, que ninguém consegue a CNH se não for pagando o dobro do valor da carta, que é quase 3.000 reais, ou seja, nesta cidade com menos de 5.000 vc não tem uma CNH categoria A e B. Minha sobrinha que começou a tirar agora pagou 2.400 porque foi a vista. Mas já avisaram, melhor comprar porque na raça não vai conseguir. Ja tá juntando os outros 2.400.

  13. Adilson Cezar Monteiro Diz

    minha esposa, fazia todo trajeto perfeito e por 3 vezes foi reprovada por estacionar pouco maus longe da calçada ou encostar na baliza,desistiu pelo alto custo, e teria começar de novo.

  14. Suely Diz

    O preço da CNH hoje também esbarra nas exigências do Detran para se manter as autoescolas, e ainda há que se pensar também em tantos funcionários que perderão seus empregos e na segurança na aprendizagem que atualmente e feita por um profissional devidamente qualificadobe credenciado e em um veículo adequado com toda segurança

  15. Adriano Marcondes Diz

    O problema está nas autos escolas sim , moro na cidade de macatuba SP e aqui só tem uma auto escola , e o preço está abusivo sim 2.900.00 avista fora os exames médicos , sendo q na cidade de bauru tem auto escola lá formando motorista a 1.700.00 , tem auto escola cobrando um absurdo sim , tomara q aprova esse projeto logo ainda.

  16. André Diz

    Tudo aí modo d ganhar dinheiro uns deste aqui ñ Bahia instrutor 2.800,000 que não ate analfa e unstrutor e padrão mamando

  17. Laura Orlandino Diz

    Eu concordo plenamente, o meu neto foi reprovado duas vezes:
    1a. tinha uma placa que sinalizando PARE, e o instrutor falou pra ele continuar, e o meu Beto continuou, aí ele foi reprovado, ele sem perceber a maldade do instrutor ele continuou.
    A 2a. vez foi na BALIZA, ele fez no tempo normal e o instrutor falou que ele demorou fazendo a baliza, e reprovou novamente. Tivemos que pagar R$1.200,00, pra ele ser aprovado, isso pra mim, é um assalto. Quando alguém se propõe abrir uma empresa, ela sabe os gastos que terá, tudo se paga, nada é gratuito, se vc compra um produto, não diz respeito a ninguém, isso não é
    motivo para as empresas te explorem.

  18. Sergio Antonio de Alencar Diz

    Já fui dono de auto escola e o que tenho a dizer é o seguinte: Acham que o dono da auto escola vai enfiar 3.000,00 no bolso de cada aluno e sair sorrindo ? Claro que não. Quem fez comentários aqui não sabe nem 1% dos custos que uma auto escola tem pra poder atender os alunos, além das exigências absurdas dos Detrans. À começar pelo ponto comercial, instalações adequadas com televisores, dvds, cadeiras, mesas, enfim, todo o custo de instalações; aluguel do prédio (caríssimo) devido ao tamanho da auto escola; taxas que a gente recolhe em banco para marcar exames dos alunos; exame médico e psicotécnico que não é pago para a auto escola e sim para a clínica; salários dos instrutores (determinados por sindicatos) para dar as aulas teóricas e práticas; salários de dois diretores de ensino (obrigatórios pelo Denatran); combustível (caríssimo) para dar as aulas práticas mínimas obrigatórias; impostos que tem que pagar por aluno para o governo; investimento em carros novos (caros), licenciamento anual; seguro dos carros; manutenção dos carros (pneus, freios, embreagem, possíveis quebras) obs: aluno judia muito do carro e mesmo sendo novo ele quebra sim, então tem que fazer manutenção constante; recolhimento de benefícios trabalhistas dos empregados, sejam balconistas ou instrutores, como INSS, FGTS, imposto sindical, etc; enfim, são tantas despesas, que se formos por na ponta do lápis, não sobra nem 300,00 por aluno de lucro líquido para o dono da auto escola, ou seja, apenas 10% do valor cobrado, isso se sobrar. Imagina quantos alunos a auto escola precisa ter pra que o dono ganhe dinheiro realmente ? Houve muitos e muitos meses, talvez anos, que meus funcionários ganharam mais do que eu que era dono da auto escola. Seus salários eu tinha que pagar em dia, meus impostos, mecânico, posto de gasolina, taxas, casa de auto peças e muitas vezes no fim do mês não sobrava nada pra mim. Então, só estão pensando no lado do aluno e não no lado da empresa. Acho que, acabando as auto escolas, além de deixar milhares de desempregados dessa área em todo Brasil, pessoas irão tentar aprender por conta própria com o pai, o irmão, um amigo, que com certeza não irão ensinar corretamente e, mesmo que passem no exame de volante, não serão bons motoristas. Se hoje já temos milhares de mortes no trânsito, com certeza esse número irá aumentar muito mais. Mas infelizmente, pra ganhar votos, os políticos sempre fazem aquilo que o povo pede, muitas vezes sem medir as consequências. E elas serão desastrosas, com certeza.

  19. Alfredo Diz

    Se a maioria dos condutores mesmo passando por auto escolas dirigem pessimamente, imaginem ser habilitado sem passar por uma auto escola

  20. Cristiane Diz

    Sim é um absurdo de 40 alunos só dois foram aprovados,e ainda o estrudor fala que infelizmente vai ter que reprovar só passa no quebra

  21. Paulo tracante Diz

    Sou do tempo que não existia auto escola vc fazia os teste diretamente no palácio da polícia só pagava algumas taxas e já saía com a carteira e ela valia para 20 anos hoje em dia com essas auto escola virou um comércio de ouro e eriquecimento fácil para quem é dono vamos acabar com essa farra com o nosso dinheiro

  22. adenicelana@gmail.com Diz

    E difícil pois frequentei todas as aulas na auto escola corretamente na hora da prova da bendita prova eu não consegui eu acho um absurdo tudo que eu estudei nada caiu na prova deveria ser da seguinte maneira quem tem capacidade de aprender na rua tudo que é praticado talvez não teria tanto reprovação nas provas porque é fato tudo que você estuda quase nada coloca em prática

  23. Ricardo Diz

    É muito caro mesmo acho que uns 1000 pra A e uns 1500 pra carro tava ótimo, ou se o governo parcelas-se em varias vezes ajudava de mais

  24. Cristina Diz

    Se os instrutores e donos de auto escola estão se doendo deveriam mudar de profissão né eu msm tentei tirar duas vezes e não consegui dar andamento pois não tinha condições de arcar com as despesas de ir até o local das aulas práticas é sim um valor muito alto abusivo reprovas então!desnessarias um valor tão alto principalmente quando se trata de pessoas que tem um psicológico mais lento ou alguma dificuldade pra absorver tudo.

  25. Worcleiton Diz

    O problema não está na auto escola mais sim nas reprovação por coisas banais no exame final acho que essas reprovação acaba sendo de propósito para ganhar mais dinheiro tinha que investigar

  26. José Diz

    Quando tirei minha CNH, não havia “esquemas” para reprovar o aluno.
    Se realizasse o exame de acordo, era aprovado se reprovasse repetia.
    Fiz o exame para categoria “C” direto. Passei, peguei minha CNH. E pude trabalhar.
    Nunca provoquei acidente sempre respeitei a sinalização e as regras de trânsito.
    Sou a favor, de que a exemplo de alguns países, a educação sobre o trânsito, seja disciplina na escola, desde o primeiro ano.
    E que o aluno, que passar em todos os exames tenha sua CNH, ao completar o ensino médio.

  27. Gabriel. Diz

    Aos meus sinceros conhecimento quem acha que auto escola cobra caro e que não entente respeito a opinião aleia mas antes procure entender melhor o que está sendo caro temos obrigatoriedade de dar 40 aulas em carro com menos de ouro anos de uso instrutor registrado e tonta coisa que não sei aonde vcs tiram que auto escola cobra de mais acho que tem que subir ainda acho até barato de mais pois investimos fizemos curso e aliás pra só manter de portas aberta hoje o custo e muito auto só sabe e entende o que falo quem está no ramo demais gente que não sabe o que fala

  28. Anilton Diz

    No meu ver pra que frequentar auto escola se é no dia a dia que você aprende a dirigir eu acho que a aula prática é prioridade assim fica mais fácil aprender a dirigir na rua e nas rodovias.tudo que se aprende nas escolas ninguém coloca na prática.

  29. Ana Luiza Diz

    Queria saber que pesquisa o senhor fez para dizer que pobres tem iPhone 13. Acorda! Estamos no Brasil em que muita gente não consegue nem comprar carne e arroz direito.

    Para tirar a carta precisa desembolsar mais de 3000 e sem quebra dificilmente passa. É abusivo sim.

    A auto escola APENAS não será obrigatória, quem quiser e tiver condições fará.

    Hipocrisia é não ver a merda que a situação do país está e achar que todo pobre tem dinheiro para tirar a CNH, algo que deveria ser o mínimo de todo cidadão.

  30. Roberto Pinheiro Diz

    Acredito que ainda hoje se faz necessário a utilização da auto escola para o exercício de direção. Apesar dos abusos ao qual estamos submetidos pelas mesmas, abusos esses como aluguel de carro, aulas extras, dudas e etc, tudo sem órgão com competência para definir valores que podemos pagar. Ainda estamos sujeitos aos famosos jeitinhos para aprovação. Precisamos de seriedade para sermos seletivos em nossa avaliação.

  31. Roberto Pinheiro Diz

    Acredito que à auto escola ainda seja a melhor maneira de se aprender a conduzir um veículo, haja vista que às taxas cobradas por elas, são de certa forma são abusivas. Deveria sim haver um órgão fiscalizador que tabelasse os valores das aulas, do aluguel dos carros e principalmente dos dudas que pagamos ao Detran, ainda se faz necessário um profissional para colocar nas ruas motoristas e não criminosos, pois o automóvel é uma arma perigosa para quem não sabe manusear.

  32. Calisto Ramadaner Diz

    Exatamente, é muita despesa para nada, reprovou não tem segunda chance na hora com o instrutor, em alguns números do exame, tipo “baliza “até que cheguei a pensar de ma fe, custa dar segunda chance na hora,eu já dirijo ha 15 anos, mais so porque,atropelei a baliza me reprovou!!! Dai vêm os pagamentos…..

  33. Leidiane Diz

    O meu sonho é ter uma CNH,mas não tenho condições de pagar um valor absurdo pra alto escola, poderia ter mais facilidade de tirar uma CNH, porq maioria não tem

  34. JAIME G GOUVEIA Diz

    Hoje o cidadão paga muito em Auto Escola, pela obrigação de compras no mínimo 15 aulas. Os profissionais vão continuar a ensinar, mais os alunos, poderão aprender por algum familiar, ou na auto escola. Teoria quem vai ensinar são as Auto Escola. É bom termos liberdade e conseguir, economizar o máximo possível.

  35. Xavier Diz

    Quando aprendi dirigir, a auto escola que me ajudou dar os passos de maneira certa! Deve trabalhar para incentivar elas ter mais tempo de ensino, como: legislação, manutenção mecânica, elétrica e eletrônica do veículo, o conhecimento do veículo que deseja adquirir existente no país como; O que significa um carro, 4×2,4×4, qual sua finalidade, o que é um carro para trabalhar como as Picapes, etc…., E mais informações sobre o respeito no trânsito, transporte de crianças, transporte de um idoso,. Cuidados de segurança, como: segurar com as duas mãos o volante do veículo enquanto no trânsito, parar o veículo para chamada emergencial de celulares, importância de pneus, novos , calibrados, com cambagem e alinhamento de direção. Principalmente criar multas sérias a embriaguez no volante , não dirigir, com sono ou sob efeitos colaterais de remédios para não dormir no volante! Dirigir apenas quem sabe ler, (afinal, a CNH é uma profissão), ( As AUTO-ESCOLAS PARA MIM AINDA É A MELHOR ESCOLA) Temos de ter consciência de que não se trata apenas (DE SE TIRAR UMA HABILITAÇÃO; MAS VALORES, VIDAS, EVITAR TRAJEDIAS E VIOLÊNCIA NO TRANSITO), auto custo nós hospitais gastos e poderá ser economizado, trabalho para a polícia que poderá ser poupado, guinchos, e principalmente covas nós Cemiterios que não precisarão ser abertas ….

  36. Lili Diz

    Aprendi a dirigir praticando com eu marido. Nunca bati, nunca causei nenhum tipo de acidente. Ao contrário de 2 amigas que fizeram habilitação numa das melhores escolas, com notas altas e todas as vezes que dirigiu bateu os carros.
    A realidade é que direção é prática, não adianta tanta aula básica e pegar o trânsito caótico do nosso país.
    A lei precisa de ajustes referentes aos valores de taxas governamentais que são absurdos. Só a autorização é mais de 200 reais fora todo restos.

  37. Marcos Diz

    Eu concordo que as auto escola realmente cobram caro sim. Mais o pior e na prova final, eu acho ridículo ter que fazer essa tal prova, pois se vc não passar paga um valor absurdo pelo reexame. E o que reprova mais e o nervosismo.

  38. Eduardo Rusenhack Diz

    A e B, tive um atraso pessoal de 6 meses para começar nas aulas teóricas e práticas; concluí com boa colocação; pois, dirijo ocasionalmente, passeio e caminhão. Na prova final para carro; no percurso o fiscal mandou parar e reprovou. Motivo: (eu estava duro nesse dia $$$); faltava 8 dias p vencer. Não consegui recorrer e perdi os 2 investimentos. São dois fiscais contra 1 ao volante, é a palavra de 2 contra um.

  39. Rony Miranda Diz

    Acredito quê não tem necessidade de acabar com auto escolas e sim com as taxas abusivas nos Detran e regras absurdas a ser cumpridas isso sim é que tem que acabar!

  40. Fátima Diz

    Tem que tira mesmo é um absurdo de caro meu filho pagou 3000reais e ainda reprovaram por bobagem, esse senadora está de parabéns pela conduta de tira essa gente ladrona, 👏👏👏

  41. Vanduir Diz

    Acho muito bom ! seria melhor pagar esses valores para aprender a dirigir e sobre as leis de trânsito, mais ao final das aulas ter o direito a abilitaçao .si bem que a pessoas que não sabem ler e são ótimos motoristas.

  42. Claudio Diz

    Realmente é um absurdo essa covardia doa proveitadores que faturam milho com esse regulamento arcaico para tirar a carteira de motorista, tomara que esse projeto prospere

  43. Roniel Nonato Sousa Silva Diz

    O bom de VC tira a habilitação, e só porque se VC atropela alguém ..o risco de VC ser preso e menor kkkk.. e outra se VC também bate …geralmente quem se lasca mais e quem não e habilitado e também além do prejuízo ainda pode acabar sem seu veiculo…

  44. Marcos Diz

    Nosso trânsito já é difícil assim imagina sem uma qualificação inicial para os novos motoristas.
    Particularmente eu não sabia nem ligar o carro, foi em uma autoescola que aprendi o que precisava para dirigir, sou favor em manter.

  45. Manoel Diz

    Primeiro tem que acabar com a corrupção no Detran

  46. Márcio Diz

    Não fiz aulas para tirar minha CNH nos anos 80. Artigo 17 se não me engano. Leva um carro de um conhecido habilitado já a dois anos e colocava uma faixa de aprendiz em aula no carro e dentro de ym certo horário podia aprender em áreas não residenciais.
    No dia da prova o dono do veículo sai do carro a prova começa com dois fiscais do detran. Show!

  47. Adão Diz

    Muito bom …so se paga é nem aprende a dirigir ….ao invés de extinguir poderia abaixa os preços que ia ver se teria tantas autos escolas assim

  48. Hérica Diz

    Pois!tem os prós e os contra.mais esses valores de auto escola, são abusivos.eu tô tentando tirar a minha, já faz um tmp,o dinheiro nunca sobra,e quando eu vou ver, já está mais caro. Aqui poderia ser igual ao EU da América.onde é feito quando o aluno entra no ensino médio. Vamos ver no que vai dá.

  49. Talita Diz

    Scheila todo negócio tem seus custos, se todos aqui forem reclamar… Mas ficar 45 aulas sendo a maioria sem conteúdo você acha certo, precisa ser revisto isso , antigamente não tínhamos esta exigência do Detran, tenho 55 anos, fiz 10 aulas práticas na auto escola em 1988, fiz a prova, fui aprovada, tranquilo, isso dá para aceitar , mas do jeito que ficou, com exigências absurdas para a autoescola e para os alunos, precisa ser revisto, nós povo estamos querendo.

  50. Talita Diz

    Tem que rever a prova também, é ridícula a forma que as provas são conduzidas, erros que o indivíduo não cometeu e é reprovado, se pontua os erros e não os acertos como deveria ser uma prova, a pressão é grande, fico pensando que se o candidato combinar um suborno não passaria de primeira, porque terá que pagar novamente o Duda e a autoescola, isso também deveria ser revisto, queremos um país mais justo para o povo ou não?

  51. Henrique Diz

    Eu comecei a dirigir aos doze anos, carro de meu pai, aos 15 anos comprei uma moto… Nunca infringi as leis de trânsito, exceto por não ter CNH, aos 21 anos fiz a matrícula, era 5 dias de curso teórico, exames médicos, psicológico, etc… Era 15 aulas práticas para cada categoria,…. Tudo isso foi menos de um mês, eu tinha pago a VISTA, queria o mais rápido possível, Mas a autoescola Marcou meu exame para 4 meses depois, a minha turma que eram 20 alunos, apenas 3 ou 5, coisa assim, passaram no primeiro exame prático, dizia que estavam sempre lotados as vagas, para exames, e iria prolongando as datas, Passei nos primeiro exames de A e B, e com menos de 30 dias já estava com a CNH… Levou 7 meses o total, 5 meses perdido! Quem reprovava, tinha que pagar mais 2 aulas extras e a tal reprova para remarcarem… Só sei que a felicidade da autoescola era o aluno reprovar!

    As coisa que o instrutor me ensinou, foi ajustar os retrovisores, e o banco, mas depois descobri que era porque cada aluno tinha uma altura diferente, com o carro próprio não tem essas frescuras… Na baliza, eu nunca olhava nos retrovisor, Eu colocava o braço no banco do carona, e olhava pra trás, também não dava aquela paradinha, para jogar tudo o volante pra outro lado, aí dizia que tem que estar com as duas mãos no volante, mas enfim… Fiz como ele mandou, Até hoje estaciono do meu jeito, kkkk, nunca causei um acidente, “exceto os que entraram na minha frente sem da ceta”! nem de carro e nem de moto, faço viagens em qualquer lugar do país… Nunca tive problemas.

  52. Romanos cunnha Diz

    Essa senadora. Faz. Bem. Até que enfim alguém resolveu socorrer os. Pessoal das falcatruas. De muitas auto escola, eu. Passei. Por. Muita. Pilantragem roubo, tirei. Uma carta. D algum tempo depois. Fui renovar a. Carteira. E a auto. Escola jumbo não tinha. Registrado. No. Detran denatran sem saber. O Até. Se passava. Acabaram. Me. Dando uma. Carteira. B depois de. Tanto me. Roubarem. Assim. Como. Muitos. Que. Foram roubado faz. Aulas. Para. D. Depois eles. Te. Dão uma. Carteira. B auto escola. Jumbo da. AV. Sapopemba.

  53. Kayke gabriel Diz

    Em minha opnião nao deviam tirar as auto escola e sim aprimoralas e tambem diminuir a idade pra poder conseguir tirar sua cnh deviam tbm e dimunuir os custos ou entao ter auto escolas particular como diz no post mais pramin o mais emportante agora e reduzir a idade para poder fazer o processo pois so o brasil quem faz o processo com 18 pais atrasado enquanto os outros estao adiantados em quase tudo

  54. Henrique Diz

    No meu ponto de vista alto escola e pra quem não saber dirigir eu gostei da iniciativa agora sim tenho condições de tirar a minha

  55. Daiana Diz

    Ninguém reclamando das Texas do detran ne ?!
    Se com as auto escola vcs são sem educação ,imagina a moda la vai bangu.
    Reclamem do preço da gasolina ,os carros e motos não são movidos a água.
    Antes de falar besteira de um pesquisada ,a boca não foi feita pra defecar.

  56. José Carlos Martins Tinoco da Silva Diz

    EXCELENTE ABORDAGEM TRAZENDO PARA SI, KÁTIA ABREU, A RESPONSABILIDADE EM DEFENDER A QUEBRA DA HEGEMONIA DA “BURROCRACIA” POIS SE É ESCOLA, TEM DE HAVER GESTÃO PÚBLICA TAMBÉM RESPEITADAS TODAS EXIGÊNCIAS NECESSÁRIAS, EXALTANDO SIM A COMPETÊNCIA INDIVIDUAL

  57. Ana Cláudia Oliveira Diz

    Acho de extrema importância ter aulas teórica e o prática ckm um estrutura da auto escola, sei que o custo realmente é absurdo, mas pra quem não tem noção alguma é fir pagar por fora, acredito que vai sair mais caro, e como tira as dúvidas das provas. Se tem muitos sendo reprovado realizado as aulas imagino sem elas. Qu e m irá lucra com gudo isso vai ser o Detran.

  58. Eliane Diz

    Tem um Grande problema ai. Imaginem uma pessoa aprendendo num carro particular. Como os outros motoristas vão saber que há um aprendiz ali?
    E outra, pra ensinar a dirigir, tem que ter prática, pois os instrutores são licenciados não é a toa. Só os instrutores sabem o que os aprendizes são capazes de fazer quando encontram-se numa situaçao inusitada. Uma hora tá dirigindo direitinho…. do nada, troca o acelerador pelo freio…..isso foi só um exemplo….

  59. Alessandra Diz

    Eu acho necessário as auto escola, mais deverua ser mais barato para tirar uma CNH, Pq imagina a Pessoa não conhecer sinalização, é nem saber dirigir corretamente, viraria um caus total,deveria ter aulas com menos imposto,e provas com mais aprovação, não interece de arrecadação, Pq é isso que virou …muito dinheiro, e pouca preocupação com os alunos..

  60. Kelly Diz

    As auto escola são importante no processo pois dão orientações aos alunos,constituem de profissionais capacitados e claro gente!! Tem que ter autorização do Detran,tem que ter cursos q são caros,e outra são avaliados pelo órgão competente,Detran sendo assim avaliados,capacitados, poderão instruir os novos habilitados.

  61. Evódio Diz

    Acho muito justo acabar com a obrigatoriedade de frequentar a auto escola não só pelo valor pago, mais também por muito tempo perdido, pois não é justo fazer com quem já domina ou tem outra forma de aprender ser obrigado a frequentar as aulas, pois já não existe a prova, então para que a obrigatoriedade de assistir às aulas . Até porque as auto escolas não ensinam a dirigir, simplesmente treinam o candidato até a exaustão simplesmente para passar no exame.

  62. Marcos Barbosa da Silva Neto Diz

    Pra mim uma das melhores notícias do ano, não sei como nunca ninguém tinha tomado uma atitude dessas,de acabar com essa extorsão da parte das autos escola,eu por exemplo sempre quis ter minha habilitação e nunca consegui tirar por causa dos preços abusivos,e isso é uma realidade na vida de milhões de brasileiros, agora eu com quarenta anos espero que isso vire lei pra quê eu finalmente posso tirar minha habilitação.
    Sem falar nós milhares de emprego que seram gerados em uma nova atividade de instrutores particular que concerteza vai sai mais barato pro cidadão,serão muito mais oportunidades de trabalho do que as autos escolas podem oferecer, tô na torcida pra vira lei.

  63. Daniel Diz

    Tirei carteira nos Estados Unidos em 1997. Custou 11 dólares de taxa. Sem auto escola. Exame de vista foi feito no guichê do próprio Detran deles. E ainda me deram um livreto pra estudar pra prova teórica. Prova prática fiz com o carro de um amigo. Aí fica a pergunta : a educação no trânsito do EUA é pior por causa disso? O americano por acaso é mais inteligente que o brasileiro? O respeito às leis de trânsito vem das auto-escolas ou da rigidez nas penalidades e multas?
    Auto escola obrigatória é apenas uma reserva de mercado que cria um setor inteiro para viver da burocracia (despachantes, atravessadores e flanelinhas de todo o tipo) Eu quero ensinar meus filhos a dirigirem e tenho plenas condições de fazer isso, tão bem quanto qualquer auto-escola. Não preciso do estado me obrigando a fazer isso com terceiros. Quem quiser contratar um professor particular ou auto escola. Fique a vontade. Mas não me obrigue a fazer o que não quero. Muito menos pagar pra uma auto escola qualquer fingir que eu fui nas aulas (e tem muita fraude disso por aí).

  64. Alexsander junio da silva Diz

    E um abisurdo concordo com o senado fui reprovado 2 vezes é por motivos bobos e gastamos um custo bem alto isso precisa mudar

  65. Izilda Diz

    Um absurdo cobrar 1700 reais na auto escola,pra tirar carteira de carro e depois ter que pagar novamente todos os exames no Detran. Quem inventou isso não tem dó das pessoas,e mais as psicólogas ficam reprovando as pessoas as carteiras acaba saindo mais de três mil ,são umas leis feita pra ganhar dinheiro em cima das pessoas. Um absurdo

  66. Stealz Diz

    Concordo totalmente com a criação dessa lei e acredito que as auto escolas cobram um preço absurdo para retirar a CNH. Aqui na minha cidade eu paguei mais de R$2000,00 para retirar a carteira e ainda tive que contar com a falta de interesse do instrutor da auto escola para me ensinar. Ademais, você ainda tem que pagar um valor absurdo caso reprove na prova teórica ou prática. Só as pessoas que têm muito dinheiro apoiam que a auto escola continue sendo obrigatória com a explicação de que elas “ensinam” os alunos. Se auto escola fosse tão boa assim não teríamos tantos acidentes de trânsito de habilitados não é mesmo? e o que eu percebo é que as autoescolas não ensinam nada, a maioria das pessoas que fazem ela já sabem dirigir e só vão lá porque é obrigatório para tirar CNH, caso contrário elas treinavam com algum familiar e já iriam direto fazer a prova. E para se preparar para a prova teórica tem muito conteúdo online de forma 100% gratuita para as pessoas estudarem. Vamos acabar com essa máfia!

  67. Emerson Diz

    Tomara que acabe mesmo agora meus filhos do tio Vão tudo tirar carteira porque até hoje eles dirigem sem carteira e nunca tive um acidente todas as horas de trânsito Deus o livre um dele sair sem o pisca Sem eu pesquisar do carro funcionando

  68. Eli sousa Diz

    Não concordo em acabar c auto escola , pois onde vai parar , cel m essa galerinha q sai dirigindo de qualquer jeito, acho q tem q dar um basta no preço abusivo, mais fiscalização, mais aulas só isso, também achei um absurdo esse valor , mas tem q obrigar sim o povo a aprender a dirigir , galera q compra carteira sai aí matando as pessoas ,

  69. Claudionor Rosário Oliveira Diz

    Fico inquieto com o fim das autoescolas, único lugar no Brasil, onde se escuta falar em educação no trânsito e comportamento seguro de cada usuário!! Porém , o que precisa mudar são alguns profissionais incapazes de promover o seu objetivo. A deputada deveria se preocupar com as taxas abusivas do Detran e clínicas credenciadas, e com o desempenho, e também tornar mais difícil o exame teórico e prático , pois dirigir não é para qualquer. Enfim o veículo é uma arma, viu deputada do além

  70. Andréia Santos Diz

    Para quem não lembra a uns 25 , 30 anos as auto-escolas não eram obrigatorias, o futuro motorista marcava o teste de direção direto no Detran, levavam alguém de confiança que já tinham um certo tempo de habilitação.

  71. José Wosley Farias Silva Diz

    Projeto de Lei excelente!! Os Detrans já são preparados para executar essa demanda!!

  72. Santos Diz

    Os condutores ruins como dizem aos comentários aí acima só tem por causa da corrupção que existe nos exames de direção. E infelizmente a maioria dos alunos já vão pra auto escola querendo fazer só as 20 aulas onde vc realmente não aprende nada direito. Depois querem fazer exame e facilitar a habilitação. Por isso temos aí 70% de motoristas que mal sabem usar a seta e ainda mais respeitar as regras de trânsito. Palavras de um instrutor que não exerce mais a profissão a mais de seis anos por ver tanta gente ruim de volante passando só porque facilitou a carteira no dia do exame e quem realmente aprendeu sendo reprovado porque freiou bruscamente ou cometeu algum ato fútil.

  73. Ademar Diz

    Autoescola,tem que ter, precisa e acaba com os valores,do Detran absurdo!!
    E,quem a sabe dirigir vai direto!!

  74. Jhony Diz

    Tem que tira msm o tanto de gente aí sem condições de tira uma CNH categoria a veja lá A/B tá certa senadora tira msm, vocês só vão ganhar com o povo parabéns 👏

  75. Telma Diz

    Processo mal feito caríssimo deve ter sido feito por político corrupto paga caro e sai sem saber dirigir e muita gente burra no comando das iistituicoes já devia ter acabado a muito ttempo

  76. Patricia santos Diz

    Não foi mencionado nessas postagens se essas pessoas que poderiam dar aulas, teriam cursos específicos da área? Pois quem não sabe, faço saber que: Para ser Instrutor de autoescola é necessário ter curso especifico na área, que o habilita para dar aulas.
    Isto tudo tem custo e nao e nada barato. E boa parte de tal burocracia que o aluno diz ser submetido, não se deve somente as autoescolas e sim a um Órgão superior, pois ela é só um prestador de serviço ao cliente, sob supervisão contínua do Detran.

    Espero ter esclarecido.

  77. Tema Diz

    E um processo extremamente mal feito eu assisti 45 aulas teóricas repetindo sempre a mesma coisa porque o assunto é miuito curto para 45 aulas não há necessidade de 45 aulas e muita perda de tempo e infelizmente só tive 20 aulas práticas para piorar a prova demorou 40 dias para acontecer é claro que esqueci alguma coisa no final reprovação E muito mal feito Tive que fazer um empréstimo de 540reais para tentar novamente vamos ver no que vai dar se eu for reprovada vou comprar uma carteira fica mais barato

  78. Angelo Diz

    É impossível dirigir em 20 aulas práticas e 45 aulas teóricas tinha que ser o inverso eu não vou dirigir um livro vlou dirigir um carro quem inventou isso só pode ser maluco!

  79. Adalto Neves Diz

    Li alguns comentários e me deti no da Sheila. Esse negócio de auto escola inventaram pra criar negócio pra parente de político… Eu me considero um bom e consciente condutor… Tenho primos caminhoneiros que fizeram suas CNJ sem precisar de auto escola… Quem vai ensinar? Problema de cada um … Eu aprendi com meu pai. Hoje de que adianta o pai, marido, irmão, amigo ensinar se de toda forma é obrigado frequentar aulas? Minha esposa dirigia até carreta no México… Para ter a CNH aqui ela foi obrigada a fazer auto escola… Isso é desnecessário! Desnecessário também é a CNH provisória… Onde já se viu cobrar tão caro por um documento? Ah… Vc disse que ia desempregar muita gente. A evolução faz mesmo muitas pessoas perderem seus empregos e seis negócios… Cada um que corra atrás. Auto escola tem que ser facultativo… E jamais obrigatório.

  80. Ronaldo Diz

    Precisa mesmo é acabar com essa corrupção absurda que é a venda das cartas,sendo que muitos que podem pagar mal sabem trocar as marchas do carro, e outros que sabem dirigir não conseguem tirar a carta por erros ridículos, aí são reprovados várias vezes. Até quando seremos reféns dessa corja.

  81. Dayane Diz

    O problema não está só nos preços abusivos das auto escolas, o problema está no DETRAN! É um absurdo a quantidade de pessoas que reprovam várias e várias vezes nos exame práticos pela pontuação ridícula a que somos obrigados a ter! É um absurdo! Eles deveriam levar em consideração o atual momento em que o mundo vive, diversas pessoas sofrendo de ansiedade, inúmeros casos de suicidio, nós seres humanos normais que tem estresse diário estamos com os nervos em frangalhos. Aí eles nos submetem a uma avaliação onde estamos sob uma pressão absurda e nos dão 4 míseros pontos pra passar no exame. É ridículo, muitas pessoas não tem condições de pagar o preço absurdo do reexame e aí já começa o nervosismo e a ansiedade.

  82. Edilson Fernando Diz

    ACHO ENGRAÇADO A DONA KATIA ABREU FALAR QUE AUTOESCOLA TEM PREÇOS ALTÍSSIMOS, PORQUE ELA NÃO MECIONA OS VALORES DAS TAXAS DO DETRAN AO INVÉS DE JOGAR A CULPA NAS EMPRESAS DOS VALORES ALTOS, A SENHORA ACHA QUE É FACIL E BARATO A MANUTENÇÃO DE UM VEÍCULO NOVO PARA OS ALUNOS FAZER AULAS PRATICAS,PENSA EM TUDO ANTES DE FALAR E JOGAR A RESPONSABILIDADE DE VALORES ALTOS NAS EMPRESAS CERTO😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡

  83. Ionira Diz

    Eu também acho um absurdo tu temque ser perfeita senão não passa, eu já gastei em torno de 4 mil reais e ainda não consegui porque se tu esquece um pisca tu e reprovado a baliza então tá Loko eu dirijo muito bem. o importante e tu saber e ter o domínio do carro e saber as leis,tem gente que e um facão no trânsito e recebe a carteira e nem sabe dirigi nós pagamos na real os avaliadores eu estou decepcionada

  84. Marileide Dantas Diz

    Auto escola é muito bom.
    Mas cobram muito caro. Eu fui reprovada no exame de direção pra fazer novamente tive que pagar 570.41 aqui no Paraná.
    É muito caro pra um reteste jente
    Simplesmente questão de minutos um reteste,,,,,

  85. Scheila Diz

    Meu Deus quanto absurdo dito aqui…em primeiro lugar temos que pensar que muita gente ficará desempregada, segundo, pimenta do zóio do.outro é refresco já passaram para pensar quanto que é o custo para se dar 40 aulas para um aluno, não né garanto que a maioria aqui nem sabe como funciona e fica aí falando bobagem o Detran exige 40 horas aulas obrigatórios para se tirar a CNH 50 minutos de aula monitoradas por telemetria veicular ou seja os carros e motos das auto escolas precisam estar totalmente equipados câmeras e tablets com leitor biométrico, as auto escolas são obrigadas a trocas os carros a cada 8 anos e as motos a cada 5 anos estando bons em ótimo estado ou.não é obrigatório, todo ano passam por recredenciamento toda a frota precisa passar pelo Inmetro ou seja tem que estar tudo perfeito nos veículos cada inspeção aqui no
    Meu estado fica por volta de 1000 reais por veículo sem contar que tem que deslocar toda frota para outra cidade onde existe o Inmetro, auto escola paga isso mesmo paga para o Detran para usar o sistema Detrannet para ter acesso ao sistema todo.mes vem a taxa, a auto escola é obrigada a recredenciar sua auto escola, seus instrutores, sua frota de veículos todo ano isto tem um custo e acreditem muito mas muito alto mesmo, sem falar no valor do combustível com esse preço que não para de subir ou seja o custo que uma auto escola tem e a burocracia e encheção de saco que é para fazer uma habilitação o valor tinha que ser no.minimo uns 5 mil para compensar tudo isso…pq se formos colocar na ponta da caneta o lucro é muito mas muito pouco para aguentar tudo isso , se vc aí que está criticando acha que auto escola ou os donos das auto escolas ganham milhões estão ricos abre uma….aí vc me diz se vai ficar rico 🤦 eu acho muito bom mesmo que não seja mais obrigatório as auto escolas agora eu quero ver para aqueles candidatos que não sabem dirigir nem.pilotar quem será o herói abençoado marido, pai, irmão, namorado enfim que terá a paciência e preparação para ensinar digo preparar o condutor para fazer o teste e passar essa eu estou louca para ver rsrs gente …. Na teoria é tudo.muito fácil eu quero ver é na prática Boa sorte!!!!!

  86. Iraci Diz

    Pior é quando por uma coisa atoa eles te reprovam e vc tem que comprar a carta dessa máfia,para vc passar tem que ter prática em algumas aulas não dá para ter prática é um absurdo

  87. Josilene Diz

    Concordo plenamente

  88. Aluizio Diz

    Além de ser caro nós pagamos um produto que nós não recebemos você não tem certeza que você vai receber porque se você não botar a cabeça para fora não fazer da maneira que eles exige lá no Detran você é reprovado e você não recebe aquela carteira que você pagou Então se paga muito caro por um produto que você não recebe

  89. Erivane Diz

    Essas auto escola são uns ladrão ficão pedindo um valor muito auto pra vc poder tirar sua CNH e fora que pedem os exames que vc não é obrigatório a fazer muito roubo

  90. dayane Diz

    Não se aprende a dirigir em algumas aulas de auto escola. Deveriam sim facilitar a tirada de habilitação. Quem tira habilitação não precisa necessariamente comprar um veiculo. As empresas hoje em dia exigem habilitação. Algumas oferecem o carro das empresas. Fora os motoristas de aplicativo, que se tornou uma fonte de renda para muitas familias e a maioria costumam alugar carros. Enfim… Acho um absurdo de caro essas autoescolas.

  91. Carlos Jorge Diz

    Pois é uma medida muito importante porque os preços praticados é uma roubalheira concordo e devia acabar de vez com essas escolas vi comentários dizendo que é érrado porque emprega muitas famílias pois bem essas pessoas que estão com pena que façam essa caridade e adotem essas famílias porque ninguém é papai Noel grande vitória nessa medida 100% certo

  92. Alexandre Diz

    Ótimo projeto, a caminho da desburocratização do Brasil. Em um país onde tudo é complicado e caro, são pequenas ações como essa que contribuem para o nosso país. As Autos Escolas não irão acabar, irão se adaptar. E o mais importante a ilegalidade no trânsito e a corrupção na oferta da CNH poderá diminuir.

  93. Maurício Diz

    Tá bom. Tem gente que tá com pena dos funcionários das autoescolas.
    Então vamos voltar a usar velas porque depois que a eletricidade chegou muitas famílias ficaram sem trabalho das fábricas de velas.

  94. Robson Diz

    Sou a favor, ainda não tirei a minha. Quero tira porém o valor e o modo como fazem onde Moro é complicado até falar. Sem contar que trabalho de manhã até às sete da noite, aí como fica si não dá pra frequentar as aulas teóricas?
    Tem que acabar essa mamata mesmo.

  95. JOHNI DA COSTA SANTOS SILVA Diz

    Muitos comentários contra a iniciativa
    Mas 9% dos acidentes são causados por pessoas sem habilitação mas quando diz 9% tem que se lembra que o condutor envolvido no acidente estando certo ou não ele vai sempre levar a culpa pq?
    Pq não tem habilitação então ele tá errado ele causou o acidente e não o outro pq ? Pq ele tem habilitação kkkkkkk
    Habilitação auto escola agora e garantia de que o condutor é aprova de falhas kkkkk grande piada
    Bom sem habilitação 9% né.
    Habilitados responsáveis por quantos % dos acidentes ?por quantas brigas e discussões no trânsito?
    Desrespeitos as vagas de deficientes faixa de pedestres semáforos resumindo fatos que levam muitos vezes a morte no trânsito ???
    Então cada um tem sua opinião por tanto tenho a minha a minha e quem deveria habilitar um condutor é o Detran não vi necessidade de auto escola pois o preço e absurdo ainda na atual realidade que vivemos

  96. Mar7a Dalva Cardoso Diz

    Isto vai ser ótimo agora vou tirar a minha carteira de motorista
    Eita glória a Deus aleluia

  97. JOHNI DA COSTA SANTOS SILVA Diz

    A pessoas sendo contra a iniciativa oq faz eu me perguntar são donos,associados,ou parentes de donos de auto escola?
    Tenho 33 anos trabalho dês de os meus 14 anos dirijo dês de os 15 trabalho com trator dez dos meu 17 anos a cinco trabalho com máquina pesada bom hj com 33 anos ainda não consegui minha CNH pois pago 550 de aluguel e luz aí vem mercado farmácia creche
    Agora pergunto como vou pagar 3.100.00 na CNH ??
    Como posso pagar 6 parcelas de 516?

  98. Suellen Diz

    No dia da prova, se vc fizer um errinho qlqr, eles não te dão nem a chance de refazer. As vezes a pessoa aprendeu direitinho a dirigir, mais na hora da prova é aquela pressão, nervosismo de errar ou querer fazer dar certo, acaba errando. Aí tem que pagar de novo pra refazer a prova. Uma sacanagem isso! Tô louca pra tirar a minha, mais ainda n tirei por medo de ser reprovada na prova, pq a gnt n espera isso. Poderiam mudar essa questão tmb né

  99. Paula Diz

    Impossível se garantir custo zero para se tirar uma habilitação, quem vai pagar os exames, taxas e o CFC dos candidatos? Será o Governo? E as aulas práticas quem vai dar? Ou as aulas não serão mais obrigatórias e o povo vai pegar o carro e dirigir sem saber para se matar?

  100. Maurílio Diz

    Ate que fim vai acabar com essa obrigatória de tira carteira de motorista nas auto escola é um roubo o valor essa deputada merece todos aplauso pela ação dela parabéns pela sua lei vai ajuda muito gente eu tbm obrigada

  101. Josy Silva Diz

    Tenho conhecido tirando carteira de motorista de moto( não passam ninguém nas provas práticas, só $$$$, money em seus bolsos! ). Aqui no Embu das ArtesS.P., é um roubo há muito tempo, e só piorou. Baita exploração! Até passaporte vacinal exigiram para se fazer uma prova prática de moto.Tantas objeções imbecis!! E várias tentativas nessas provas, e só reprovação. Não dá, é muita exploração $$$$$, para se dar uma habilitação de moto ou de carro, para quem já sabe dirigir! Basta!

  102. Magno andrade Diz

    O melhor desta notícia é que desta maneira, as auto escola vão abaixar o preço, pois muitos vão deixar de procurar as auto escola.
    Com o preço abusivo deles, quando, se o aluno não está confiante pra fazer a prova prática, e pra não ser reprovado, eles pedem um quebra.
    Ficando ainda mais caro o valor final.
    Que ao meu ver está errado .
    Desta maneira se for aprovado a lei da não obrigatoriedade, os pais que se sente confiança em ensinar as seus filhos não vão ter que se sentir constrangido com a presença de polícia dizendo que isso não está certo . E que o caminho é a auto escola.

  103. André Diz

    Eu acho que auto escola, como o nome já fiz é uma escola de direção. Quem souber dirigir e for capaz de passar nos testes não deve mesmo pagar auto escola só por obrigação. Estes casos serão poucos. Assim como, algumas pessoas tem a capacidade de aprender rápido, farei menos aulas. O impacto deve ser mínimo, pois a grande maioria tem que aprender mesmo. Por exemplo, o indivíduo que está desempregado e precisa tirar a CNH para trabalhar em uma empresa que tem sua própria frota, se conseguir passar nos testes do DETRAN, para que pagar auto escola? Pagar por pagar?

  104. André Diz

    Eu acho que auto escola, como o nome já fiz é uma escola de direção. Quem souber dirigir e for capaz de passar nos testes não deve mesmo pagar auto escola só por obrigação. Estes casos serão poucos. Assim como, algumas pessoas tem a capacidade de aprender rápido, farei menos aulas. O impacto deve ser mínimo, pois a grande maioria tem que aprender mesmo. Por exemplo, o indivíduo que está desempregado e precisa tirar a CNH para trabalhar em uma empresa que tem sua própria frota, se conseguir passar nos testes do DETRAN, para que pagar auto escola? Pagar por pagar? Auto escola tem que ser escola de direção para quem não sabe.

  105. Ana Maria Pinheiro dos Santos. Diz

    Como eu faço para ter uma CNH.
    pq eu preciso ter uma com urgência

  106. Capitão Diz

    Concordo que existem muitos encargos e taxas do governo para se tirar uma CNH e que as taxas cobradas pelas Auto Escolas TB são muito caras. É preciso reduzir essa taxas e tirar a obrigatoriedade de frequentar uma CFC, pois muitos não ensinam nada com péssimos instrutores. Meu instrutor foi meu pai e tirei de moto e carro na segunda tentativa. Meu pai dirigiu por uns 50 anos e nunca se envolveu em acidente. Essas Moto pistas não servem pra nada, tem q tirar CNH de moto é no trânsito maluco que tem hj em dia e não em uma pista sem trânsito nenhum.

  107. Jaime Moirinho Diz

    A senadora não sabe oque está falando, como aprender a dirigir sem um profissional, sem carro adequado de aprendizagem quer dizer que qualquer um pode sair dirigindo para adquirir a CNH, cada cabeça que a gente vê impressionante…..

  108. Lígia Diz

    O preço das auto escolas são abusivos.Estou fazendo autoescola, já gastei 3000,00 e ainda não iniciei as aulas práticas, pois tenho de me locomover para outro município. Entendo que as pessoas têm que trabalhar, porém o preço é abusivo e ainda alguns instrutores deviam ter paciência para com as pessoas que necessitam dirigir.

  109. Julio Matias Diz

    Hj em dia, tem até faculdade de direito EAD. Então não sei porque o mesmo não de aplica a essa máfia que é essa obrigatoriedade… Absurdo!

  110. Alex Diz

    Eu acho q não é necessário entrar em uma autoescola para tirar abilitaçao, parabéns senadora por esse projeto!!!!!

  111. Junio Diz

    Acho que seria correto isso sendo que além do preço abusivo o tempo também é dinheiro e calculando dinheiro e tempo 3mil vai pra 9 mil e ainda pra vc ter a carteira assinada várias empresas exigem cnh e discordo de alguns que disse que quem não pode paga por uma cnh não tem condição de ter um veículo pois hoje o próprio veículo usado como ferramenta de trabalho ele mesmo paga sua prestação e manutenção

  112. André Cardozo Diz

    Todo o Meu processo ficou por R$ 4.200,00 AB .. Apesar de caríssimo fui bem instruído em todas as etapas .. Fui praticamente e completamente alfabetizado pela auto escola e seus professores .. Não reprovei em nada .. Não precisei comprar aulas extras .. Sei que o valor e assustador mas não tive outra escolha .. Sei que todos precisam trabalhar como os professores da auto escola mas os valores de uma habilitação hoje no Brasil e quase o valor é um automóvel simples no exterior .. Não sou a favor de fechar as auto escolas mas acho que quem quer tirar a carteira deve ter a opção de decidir fazer o processo por ela ou não ..

  113. Zilton Silva Ribeiro Diz

    Tudo o que a pessoa Vai fazer bem feito tem que ter um curso e, nesse caso é a Auto escola e como importante , incluir a Direção Defensiva , é só diminuir o custo!

  114. Fernando Diz

    Sou instrutor e acredito que se essa lei entrar em vigor nosso trânsito ficará pior ao dia a dia, e para as pessoas que tem muita dificuldade em aprender sairá mais caro a habilitação. Muitos familiares não tem a mínima paciência para ensinar a dirigir e não contarão com o pedal duplo para previnir acidente caso o aluno acelere o carro. Pela auto escola são disponibilizado 20 aulas carro/moto, tem pessoas que com 20 aulas ainda não é capacitada a dirigir se for fazer aula com instrutor sairá RS100 ou mais cada aula…. Querem reclamar de preço, reclamem da gasolina, do aumento de luz, das taxas do Detran, do preço dos carros…. Habilitação vai pra vida toda e ajuda com trabalho, mais pessoal prefere compra um iPhone 13pro pra troca daqui a dois anos e reclama do preço da habilitação

  115. LINDOMAR MARQUES DANTAS Diz

    Daqui a no pouco vão dizer que não precisa de diplomas para ser médicos, engenheiro,advogado, professor e etc, não sou dono de auto escola, mas fiz para aprender a dirigir e receber a carteira, ao invés de acabar com as alto escola, acabem com as verbas dos parlamentares que é desnecessário, isso sim teria que acabar.

  116. Paulo Lima Diz

    Realmente, eu comprei uma moto com meu FGTS , dei entrada na minha carteira , cerca de 1100 a vista (isso pq é só inclusão de categoria) reprovei uma vez , paguei o reexame 640,00 no cartão de crédito, reprovei novamente por um desequilíbrio e nervosismo bobo, e não tive condições de pagar novamente , resumindo, ou ando sem habilitação, ou sempre deixo para alguém pilotar para mim , ou vendo um bem fui conseguir somente com meus 30 anos!
    Os valores são absurdos! Como um reexame pode custar quase o valor de categoria inteira e com bem menos aulas ainda ?!
    E aah uma obs: o processo vence com 1 ano e se eu quiser desistir ainda PAGO TAXA DE DESISTENCIA! É MUITA SACANAGEM SIM!!!

  117. Rosângela Diz

    Acho um absurdo estás auto escolas no meu tempo se aprendia em casa com um parente em um lugar seguro ia no Detran fazia a prova e pronto como um cidadão vai trabalhar usando a carteira que alguns empregos pedem se o calor e absurdo 3.000 e muito caro .
    Graças a Deus vai acabar essa poça vergonha

  118. Valterlins Oliveira nascimento Diz

    Isso é uma maravilhosa notícia parabéns pelo o projeto

  119. Jeferson Diz

    Concordo as auto escolas tem infelizmente ganhado muito e o retorno de aprovaçoes junto aos detrans sao minimos.muito caro apoio as mudanças pra ontem.

  120. Edson Diz

    Eu concordo não precisa de auto escola não e muita roubalheira

  121. Almiro Diz

    a senadora tem é que tirá as taxas do governo os exames médicos o laudo que o Detran vende não e a auto escola que cobra caro w as taxas e exames médico que diva caro.

  122. Francisco Diz

    Concordo plenamente a extinção das auto escola q hj só servem para roubar o dinheiro e outra auto escola hj só serve para ensinar vc a colocar primeira e segunda e re hj vc aprende na prática mesmo com um parente ou amigo próxim

  123. Edilene Diz

    Gente! Dirigir é coisa séria, é ser responsável por vidas. O trabalho das auto-escolas é imprescindível, nelas aprendemos a forma correta de ser um bom condutor. Acho muito mal pensada a ideia de dispensar, as aulas tanto teóricas como práticas de uma auto- escola.

  124. Alexandre Diz

    Cnh está muito cara tem q acabar mesmo a auto escola só come dinheiro do povo

  125. Elizabeth Ilha Diz

    Ainda bem que irão terminar com esse roubo de dinheiro para se tirar Habilitação,pois quando tirei a minha,aprendi a dirigir,com um senhor,nosso vizinho. É um absurdo as autoescolas pedindo tudo isso de dinheiro para as pessoas,eu me admiro quem é a favor disso,deve ter muito dinheiro para colocar nas mãos dessas pessoas!! Parabéns por essa iniciativa!!

  126. Pedro Jorge Santos Diz

    Antigamente não era obrigatório aqui no Brasil, quando eu tirei minha habilitação a autoescola servia para aprender a dirigir, quem já sabia dirigir se inscrevia no Detran, fazia as provas e exames e se aprovado recebia a carteira de habilitação.

  127. Maria Diz

    Realmente hoje fica difícil pra pessoa que ganha 1 salário mínimo tirar carteira cada reteste custando 350 reais oque vai fazer .sendo que tem algum instrutores que nem ensina direito. Vc tem que se virar vendo aula o YouTube

  128. Claudia Diz

    As Auto escolas hj são de muita importância, elas mantém tantas famílias,tantas pessoas empregadas, e auxiliam pessoas 100 porcento,quero ver quando não existir, com esse tratamento maravilhoso nos postos do poupa tempo etc….mal olham na dua cara…ahammm…eu precisei só passei nervoso…então isso tudo não irá ajudar…se vc não pode pagar pra ter um bom tratamento…não pode pagar uma prestação de um veículo….só acho…

  129. Fabricio Diz

    Pois bem para ter uma habilitação custa caro concordo plenamente. Mais quem quer ter uma habilitação para trabalhar em alguma empresa ajuda bastante. Mais se a pessoa não tem R$3.000 como ela vai ter dinheiro pra comprar um carro ou poder sustentar o mesmo com manutenções, IPVA, seguro, e a própria prestação do veículo por que hoje ter dinheiro pra comprar um carro a vista e pior se for 0km só uma minoria tem condições. Um carro mais ou menos e que vai precisar em um período mais breve pra fazer algumas manutenções não custa menos de R$20.000 e mesmo assim está arriscado gastar 50% do valor do veículo para deixar ele em ótimas condições de uso. Por que o que tem de carro usado é até semi novo andando em estado precário…

  130. Maria Diz

    Demorou acabar com esta máfia. Quando tirei minha carta já tinha carro e dirigia muito bem. Contratei só uma aula para saber a dinâmica da prova.
    Não tirei na “raça”, contratei, mesmo assim, no dia da prova meu instrutor sugeriu que eu pagasse um café para o delegado $300,00 para não precisar fazer a baliza. Fiquei indignada, me recusei e fiz a prova. Passei. E disso que a lei trata. Acabar com essas falcatruas, barganhas, extorcoes do povo que já paga um absurdo para conquistar sua habilitação.

  131. Domingos de Camargo Queirós Diz

    Gente bota uma coisa na cabeça de vocês , eu nunca vi um carro ser conduzido por uma habilitação, e também nunca vi um motorista sair de uma auto escola dirigindo de verdade, você só aprende a dirigir no dia a dia, com certeza todos esses choro que vocês estão vendo aí, com certeza são esses que Vivi mamando nessa teta chamada auto escola,,

  132. Daiane Diz

    Eu acho que vai ser melhor, já que nós EUA já é assim, e no Brasil vai ficar melhor para os instrutores, pois vão receber diretamente do aluno, e terão um MEI, vão poder adotar dois tipos de valores: um para o estudante levar o próprio veículo e o outro, o veículo do instrutor.

  133. Zeca Diz

    3 mil reais por uma habilitação, como se fosse problema meu , se funcionários de auto escola vão ficar desempregados …….

  134. Joseane Diz

    Sou a favor dos ensinos pelos instrutores que estão preparados pra isso, só acho que deveria ter pelo menos umas 50 aulas e preços menores… o custo pra tirar uma CNH ficando muito auto…e ainda agente é reprovado facilmente, por ter sido treinado pouco demais….

  135. Silvio Diz

    Sou a favor da proposta da senadora kátia Abreu é isso q os políticos eleitos deveriam fazer criar e apresentar projetos favoráveis à população pq realmente o custo de uma auto escola é mto caro e tbm tem auto escola q reprovam alunos só para cobrar o reexame então é um absurdo e se os auto escolas tem custos não é os alunos q tem q pagar caro pelo serviço

  136. Silvio Diz

    Seria muito bom se fosse aprovado esse projeto, sou Instrutor há 12 anos, os donos de Auto Escola ganham muito Dinheiro e na maioria dos estados nossa categoria não é valorizada como Deveria, Nos Instrutores somos os responsáveis pela formação de Condutores e muitas vezes nos sentimos desestimulados a trabalhar nesse ramo devido a falta de reconhecimento e Remuneração adequada pela tamanha responsabilidade que temos.

    O problema do trânsito brasileiro é Educacional e falta de conscientização que deveria ser dado desde a infância .

  137. Josiane Diz

    Eu aprovo estou junto com a Kátia pós , é um absurdo o valor dessas auto escola e eles ficam só tirando dinheiro do povo ,o valor muito alto não facilita pro povo é por isso que tem muita gente dirigindo sem CNH,o povo só perde e depois ainda falam que o povo tá errado em dirigir sem CNH e vem os guardas e leva o carro dos pobres trabalhandores 😞muito as desvantagens pra população, alguém tem que fazer algo pra ajudar as pessoas vc está de parabéns Katia.

  138. Letícia Moraes Diz

    Acho a auto- escola muito importante , mas realmente não deveria ser obrigatória. Infelizmente a população na sua maioria não tem como pagar. Ocorre que no teste de direção também acontece da reprovação do candidato para obrigar a pagar taxa e aulas de novo. E sempre existiu a corrupção dentro do Detran vendendo carteiras de motoristas…. Então interessa a muitos a reprovação em massa dos candidatos pois é uma máquina de dinheiro. Acho que mesmo não sendo obrigatório muitas pessoas vão preferir aprender a dirigir numa autoescola

  139. Joselando Diz

    Sou a favor da lei porque pelo menos na região onde moro a pessoa não aprende nada na auto escola aprende sim no dia a dia. E com essa lei já alivia muito o bolso do cidadão.

  140. Geraldo Santos Diz

    Opiniões devem ser dadas com base a dados. Acredito que os preços devem ser facilitados, pois nada está fácil pra ninguém. Diante do artigo exposto, gostaria de uma fonte de informações mais aprofundada no assunto em questão.

  141. Carlos Diz

    Esta muito certo, o que vai provar a sua capacidade de tirar uma cnh ê a prova no detran, nao estas auto escolas que cobram o absurdo

  142. Valter Diz

    Sou instrutor de Trânsito (auto escola) a 32 anos, sou totalmente contra este projeto, nós damos 20 aulas práticas para os alunos e conseguimos deixá-los meia boca para um exame mequetrefe do Detran, com instrutores autônomos estes mesmos alunos vão ter uma qualidade de aprendizado fraco demais, preparem-se para os acidentes de trânsito dispararem

  143. GEOVANE Diz

    As pessoas falam que está cara a auto escola, sim também acho,mas não coloca na ponta do lápis o valor do combustível, o salário do instrutor, os impostos municipais,estaduais e federal, impostos trabalhistas, manutenção dos veículos aluguel de lojas! Se as auto-escola acabarem imagino o como vai ter gente despreparado conduzindo veículos, vai ter muita margem para esquema, como infelizmente hoje tem por parte do próprio Detran, (conivente) ! Imagino o desemprego de recepção, de pessoas que cuida da faxina, diretor geral e de ensino, professores teórico, vai ter instrutores que vão cobrar o que quiser para dar uma aula como quiser! Fora que vai causar um caos , pois hoje já acho desorganizado por culpa do Detran, imagino sem a instituição de ensino os cfcs .

  144. Rosinete Diz

    Sou favor sim minha gente meu é o seguinte tenho sou abitada para moto a 30 anos hoje estou em uma alto escola para fazer inclusão a quase cinco anos não aprendi muito na auto escola hoje tenho meu carro fiz várias aulas com meu esposo. Hoje estou preparada para fazer o teste e finalmente passar. Lembrando pela demora de meu esposo me ensinar e que temos carro automático e esperamos comprar o meu manual para aprender com ele resumindo a auto escola não foi tão importante no meu aprendizado.

  145. Gernaldo Diz

    E pura verdade eu concorda com vcs porq eu paguei muito caro na minha

  146. Omelhor Diz

    Sou maia um s22 do que uma habilitação que vc da dinheiro pros outros.

  147. Tarcísio Diz

    Não sou a favor desse projeto , sou a favor de qualificação das auto escolas para assim ter um trânsito melhor , se com auto escola o trânsito mata mais que qualquer guerra , imaginam sem ela , vai ser um caos ver pessoas despreparada dando aula em carros particulares , ridículo esse projeto e um tanto quanto irresponsável . Minha opinião.

  148. Janaina miguel Diz

    Eu li alguns comentários e acredito que as pessoas não leram o que a deputada colocou de regras para tirar a habilitação, ela diz que será obrigatório as aulas práticas e teóricas, e o que ela diz é que cobram por um serviço que não estão prestando a quem quer obter a habilitação A e B . Ela quer ajudar a reduzir o preço no bolso e ajudar as pessoas que não tem , a tirar a habilitação pq infelizmente ela está certa é muito caro tá mais de 3 mil ,e tem pessoas que não tiram pq não tem condições.

  149. Chagas Dantas Diz

    Tem que aplaudir essa senhora senadora 👏🏻👏🏻 o que essas autoescola fazem é brincadeira um verdadeiro garimpo sem malária.
    Tirei minha habilitação AB há mais de 30 anos e não havia necessidade desse roubo e muitos como eu estão aí sem nunca ter se envolvido em acidente.

  150. Karmen Diz

    Eu acho os preços abusivos das auto escolas … são para poucos se diminui-se os preços e agente ia ter como aprender com profissionais autônomos sem precisar de auto escola iria ser bom. Porque auto escola não tá nem aí pra ninguém só visam o lucro… E não tem nda a ver com acidentes tirar na auto escola ou não. Porque eles acontecem todo dia toda a hora com quem tirou carteira. Então eu acho esse projeto muito bom as pessoas vão ter suas carteiras . E não correram o risco de ter que ficar se esconde de polícia arriscado por não ter a mesma. Aqui no Brasil é tudo muito burocrático tirar carteira só pros ricos. Podia a ter uma bolsa carteira e não reprovarem por tão pouco eles reprovam por pouco . São um bando de gente que só pensam e si, e corruptos.

  151. Car Diz

    Tem que parar de dar dinheiro pra estes camaradas ..sou a favor

  152. Branco Diz

    Na verdade tem pessoas que não leu o texto e já está de mi mi mi ,as autos escolas vão fechar mas os instrutores vai continuar ensinando normal que serão pessoas cadastrados no Detran como instrutor.o aluno vai fazer exames teórico normal, exames prática normal, so que isso vai ficar mas barato para o aluno.as auto escolas são uma máfia .por isso em alguns países ja não existe mais .isso já deveria ter acontecido a muito tempo no Brasil, igual a máfia dos despachante que recentemente acabou ficando assim mas barato a documentação quando vc compra um carro na agência de veículos.nao adianta falar que isso e uma irresponsabilidade dessa deputada pois os alunos irão ter aulas normal, se as pessoas vai economizar, facilitar pra quem precisa já está ótimo.amigos isso e um documento que precisa facilitar pra que todos tenham …..

  153. Edy Diz

    Eu só acho que pessoas acima de 65anos ao poderá mais dirigir iria diminuir mais os acidentes ..pq pelo amor de deus sao cada senhor e senhoras que não tá nem aí pra quem tá do lado jogam em cima msmo …o governo poderia bloquear essas pessoas

  154. Marlene Diz

    Deveriam estabelecer um valor único para todas as Auto Escolas brasileiras, um valor ao qual todos poderiam pagar, criar regras onde seja proibido qualquer tipo de indução ao erro teórico no exame prático, pois é comum induzir a reprovação do aluno, acho que as aulas são essenciais, não deveria ser desobrigado a fazê -las.

  155. Marcelo G m Diz

    Eu sou a favor o fim das auto escolas, pois são super faturadas e reprovam os alunos só para ganharem mais dinheiros, paguei as aulas avista, passei nas aulas teórica , nas aulas práticas e quando fui fazer a prova de diressão
    no Detran, a auto escola tinha que dar entrada no Detran e após 15 dias para fazer a prova
    diressão, e assim chegando lá o Detran me informou que minha prova estava vencida e que eu retornasse a Auto escola e verifica o que tinha acontecido … e a mesma não souberam me explicar e fingiram demência e que eu tinha que pagar mais Meio Duda, 5 aulas práticas e 1 aula noturna, ou seja Resumindo : a Auto Escola somaria mais dinheiro a receber entre 10 alunos só 2 passariam nas aulas, Isto é um absurdo e abuso e extorçao com os alunos para ganharem seus super faturamento, tomara que está lei seja aprovada e os que acham errados tem muito motoristas que sabem dirigir não conhecem quase sinalização de placas de trânsito nenhuma e só fazem M no trânsito .

  156. Domingos Diz

    A senadora está mais do que certa . Para ter uma CNH não é preciso tanta burocracia . É uma mina de dinheiro tem um cidadão falando em trânsito violento isso não tem nada a ver com auto escola ou com a CNH são pessoas que na maioria não tem respeito e responsabilidades porque tem numa CNH no bolso podem verificar se não é verdade na maioria dos acidentes não a auto escola não é a carteira de motorista que vão fazer um trânsito melhor ou mais seguro porque não é aCNH que dirige o carro .em quanto alguns motoristas que se dizem habilitados aí pessoal dos Detran com CNH não tiverem responsabilidade vai ser cada vez pior o trânsito no Brasil t quem não tem ainda aCNH dirigi com atenção é mais responsável só dirigi com medo por causa de um papel que se chama CNH.

  157. Josiane Diz

    E um verdadeiro roubo, essas auto escola, as autoridades deveriam parar essa gente.

  158. Claudio Diz

    Sabe quando os senadores e deputado irão aprovar nunca seria muito bom pois nos Estados Unidos vc tira sem auto escola mais lá é país de primeiro mundo lá vc paga uma taxa faz a prova teórica e vai com um carro de parente ou seu mesmo é faz o teste de volante aqui infelizmente a corrupção não deixa por causa de um tal de quebra fazer o que o que temos nesse país é isso vamos ver

  159. Eduardo Diz

    Boa noite tem que acabar com essa quadrilha que só faz roubar o fraco

  160. Juliana Diz

    Habilitação caríssima.

  161. Ladislau Diz

    Boa noite na minha opinião os preços p Obter a cnh um absurdo ,muito alto os preços cobrados pelas autos escola ,por tanto esse projeto será bem vindo p toda população principalmente p quem mais precisa tá de parabéns Kátia Abrel.

  162. Roberto Ferreira Diz

    é engraçado as auto escolas estão obrigando a população a andar errada não concordo com esses valores nunca a CNH é um documento muito caro não pôde um documento custa mais auto que o salário mínimo pôr se tratar de um documento que pode abrir portas ao emprego

  163. Eliene Araújo Silva Diz

    Tomara que seja aprovada essa lei,é um absurdo sem falar que eles reprovam a pessoa só pra receber propina pra passar a pessoa

  164. Tamara Diz

    Eu esse ano pretendo tirar a carteira de motorista agora tô na dúvida não vai ser mais obrigada ou vai ser obrigatório não fazer a auto escola porque se for pra fazer eu prefiro até porque meu esposo é um bom motorista mais eu não confio em mim

  165. Kare Diz

    Melhor coisa, estou a quase dois anos tentando tira minha carteira e até agr Não conseguir terminar as aulas sempre a auto escola da uma desculpa nova,e sim ter instrutores independentes seria a melhor opção,paguei um absurdo e não consigo nem fazer as aulas e agr tenho medo de ir e reprova na prova eles querem me fazer pagar uma absurdo de aulas extras se 100 reais,isso tirando quase os 3 mil reais q já gastei com isso é o descaso da auto escola comigo deveria mesmo ser aprovado.

  166. Carla Cristina Diz

    Acho que realmente está na hora de acabar com a carteira de motorista através da auto escola, que cobram um absurdo. E se o aluno reprova tem que pagar todas as taxas novamente. Muita falta de bom senso. Que seja aprovado.

  167. Valdetemenezes9@gmail.com Diz

    Máquina de fazer dinheiro.

  168. Andressa Diz

    Apoio o fim das auto escolas, estou no processo para tirar a CNH, e fui muito mau instruída justamente para eu cometer erros e não passar na prova prática, e pagar o quebra pra auto escola que ao me oferecerem me cobraram 1500 ( o valor de outra habilitação).

  169. Jair Diz

    Tira o salário da senadora Katia Abreu que vive da política a anos !!!, deveriam sim dar subsídio aos necessitados aqueles que realmente não tem condição de se habilitar da forma correta, ainda somos os campeões de acidente de trânsito, a formação correta e sim necessária isso de aprender sozinho infelizmente não existe, enfim acho estranho esse assunto voltar em pauta esse assunto perto de eleição e ainda tem gente que acredita neles !!!

  170. Fabiano Diz

    Meu sonho.e tira carteira de CNH e muito difícil passa na prova teórica eu fui reprovado 3veze e não passei como su faço

  171. Egberto Diz

    Deve de ter auto escola sim porém deveria de ter uma do governo por conta do Detran para quem não tem condições financeiras e desempregados ,sem aula teríamos um bando de assassinos irresponsáveis no volante ou até mesmo uma escola militar de direção para a primeira habilitação

  172. Raimundo Lima Diz

    Essa senadora não tem cérebro não.
    Ja estão matando com a obrigatoriedade imagina sem.

  173. Paulo Diz

    Katia Abreu .o Brasil precisa de pressão com vc .q deus abençoe. Q aprovem esse projeto .

  174. Paulo Diz

    Eu concordo plenamente com o senado sim .pois não precisa de alto escola pra se aprender dirrirgir .eles rova os condutores na cara dura e ninguém faz nada conheço pessoas q dirige a anos sem CNH e nuca causou acidente.almas condutas errada no trânsito não tem nada aver com CNH .mas sim com caráter do condutor.fui assistir um exame de auto escola e fiquei estarecido com os abuso comedido por parte dos agentes.e pra piorar a situação. Vc faz baliza no plaino e na hora do exame faz baliza na subida .só pra vc errar tem pessoas na minha família q reprovou .e dirrigem melhor doq qualquer um recém abilitado Katia Abreu .parabéns pela iniciativa.eu já tava querendo denunciar essa mafia

  175. Jose Francisco Diz

    Boa tarde. Se acabar com as auto escola nao vai diminuir gastos. Por que os órgãos competentes não diminuir as taxas a carga horária? Pois as auto escola paga taxas de informação teórico e licença de aprendizagem. Só pra informar o detran que o aluno vai fazer as provas. Outras coisas as exigências do Detran contran é danatran só aumenta as despesas da auto escola. Fora os custos com o competentes funcionários e encargos do governo. Antes de acabar com as auto escola que dão emprego diminiu os encargos e de incentivo pra mesma poderem ofertar melhores preços com a qualidade melhor de aprendizagem ok.

  176. Jose Francisco Diz

    Boa tarde. Se acabar com as auto escola nao vai diminuir gastos. Por que os órgãos competentes não diminuir as taxas a carga horária? Pois as auto escola paga taxas de informação teórico e licença de aprendizagem. Só oracfizer ao que o aluno vai fazer as provas. Outras coisas as exigências do Detran contran é danatran só aumenta as despesas da auto escola. Fora os custos com o competentes funcionários e encargos do governo. Antes de acabar com as auto escola que dão emprego diminiu os encargos e de incentivo pra mesma poderem ofertar melhores preços com a qualidade melhor de aprendizagem ok.

  177. Cida Diz

    Concordo com o fim da obrigatoriedade. Quem desejar contrata um professor particular ou estuda com a família. Faz a prova depois.Fica muito caro realmente.

  178. Menezes silva Diz

    Alto escola e só uma forma de roubar, roubar e roubar um trabalhador.
    Acabe mesmo será ótimo pra muitos que já tentaram e até hoje são reprovados, pra ter buscar mais dinheiro pra deixar pra l… Que só querem tirar do bolso
    Se beber não dirija.

  179. Cirlene Diz

    Diante dos fatos acho viável que reduza o valor para que ninguém fique prejudicado. O aluno que vai para a banca já tem noção do que foi ensinado. Poderia sim melhorar a questão para adquirir a habilitação em todos os sentidos. Fui reprovada por ficar muito nervosa quando chega no local e quando o avaliador vê um erro e crítica, o que faz piorar ainda mais. Aí vem os preços absurdos para fazer tudo novamente e passar pelo mesmo processo. É muito dinheiro envolvido.

  180. Jose Antonio Pereira Da Silva Diz

    A realidade 70 % dos acidentes, são de embriaguez, 10 % irresponsabilidade ,10% Brigas de casais no volantes por ciúmes, e 10% daqueles sem habilitação!
    Auta Escola, deveria sim, serem extintas por exploração de custos.
    Se tivessem controles no valores, diferenciados, por exemplo: Que tem padrão alto , pagaria mais caros, e quem tem padrão baixa – renda, pagaria taxas bem mas conta…

  181. Jose Antonio Pereira Da Silva Diz

    A realidade 70 % dos acidentes, são de embriaguez, 10 % irresponsabilidade ,10% Brigas de casais no volantes po ciúmes, e 10% daqueles sem habilitação!
    Auta Escola, deveria sim, serem extintas por exploração de custos.
    Se tivessem controles no valores, diferenciados, por exemplo: Que tem padrão alto , pagaria mais caros, e quem tem padrão baixa – renda, pagaria taxas bem mas conta…

  182. Luiz Carlos Diz

    Eu perdi muito dinheiro em Auto escola ,inclusive já fiz treinamento com um instrutor viciado em maconha e cocaína , pagava de CR$1.500 a 2.500 e não respeitava o meu horário de aulas e me desrespeitava pedia pra eu sair do carro e falava pra mim que meu horário acabou ou quando eu estava dirigindo pedia pra mim dar 1hora da minha aula pro amigo do instrutor que depois eu teria uma forra nessa 1 hora de aula que eu estava perdendo, vou falar é uma Auto Escola de Macaé RJ , me despedia e me deichava na pista minha nota pras Auto Escolas É 0 .

  183. Carlos Diz

    Eu perdi muito dinheiro em Auto escola ,inclusive já fiz treinamento com um instrutor viciado em maconha e cocaína , pagava de CR$1.500 a 2.500 e não respeitava o meu horário de aulas e me desrespeitava pedia pra eu sair do carro e falava pra mim que meu horário acabou ou quando eu estava dirigindo pedia pra mim dar 1hora da minha aula pro amigo do instrutor que depois eu teria uma forra nessa 1 hora de aula que eu estava perdendo, vou falar é uma Auto Escola de Macaé RJ , me despedia e me deichava na pista minha nota pras Auto Escolas É 0 .

  184. Narruria Javaé Diz

    Olá! Então pessoal, estão querendo tirar por causa de custo de CNH por causa de inflação do preços de 3.000,00 em alguns regiões deveria propor para diminuir esse valor e não tirar Auto Escola, porque aprender a dirigir e pilotar moto qualquer um realmente pode ensinar, mas nem todos vão aprender ensinar regras da legislação de Trânsito brasileiro, noções de primeiro socorro no trânsito, meio ambiente em referentes na estrada pelo os condutores, placas, noções de área mecânica…etc
    Não tem necessidade de tirar somente por causa de custo de valor.

  185. Julio Barcelos Diz

    Eu também sou a favor de acabar com as auto escola, só pra roubar do povo. Ainda bem que só paguei pra tirar de moto, e paguei muito caro, dirijo carro moto caminhão a muitos anos e sempre respeitei o trânsito . Mas muitos não respeitam. As auto escola cobram caro demais e não ensinam quase nada. As pessoas só vai aprender com o tempo.

  186. Ivanildo Barreto Diz

    Sim, apoio esse projeto . A auto escola não preparo cidadão para o trânsito. Apenas dispõe de veículos para o mínimo de treinamento. Não sendo obrigatório. Acredito que a preocupação da auto escola será de oferecer serviço de qualidade com instrutores realmente capacitados para ensinar e abrindo espaço para o que já existe: Instrutores particular que realmente fazem a diferença no ensino das habilidades para o trânsito.

  187. Nelson Diz

    Se conseguissem acabar com a máfia dos examinadores que provocam terrorismos para os alunos serem reprovados já estariam ótimo. Hoje quem consegue pagar a propina para ter o direito de ser aprovado pode até derrubar as balizas e subir na guia que está aprovado. Quem não paga só de olhar na cara do examinador ele já reprova. Já vi examinador ficar medindo com a prancheta a distância do pneu com a guia para poder reprovar, porque sem medir o aluno seria aprovado por qualquer um. Nesse dia esse examinador foi vaiado pelo público presente que acompanhavam e aguardavam para fazer a prova.

  188. Jhony Flávio Diz

    Não tenho CNH porque é MUITO CARA, mas piloto há 2 anos. Sou mais consciente no trânsito do que MUITOS “HABILITADOS” por aí.
    Sou super a favor dessa mudança. Quem é contra, não deve ter lido direito a proposta da senadora ou deve ser bancado pelos pais e não sabe o preço das coisas.

  189. Santos Diz

    Essa obrigatoriedade é muito abusiva e irresponsável passa quem eles querem essa lei deve ser aprovada sim, agora a fiscalização deve continuar e ser cada vez mais exigentes com aqueles que são abusivos na direção e cuidados com o veículo.

  190. Wellington Rodrigues Diz

    Deus abençoe, uma exploração essas escolas perdi um bom dinheiro sem suporte nenhum ainda queriam mais dinheiro. Na época paguei avista uma nota. Nunca mais voltei pra tira.

  191. Valdemir Diz

    Milagre, uma petista querendo melhoria para o povo. Li comentários contrários, referindo-se que as aulas teóricas e práticas seriam retiradas, mas não é isso que trás no texto, a pessoa interpretou mal, sem contar que não vai tirar o trabalho desses profissionais e muito menos acabar com as autoescolas, pelo contrário, criará mais oportunidade de trabalho. Já trabalhei em autoescola, sou anti esquerdista voto no Mito, não gosto dessa Erica Kokay, mas torço que isso seja aprovado no Senado, Câmara e sancionada pelo presidente Bolsonaro.

  192. Lopes Diz

    Autoescola não é para aprender dirigir é somente pra tira a habilitação simples assim e gerar emprego

  193. Billy Diz

    Apoio demais, não vi diferença nas aulas q fiz, só gasto de dinheiro, professor só lia oq estava na lei, tive q aprender um pouco por mim mesmo! Lembrando q trânsito q temos violento já são de pessoas habilitadas, vai continuar violento tanto faz ter auto escola ou não, esse problema já é outra questão!

  194. Yura Diz

    Até que em fim cara gasta um pt dinheiro com inscrição e matrica +aulas teórica quando não passa tem que pagar mais ainda o prazo passa e tem que pagar mais ainda.
    Paquei quase 2 mil.

  195. Nina costa Diz

    Eu concordo com as aulas do Auto Escola sim, acho que o cursinho CFC muito extenso, deveria reduzir para um final de semana tipo assim. Agora você precisa se locomover de onde estiver ir semana toda, fazer cursinho, alto custo isto,” muitos alunos vão dirigindo seu próprio carro” muitos sabe lá como chegam. Reduz isto para um final de semana e pronto……no dia da eleição não acabam co seu domingo????? Senso obrigatório Votar? Então pense nisto.

  196. Sílvia Maria Porciuncula de Sá Diz

    A auto escola para aulas práticas sim devem ser abolidas.A pessoa deve ter o direito de escolher fazer ou não aulas de direção. Auto escolas só têm roubado dinheiro do povo descaradamente.Se realmente elas fizessem diferença, os acidentes de trânsito já teriam sido reduzidos o que todos nós sabemos que é crescente à cada dia .Parabéns à senadora e que seja aprovado seu projeto de lei.Com certeza favorecerá o desenvolvimento e crescimento da nação.

  197. Alcides Diz

    99,99% dos brasileiros ainda não tem condições psicológica e moral para que essa lei venha entrar em vigor. O tempo que essa digníssima senadora está pensando em aprovar essa lei, pq não pensa em incluir a matéria de legislação de trânsito, primeiro socorros, nos colégios públicos, e desde cedo nossas crianças e adolescentes aprende a respeitar o trânsito, respeitar o pedestre, e com 18 passem por uma avaliação prática para tirar a carteira. Cria se uma auto escola pública. Não precisa pensar muito para saber que a aprovação dessa lei vai ser um massacre no trânsito. Qualquer doido pode pegar um carro e sair matando por aí. Não basta pensar que o valor da auto escola é cara que eles roubam bla, bla. . E cara é, tem que pensar em política para acabar com esse valor, não no meio de avaliação para tirar a carteira. Você faria uma cirurgia Qualquer com um médico que nunca pisou na faculdade???

  198. Francisco batista Diz

    🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 é deu ruim pras autos escolas não vai arrancar mas dinheiro do povo se isso for verdade eu sou a favor 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 😂😂😂😂🤣🤣🤣.autos escolas do Brasil aceitem que dói menos 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣😂😂😂

  199. Anderson r m Diz

    Alto escola não encina dirigir.. e só um caminho para conseguir o documento cnh .. vamos pensar um pouco você tem uma cnh B troca para D você aprendeu dirigir caminhao onde kkkkkk na alto escola nao foi até por que para ser um profissional você teria que ter no mínimo 2 anos para ter noção de um cargueiro então onde você aprendeu depois que pegou a cnh D eu aprendi com meu pai então quem falar que alto escola ensina a dirigir e por que é dono de uma alto escola e não quer perder sua mamadeira de leite mas vai acabar sim bandidos

  200. Ana Diz

    Eu que não tem que acabar com auto escola acho que tem que diminuir essa tava de aluguel do carro se vc não passar na prova de direção que é um absurdo vc pagar tão carro pra usar o carro um dia só que é no dia da prova

  201. Celso Diz

    É impressionante o comentário acima carregado de viés esquerdista de que precisamos da auto escola,e sempre tem um argumento chulo e travestido de uma justiça camuflada com uma hipocrisia mórbida que causa nojo e repulsa.parabens senadora o que agente precisa nessa sociedade é menos burocracia em todas as áreas e que o povo tenha mais acesso aos direitos básicos.só pra lembrar nós estados unidos não tem essa obrigação de auto escola.mas segundo as estatísticas 90% da população que dirige morreu por falta desse recurso segundo a estatística do data folha.num tô mais aguentando mimimi.

  202. Miqueias b silva Diz

    Sim fim das autoescola!! Criam dificudade pra vander fasilidade .

  203. Vagner Diz

    Tá serto não precisa que auto escola seja obrigatório tem que ser opcional assim como aula teórica também porque permanecendo as provas vai saber se o candidato tem ou não condição de conduzir veículo

  204. I.C.B Diz

    Algumas pessoas defendem as autoescolas.
    Mas a realidade é que as autoescolas só vendem CNH.
    Porque se realmente aplica-se como conduzir, não haveria tantos irresponsáveis no volante!
    Conduzir não é sentar no veículo e sair trocando marcha.
    Não se tem cortesia, apenas egoísta que se sentem o melhor no volante.
    Quanto melhor é maior seu veículo, se sentem donos das ruas e estradas…
    Cheios de direitos e nunca estão errados.
    Antes de entregar uma habilitação é necessário educar o ser humano!!!

  205. Carlos Diz

    Tudo o que é obrigatório não é bom. Chega daqueles carrinhos coloridos atrapalhando o trânsito. Por outro lado os municípios devem criar espaços seguros para que os interessados possam treinar acompanhados de pessoas habilitadas ou de instrutores particulares. Os instrutores também são vítimas da ganância dos donos de Auto Escola. Parabéns pra senadora. 🚦🚦🚦

  206. Valdeci Diz

    Já devia ter acabado muito tempo eu aprendi só com algumas pessoas me instruindo me formei motorista de coletivo e até hoje não tenho nenhum acidente no meu currículo a mesma coisa eu passo para o meu filho que também é um bom motorista chega que a gente só perder só pagar só pagar no país mercenário pra

  207. Jesiel Diz

    Deve tirar mesmo sim…. Tem muitos dirigindo sem carta já

  208. Jesiel Diz

    Deve tirar mesmo sim…. Porque de qualquer jeito tem pessoas sem carta dirigindo… E sai empinando moto sai de carro escondido.

  209. Jesiel Diz

    Deve tirar mesmo sim…. Porque de qualquer jeito tem pessoas sem carta dirigindo… E sai empinando moto sai de carro escondido.. você que fala que tem que ter é porque faz parte dessa laia de vagabundos ladrões que fica pegando dinheiro do povo.. vai trabalhar ralar

  210. Alberto Conti Diz

    Basta que as provas sejam rigorosas. Quem não for aprovado que continue pagando auto escola

  211. Amilton Diz

    Eu acho que deveria acabar a CNH, quem tem, tem, quem não tem, não tira mais , vai diminuir muito o número de motoristas burros no trânsito e a quantidade de carros nas ruas, e quem for pego dirigindo sem CNH , prisão perpétua. Só isso.

  212. Jorge Diz

    O problema não são as auto escolas.
    Pois se fosse assim quem já dirigi não seria reprovado.
    São 45 aulas teóricas e 20 práticas.
    Seria melhor inverter a quantidade de aulas.
    O povo brasileiro já esta cansado de políticos sempre em época de eleição surgirem como o salvador da pátria.

  213. Carlos Diz

    Por que nos EUA não tem auto escola e aqui tem que ter?
    Por que nos EUA a pessoa não passa pela auto escola e as leis são cumpridas?
    Boa noite!!!

  214. Luciano Diz

    Se aprovado, será a melhor proposta e o fim da roubalheira. Essa vergonha chamada auto escola.

  215. Ana Pamplona Diz

    Que seja aprovado esse projeto da CNH para o Brasil! Precisamos de projetos para beneficiar as pessoas em geral independente de privilegios! Somos carentes de bons projetos! Que venham mais mentes iluminadas.

  216. Paulo Sérgio da Conceição Oliveira Diz

    Esses donos de auto escolas são uns verdadeiros sangues sugas malditos na minha cidade natal Santo Estevão os donos de auto escola são policiais que persegue os condutores não habilitados forçando assim os mesmos a tirar a CNH nas escolas deles.Parabens pra Senadora que apresentou o projeto de lei é preciso acabar com essa mamata logo

  217. Marli Diz

    Pior que é mesmo.

    É um absurdo de caro

    E quando vc termina de tirar a carteira.
    Ninguém te dá um suporte .

    Poderiam dar ao menos uma aula de segurança pra vc dirigir na rua .

  218. Samuel Diz

    Tem que acaba mesmo com está patifaria das auto escola que não evita acidente no trânsito o que leis turas

  219. Renato Montes Diz

    Sim, ótima iniciativa, e que fique claro a lei não e pra assegurar aos futuros motoristas que não façam provas e que comprovem capacidade para dirigir, mas somente tirar das auto escolas essa atribuição que infelizmente de forma geral fazem muito mau uso dessa prerrogativa impondo aos alunos inúmeros custos financeiros e de forma pouco transparente.

  220. Kalila Diz

    Ao invés de não ter as aulas de direção, nas auto escola deveria e não ter que fazer exame psicológico para dirigir táxi somente fazer quem realmente vai dirigir o táxi.Aonde você usar aqueles desenhos de torneio mecânico na hora de dirigir, se estou vendo que vou atropelar alguém eu não vou usar desenhos irei usar a embreagem e o breque.

  221. RENATA DOS 0 SANTOS P Diz

    Fui reprovada já p3 vzs esto tentando tirar a minha da última vez nem a moto eu liguei já fui reprovada aos berros pelo delegado q estava nos acompanhando gente e mtttt abusoooo….a máfia corre solta e nos ficamos nas mãos deles td q quero é ter minha habilitação como muitos q estão lutando pra ter esse direito….

  222. Ivan Diz

    Eu achei muito legal a porque as Auta escola, espero muito do cidadão visando só em lucrar .

    O pior é que elas não dão garantia de aprendizado para os alunos , elas fazem questão que os alunos fique reprovados ,para cobrar valores abusivos.
    Tem pessoas que fica reprovados mais de 5 vezes para poder passar na prova.
    Eu conheço pessoas que faram aprovado mais não se sentem seguro no trânsito, pois dirigir mesmos nós só sabemos com o tempo no dia a dia. E não na Auta escola.
    Hoje em dia qualquer criança sabe das regras de trânsito.
    Ou seja Eu sou ablitado na categoria D a muitos anos sei de quase tudo sobre trânsito e tentei tirar a categoria A e fiz tudo certinho nos treinos só porque competir um erro por falta de pratica.
    Fui reprovado e teria que pagar tudo de novo, a foi um dinheiro jogado fora pois não tive mais dinheiro para pagar de novo .
    Eu aprovo essa lei . Parabéns já estava na hora de alguém ver isso.

  223. Cris Diz

    Esse projeto sem condições de ser aprovado!!
    Os alunos precisam fazer aulas na auto escola com instrutores capacitados, para assim se tornarem motoristas responsáveis de acordo com as leis de trânsito, chega de irresponsabilidades, deveriam fazer projetos para melhorar as leis de trânsito.
    Que esse projeto caia por terra e seja queimado em nome de Jesus!!🙏🏻🙏🏻

  224. Aline Diz

    Eu acho que o deveria mudar é a forma de avaliação. As aulas deveriam ser gravadas e terminando a carga horária exigida, dizer se aprovado ou não, de acordo com seu dia a dia no trânsito.

  225. Jefferson Diz

    Não sei pq autoescola, a maioria sai sem aprender mesmo. Olha os últimos anos a irresponsabilidade de muitos. Nem sinal de seta sabem dar.

  226. Manoel Mota Diz

    Tem que acabar mesmo gostaria que fosse para categoria. E. Também

  227. Pablo Oliveira Diz

    Meu Deus quanta asneira se fala , não há responsabilidade em se opinar , se começar com a ideia de diminuir custos e não medir a responsabilidade para com a vida , em breve não será mais preciso frequenta uma faculdade para se formar pois é caro e não há vagas suficiente na rede pública etc etc … Por favor isso é falta do que fazer dessa senadora .

  228. Cirlene das D. Santos Diz

    Bom mesmo seria acabar com essa burocracia para tirar carteira principalmente por pequenas coisas que fazem perder ponto, o que eu acho um absurdo vendo muitas coisas erradas no trânsito que, “certas pessoas fazem depois que estão com a carteira na mão” Estou gastando um absurdo sendo reprovada. Acredito que estou apta para dirigir com os ensinamentos do instrutor e admito que fiquei nervosa por estar diante de dois avaliadores, muitas vezes sem paciência. Talvez simplificar para não complicar.

  229. Cris Diz

    O tranzito não é violento…
    pessoas são irresponsáveis com ou sem auto escola vai ter esse tipo de gente no trânsito e em todo lugar inclusive em auto escola tem gente assim
    Deveria ter uma prova psicológica sobre respeito e atitude em condições adversa pra libera a pessoa pra dirigir ou não
    Conheço pessoas habilitadas que não tem capacidade de dirigir e pessoas que dirigem muito e não tem capacidade de tirar carta
    Então não vejo necessidade de auto escola, nem de outros departamentos que só existem no Brasil

  230. RALF da Conceição de Lima Diz

    Acabem com as auto escolas e criem um aplicativo tipo a Uber para a contratação de instrutor de transito, por favor

  231. RALF da Conceição de Lima Diz

    A solução é acabar com as auto escolas e criar um aplicativo para a contratação de construtores.

  232. Lildineia Diz

    Tem que acabar com auta escola mesmo

  233. Brito Diz

    Espero que não seja aprovada essa lei, porquê caso seja aprovada vai morrer mais gente inocente no trânsito,OBS pra vcs que querem que seja tirado a oito escola ,pergunto a vcs quanto custa uma vida???.

  234. Ronaldo Diz

    Gente pelo amor de Deus estao querendo diminuir o valor… Ainda sera nescessário provas tanto teórica quanto prática… Quem quiser passar vai ter q estudar e conhecer as leis… Simplesmente vais ser escolha do candidato estudar sozinho ou na auto escola… Mas se nao passar nas provas nao vao ter habilitação… Vei é so ler a matéria

  235. Gilsantos Diz

    Tem que acabar e com as provas do Detran …porque com auto escola..quem reprova e o Detran não e auto escola…eu achava que tinha que ter prova de Detran .só deixa frustrado na hora da prova ..ea pessoa fica nervosa na hora ..e acaba perdendo por nervosismo e pressão …a auto escola ajuda aprender ..mais quem reprova e o detran.tinha que continuar a auto escola e tirar a prova do Detran..ficar como fosse um curso e aí a própria auto escola tinha que dar o seu aval pra saber só vc tá bom pra dirigir simples assim..

  236. Patrícia Diz

    Super concordo em ter auto escola e uma preparação pra enfrentar um trânsito perigoso
    Mais já não concordo com o preço abusivo que cada auto escola pratica já que é um documento teria que ser de graça

  237. Zenilton Pires Diz

    Essa senadora está de parabéns, temos que diminuir mesmo o custo da CNH, pois tem pessoal que sabe dirigir e não consegue tirar a CNH por ser muito caro, eu tirei a minha em 1989, não fia aulas pela auto escola e nunca fiz nenhuma besteira no trânsito, depende do caráter e educação de cada pessoa, pode as autos escolas da aulas práticas e a pessoa escutar por um ouvido e sair pro outro,e pagar sua CNH e sair matando os outros por ai

  238. Cleiton Diz

    Nao concordo e quem gastou para tira , vao devolver o dinheiro nao ne
    Do mesmo jeito que quem nao tinha dinheiro para fazer as aulas , e mesmo assim foi obrigado a pagar os outros tambem tem, tem que subi a idade porque tem muito moleque de 18 anos sem noçao ainda nas ruas

  239. Maria da Paz Gomes de Oliveira Ramos. Diz

    Até concordo de ter um instrutor pras aulas práticas de direção, isso é muito importante, mas pra falar a verdade o que mais prejudica é o alto custo abusivo que as auto escolas cobram pra tirar uma CNH, e pra fazer uma inclusão por exemplo; de moto ou de carro, é praticamente o mesmo preço.
    E tem pessoas que mesmo tendo aulas de direção ou não, nas auta escola,se não tiver a responsabilidade vão continuar agindo como irresponsável no trânsito.
    Eu estou precisando de fazer uma inclusão pra ter a CNH pra moto, mas não estou tendo condições devido o alto custo.
    E sem falar que eu e outras pessoas estão na mesma situação; não tem CNH e quando a polícia para, é uma outra questão de multas absurdas que só dobra prá quem usa o meio de transporte para trabalhar ou ir pra faculdade.

  240. Alice Diz

    A minha opinião é que com ou sem esse procedimento de auto escola. Os professores deveriam fazer seu trabalho bem feito. Porque tou tirando minha habilitação, e já peguei 2 professor um parece q não tem muita paciência pra ensinar & outro é jogando indireta pedindo dinheiro.
    Tenho nojo desse processo de habilitação, e outra que você treina pra passar em uma prova.
    (Onde não pode ter um erro que tem que pagar reteste, ou pagar lá pra te passarem né, se você “errar” algo.
    Agora quero saber onde é que treina pra você aprender dirigir no trânsito.

  241. Roberto Diz

    Tem que acabar mesmo com a obrigatoriedade de frequentar auto escola pra tira carteira.
    Aprendendo com carros particular de alguém,a pessoa aprende mais porque não a limite de aulas.e as auto escola não ensina direito . Pra pessoa ter que pagar mais aulas. Uma máfia.

  242. Eulinedes Albuquerque Pimentel Diz

    No meu ponto de vista tem que ter mais recursos nas auto escola se cobra muito dinheiro e pouco recursos,não pensam no alunos que não tem condições de tirar sua CNH , muitos passam apertado para poder adquirir sua .
    Ex: se o aluno for reprovado nas aulas pra ter uma nova oportunidade tem que pagar para ter uma nova oportunidade ,só pra agendar uma prova teórica o aluno tem que pagar e tem auto escola que cobram um absurdo pra agendar sua prova .
    Eu não acho prudente abrir mão da auto escola mas sim o mais sensato é dar mais recursos e facilidade para se obter uma CNH .
    Falo por experiência própria.

  243. RubensCP Diz

    ÓTIMA PROPOSTA!! CHEGA DE SER EXPLORADO!
    -Para a avaliação teórica, estude em casa. Para a avaliação prática, aprenda com parentes ou amigos.
    O resultado só dependerá de vc.
    SIMPLES ASSIM!!

  244. Wandro Diz

    A maioria dos acidentes de trânsito são cometidos pôr pessoas com CNH daí vêm ó X da questão os abilitados se sentem nó direito de atropelar um pessoa é esperar a polícia só pôr que tem uma CNH na mão ou seja CNH não e uma carta de tirar Vidas

  245. Julio Diz

    No momento que existe legislação para o trânsito, é necessário! Como um condutor vai pegar uma via sem o conhecimento? Precisamos de curso superior para os advogados? e passar por uma prova super rigorosa? Acho que tbm seria desnecessário enriquecer as universidades….

  246. Rosilene Diz

    Compreendo a proposta de reducao de custo da senadora, reduzir o custo porsi só nao vai trazer soluçao pra melhorar a educacao no transito, ela deviria acrescesentar na proposta dela a exigencia de ser disciplina nas escolas apartir de 16 anos , assim os adolscentes qdo chegasse na maior idadre ja estava cinscientizados da responsabilidade de conduzir um veiculo.Educacao no transito te que ser disciplina o rigatoria as ecolas.Reduzir custos so nao resolve, ajuda mas nao resolve, com chance ate de fazerem novas profissoes.

  247. Adriano Diz

    Muito bom ,eu fiz minha CNH em 95 e não fiz auto escola fiz a C direto pra caminhão hoje sou motorista de carreta a mais de 20 anos e sempre dirijo com responsabilidade até poderia ter auto escola mas tá muito caro o pobre coitado que quer entrar no mercado de trabalho não tem condições de pagar isso virou uma fábrica de dinheiro sou a favor de ter um curso e mostrar uns vídeos bem pesados e perguntar quer ser motorista se a pessoa for forte vai continuar aí sim e não cobrar esse absurdo e qualquer um sai aí fazendo m na rua

  248. Naya Diz

    Precisa ficar claro que não vai deixar de existir provas teóricas e nem práticas junto ao DETRAM. Também pode ter professor particular cadastrado pelo Detran, para quem quiser. É só lerem e entenderem a matéria. É uma ótima solução, pois aqui no meu estado custa mais de 3 mil para fazer uma habilitação. Inviável. Então que seja aprovada logo.

  249. Jose Rodrigues Dos Reis Diz

    Olá bom dia a todos meus amigos é amigas .olha por favor não mim ignorem se estou sendo rude com vcs que concorda com a opinião da senadora em dar fim nas autas escola. Olha eu particularmente nao concordo pois sou de família pobres é que realmente nem lugar pra nos morarmos não tinharmos as coisa muito dificil vcs mesmo como as coisa são dificil pra quem não tem pode aquisitivo algum .mesmo assim com ajuda de Deus vim obter aminha CNH depois de velhor resumindo. Pessoal so penso que poderia ser mais inconta para todos que querem obter.mim desculpe mais os nosso governantes nunca fsz nada pra nossa que estamos ca embaixo na piramite que na verdade e a base é tbm sustentabilidade de tudo e de todos oq e dicifil pra nos que samos fracos e facil pra eles.um braço a todos.

  250. Aliete Diz

    Eu estou querendo tirar minha CNH, mais estou até com medo,meu marido foi reprovado 3 vezes,por coisa mínima,sabe dirigir muito bem,eles reprovam só pra ganhar mais dinheiro, agente não tem nem pra tirar a primeira vez,imagina ter que pagar 4 vezes, isso é um absurdo,eles só aprovam quando eles querem msm.isso precisa acabar.

  251. Luciana Diz

    Parabéns senadora finalmente ,estão te criticando falando que vai causar mais acidentes,você que fez o comentário está errado,mas respeito sua opinião, o que causa acidente é pessoas imprudentes, que não respeita seu próximo e não tem amor a sua própria vida, aí ele vai ter com do outro.

  252. Josenildo Diz

    Até que enfim, alguém viu o que esta acontecendo com relação a CNH’s no Brasil, apenas os donos se auto-escolas que literalmente “lavam a burra” com esse comércio super lucrativo e ainda por cima, super faturado, vejam só 80% do valor cobrado é lucro da auto-escola. E não venham com mi-mi-mi em afirmar sobre a importância ou qualidade das aulas teóricas e práticas oferecidas pelas mesmas, pois o cidadão terá de se submeter aos testes práticos e teóricos junto aos Detrans, ou seja, é de interesse do candidato a ter uma CNH, estudar e se capacitar para que então seja aprovado conforme seus méritos, sem que para isso seja obrigado a pagar uma fortuna para as auto-escolas, pois vivemos em um mundo mais acessível para a informação, ou seja, material de estudo na Internet tem de sobra, e para se qualificar no volante, basta praticar. Tomara que seja aprovada essa mudança.

  253. Robert Diz

    Isso e Cúmulo do Absurdo tirar as auto escola . Com elas e o que e agora imagina se não tiver as auto escola o Brasil vai se transformar em uma segunda guerra mundial em termos de morte por dia . Temos que rever esses conceitos que vai prejudicar o trânsito no nosso país.

  254. Paulo Roberto façanha da Silva Diz

    É verdade eu mesmo já tentei fazer a adesão 4 vezes e fui reprovado por mínimos detalhes, isso é uma máfia mesmo ando de moto pelas ruas no meu limite sem cometer infrações , enquanto tem muitos aí que tira a carteira faz um monte de besteiras ; com subindo calçadas andando na contra mão e vários irregularidades.

  255. Felix Diz

    Tem que mudar mesmo pois anos a traz não era obrigatório passa por auto escola .
    Pessoa que passaram por auto escola e reprovam três vezes e a culpa não é só do Detran.
    Quem não tem ninguém que possa orientar e que tem um carro para ensinar passe por uma auto escola e quem tem vai direto no Detran.

  256. Gleizer instrutor Diz

    Sou instrutor de Auto escola, olha são poucos instrutores e Auto escola que trabalhão sério.
    Corram das mais baratas e das mais caras.
    A mais barata ilude o cliente.
    A mais cara geralmente trabalha em uma área que o padrão de vida é mais alto , e os proprietários aproveitam disso ,fazem amizade com os alunos fazendo uma lavagem celebram nós alunos e vendem aulas a mais dizendo que o aluno ainda não está preparado.
    Por isso quando for tirar sua carteira (procure um instrutor agregado, procure saber referências sobre ele , aí sim vc estará fazendo um bom negócio.
    Todo o relato acima ,e porque já vivi os dois lados da moeda enquanto fui funcionário, por isso a anos trabalho agregado e zelo pela minha clientela.
    Agora quanto a senadora, desculpe ela está querendo é se reeleger, pois para ensinar vc tem que ter o Dom e gostar.
    Sou Gleizer A .Souza instrutor em Belo Horizonte a sua disposição.
    (31)99628-6985

  257. Pé no Saco Diz

    Pega fogo cabaré, país da moleza.

  258. Gabriel Oliveira Diz

    Uns fala que pai ensinou mau sabe escrever Auto Escola com U e não com L, outros querem culpa as Auto Escolas, e ainda mais querem dar CNH para jovem de 16 Anos, porque estão dirigindo carros e motos sem a CNH, se eles tem dinheiro pra comprar um carro ou moto tem dinheiro para tirar a CNH, encrivel como muitos tem dinheiro para vira a noite bebendo fumando nas baladas, e não tem para CNH, os os jovens de hj não querem trabalhar, nem estudar mas querem carro e moto. E outra o tal de quebra , tirei a minha CNH e não precisei disso, só lembrado que são os próprio alunos que chegam nas Auto Escola e pede, porque são incapaz de aprender, pegam o livro do CFCa não ler e nem ver a regras das aulas práticas, daí chega no dia da prova prática são reprovado e querem culpar o instrutor e a Auto Escola, e depois querem Oquebrar , errado é sim a Auto Escola em aceita o serviço.

  259. Gimar Diz

    Auto escola é um máfia que rouba descaradamente o candidato a habilitação .
    Está senadora está coberta de razão temos que acabar com estes ladrões eu sei bem como funciona esta quadrilha .

  260. Carlos Barbatto Diz

    O que mata em tirar essa CNH é que tem essa maldita prova teórica que impossibilita o aluno de passar no exame, porque nem todos os alunos é um gênio. Si reprovar tem que vender um rim pra refazer outro exame, isso já é ser tirado de burro. Também já ouvi falar que quando passa pró exame prático a maioria dos alunos quem passa é as mulheres. Isso eu até acredito mesmo porque alguns anos atrás eu fui em uma auto escola em franco da rocha pesquisar preço e quando eu entrei na auto escola o dono deu uma mau olhada pra mim insinuando que não era para mim ter entrado na auto escola na verdade ele não quis me atender me olhou dos pés à cabeça e falou para mim esperar me olhando de rabo de zóio depois que eu vi aquilo nem quis mais entrar nesse lixo de auto escola um lugar que só tem ladrão só querem chupar seu sangue os verdadeiros vampiro doidão a auto escola rouba o cidadão.

  261. Ale Diz

    Isso seria muito bom pois aqui na minha cidade de 3 mil habitantes o custo para vc tirar sua habilitação tá 3 mil aí vc sofre para tirar a sua aí quando vc consegue pegar eles fazer arrastão de blitz para tentarem tirar sua CNH então aqui é polícia com alto escola e no final o povo da qui tem que procurar de novo o alto escola para tentarem recuperar seu documento ou fazerem novamente isso é sujo então eu aprovaria isso fim do alto escola

  262. Nivaldo de Souza Diz

    Tem q acabar mesmo é tudo uma máfia auto escola e Detran unidos para estorquir os alunos,Aulas muito vagas ninguém aprende dirigir com apenas 20 ,aulas dadas por proficionais incompetente no fim passado no exame com suborno tem que aumentar o rigor dos exames práticos .

  263. Alan Diz

    é pra ve que esse babaca ” weverton” nao trabalha msm na area.ate pq se escreve” AUTO ESCOLA” SEU sem noçao analbeto….e diga p mim como faz com um monte de pai de família q depe de desse emprevo.cala boca verme…

  264. Vandeco Diz

    Doa a quem doer, CNH sem auto escola e arma na mão do cidadão de bem. #bolsonaro

  265. Edson.gv@hotmail.com Diz

    Muito importante o papel da Auto Escola de trânsito, um tempo para se educar.

  266. Elizier Manoel da silveira Diz

    Tem muita gente que fez a auto escola e faz besteira no trânsito.

  267. Neno Diz

    Existem os dois lados da moeda… Acabar com obrigatoriedade da auto escola….. Acham mesmo que isso vai facilitar a obtenção da CNH? DESCULPEM OS DESAVISADOS!!! Podem até achar que vai ficar mais em conta , mas quem garante que irá ser aprovado nos exames ? Ou seja, vai ser quase impossível ser aprovado, pois vai ficar ainda mais rigoroso, se mesmo com aulas , ensinando todos os macetes para ser aprovado no exame prático , ainda há reprovação ! E quem acha que é fácil ensinar alguém a dirigir, experimente ensinar então, pegue seu carro e de na mão de um cupim de ferro pra ensinar, alunos problemáticos , ,e por aí vai, daí acham que 20 aulas vai se tornar um bom motorista? Isso vai de cada um,cada pessoa tem seu perfi! E tem mais ,hoje é caro sim uma CNH,então quem já tem a sua , sabe o quanto custou, sabe o que passou,então a tendência é zelar por ela !!! Mas mesmo assim,tão cara, tem gente embriagada andando , fazendo racha , várias imprudências, já pararam pra pensar se a CNH fosse fácil de conseguir? Daí mesmo que ia virar uma zona total, pq seria fácil conseguir outra !!! Ou seja, na vida não existe almoço grátis ,o que é mais triste é o fato de que se todos não fizessem tanta burrada no trânsito,com certeza seria mais fácil e mais barato uma CNH,mas isso já é de nossa porca cultura , infelizmente

  268. Elizier Manoel da silveira Diz

    Eu estou de pleno acordo com a senadora.

  269. Mariana Diz

    Concordo com o final das aulas nas auto escolas. Aqui onde moro é Cartel. Gastei 10.000,00 e quase enlouqueci . Maioria dos instrutores não estão nem aí. Aula empurrada

  270. Ana Paula Monteiro da Silva Diz

    Olá !Devemos mesmo acabar com a alto escola.

  271. Nair Diz

    Somos penalizado duas vezes ao sermos multados. Pagar a multa e perdemos pontos na carteira e somos casados caso não consigamos notificar o motorista, quando o mesmo é Free-lancer, e quando a multa chega o motorista já foi embora..
    Acho que quem paga a multa não deve perder pontos, ou vice-versa..

  272. Uil Diz

    Sou contra o preço cobrado pelas autos escolas , mas se acabar vai ser uma bagunça no trânsito. Pois vejo muitos jovens empinando com a moto em vias urbanas onde passa muitos carros e pedestres , nem capacete eles usam . Tem muitos condutores de veiculos que mudam de faixa ou faz conversões sem sinalizar com a ceta.

  273. Daiane Diz

    TENQUE ACABAR COM AS AUTO ESCOLAS MESMO POR CAUSA DE 4 SEGUNDOS EU RODEI POR 3 VEZES CONHECO PESSOAS QUE TEM CARTEIRA E MESMO ASSIM NAO RESPEITA AS LEIS DE TRANSITO SAO UNS IRESPONSAVEIS E INPRUDENTES ..E AINDA POR CIMA DIRIGEM ALCOOLIZADOS .

  274. João Flávio Pereira Diz

    Tá certinho acabar com a quadrilha de roubo os donos de auto escola estão ricos nas custa do povo sofrido.

  275. Pedro Diz

    Vdd isso e totalmente errado..ja temos muitos condutores que n são habitados no transito e causam muito acidentes…sou conduto e a auto escola foi fundamental para que eu soubese como me porta no transito.

  276. Enilson Prestes Diz

    Está Lei dever banida. Eu condição de policial, veio diariamente um trânsito muito violento. Nossos condutores não sabem os artigos do CTB, simplesmente conduzir motos, veículos e similares. Tiram CNH somente alguns por se sentirem mais homens. Os deputados e senadores, devem parar e olhar as vidas que circulam nas ruas. Sou contra, os CFC’s devem ser lei mesmo.

  277. Enilson Prestes Diz

    Boa noite. a

  278. Júlio César Diz

    Infelizmente as pessoas que falam que não necessita de tirar as auto escolas , de uma ou outra é porque já tem habilitação ou acham que tem muito dinheiro,, e o mais engraçado é que muitos “educados e bem de vida ” são os mais egoístas e irresponsáveis no trânsito.

  279. Alexandre Diz

    Eles quando vc fica reprovado ,eles te cobram 350 fazer a prova de direção
    Cambada de vermes..

  280. Bruno Henrique Moreira Basto Diz

    Concordo plenamente.
    fim das auto escolas virou máfia.
    Educação e caráter vem de família.
    com ou sem auto escolas sempre vai ter irresponsáveis… Podemos dar vários exemplos acidentes e irresponsabilidade e falta de respeito tudo isso e a auto escolas não pode evitar…. Responsabilidade vem de cada um…

  281. Marcos Diz

    Eu concordo com as retiradas das auto escolas para CNH entretanto uma pessoa fazendo auto escola ou não ela pratica o mesmo ato de crime então não há diferença nenhuma se tirar não quer dizer que só porque tirou os auto escolas que as pessoas vai sair dirigindo como doido todas aquelas que fizeram todo o processo para tirar uma CNH já está dirigindo como doido o certo é aprovar essa lei de não auto escola e continuar mudando as pessoas porque documento é uma coisa séria carro é uma coisa séria direção é uma coisa séria a partir da hora que a pessoa pega uma direção ela está responsabilizando pelos atos

  282. Getulio Diz

    Eu sou à favor, pois à auto escola só ensina á retirar a carteira, ñ ensina a dirigir, isso é com o tempo e nescessidade, eu aprendi com meu papai, e tudo que sei foi atravéz dos seus ensinamentos, minha educação, para aprender às leis de transito e só ler, pois ficar olhando na internet ñ ajuda, ainda mais que à maioria ñ sabe olhar e ver à informação, Lendo todos aprendem.

  283. Adriana Diz

    Graças a Deus 🙏 vai acabar com essa máfia.

  284. Antônia Diz

    Aí tem….essa senhora tá dificultando por que??? Onde já se viu aprender com parentes? E o instrutor, vai ensinar aonde? Vai comprar carro, adapta-lo (e fazer uma mega dívida sem necessidade)??? Detran vai ter condições de fornecer carro pra toda uma vastidão de instrutores, incluso nos interiores onde eles, o Detran, são ausentes? Essa mulher não que dizer que o parente dela não consegui passar na prova, isso sim!

  285. José Arimatéia Soares Gregório Diz

    Acho que o trânsito é formado de cidadãos que tiraram o sua sua CNH,e portanto os acidentes de trânsito, não está ligado a auto escolas, a lei sendo aprovada é um benefício ao cidadão o cuidado no trânsito responsabilidade de todos independente de auto escolas, até porque as aulas da auto escola não são capazes de te ensinar a dirigir. E o que se ensina nas aulas não necessariamente é o que cai na prova teórica, sei porque fiz as duas agora poucos dias atrás.

  286. Luciana Diz

    Este governo de hoje está sendo visionário. Precisa ser aprovado sim . Vai ajudar milhões de brasileiros .
    Todo mundo gostaria de viver nos EUA, usufruir dos benefícios dos EUA. Mas quando o Brasil quer trazer o que deu certo lá pra cá. Alguns criticam . Mas nos EUA os jovens desde os 16 anos a maioria ja tem carro e aprende a dirigir com os pais ou amigos . Fazem a prova escrita e pagam apenas $25 dólares a de carro não pagam nada . Lá tem a opção de você escolher fazer aulas com o instrutor e pagar por hora. Em 3 dias está com a carteira na mão. Eu tenho a minha do Brasil e tirei dos EUA. E minha filha a primeira carteira dela foi lá e só fez 3 aulas pagas e comigo uma semana e já tem o carro dela e pega grandes rodovias com 19 anos que ela tirou . E já faz 3 anos e numca bateu e vai todo dia pro trabalho e faculdade .
    Tudo que o sistema do Brasil faz é pra atrasar a educação dos brasileiros . Mas o povo tá acordando . O Brasil não é dos manipuladores . É do povo que luta pra ter uma luz ao sol. E este dia chega pode acreditar .

  287. Anderson Diz

    EU SOU A FAVOR DE TER AUTO ESCOLA SIM , POIS EXISTEM PESSOAS QUE NÃO TEM ESTUDO E COMPRA CNH FRIA OUTRAS NÃO CONSEGUE ESCREVER NEM SEU NOME, COMO UMA PESSOA VAI RESPEITAR O TRÂNSITO E OS PEDRESTRES, O CERTO É TER TOXICOLÓGICO EM PRIMEIRA VEZ QUE FOR TIRAR A CNH POIS AS MAIORES INFRAÇÕES É CAUSADOS PELOS JOVENS, QUE NÃO RESPEITAM A VELOCIDADE E MUITO MENOS AS LEIS DE TRÂNSITO. VOTO (SIM) EM FAVOR DE EXISTIR OS AUTO ESCOLA , MEUS FILHOS SÃO EXCELENTE MOTORISTAS PORQUE APRENDERAM CORRETAMENTE AS LEIS DE TRÂNSITO. SEJAM SENSATOS AQUELES QUE PENSÃO EM VALOR , POIS QUANDO PASSA PAGA UM ABSURDO EM UM CARRO OU MOTO E NÃO QUESTIONA O VALOR E PORQUE PARA TIRAR A CNH, ESTÃO DIZENDO QUE ESTA SENDO LESADOS, PENSAM MUITO BEM POIS O QUE PERDEMOS AMANHÃ SERÁ TARDE PARA SE ARREPENDER, SOU A FAVOR SIM. POR UM TRÂNSITO MELHOR POR UM BRASIL MELHOR.

  288. Pereira Diz

    Muito acidente,porque o candidato aprende uma coisa depois pega a CNH acha que bom demais,sem falar nas cachaça que ingerir, a educacao vem de berço.ta achando que ensinar um condutor e pra qualquer um tem que ter técnica,um programa de aula passo a passo igual uma faculdade agora deputada quer desfazer,desfaça creio que as auto escola vai gostar porque não vai precisar pagar esses impostos caro do governo vão trabalhar livre. Precisa fazer uma pesquisa de quanto as auto escola gasta todo mês pra pagar exigência Detran, prefeitura ,INSS,luz ,água ,FGTS,alvará do Detran, taxa de aplicativo .aluguel,vê aí deputada.

  289. Sergio Diz

    Acaba mesmo com as auto escola,vocês vão ver quantos motoristas arriscando encinar seus parentes ou amigos no trânsito, vocês não sabem o que o instrutor passa pra encinar um condutor,só tendo técnica e muita responsabilidade pra encinar,tá pensando os CFC compra um carro novo na faixa de 100 mil reais pra acabar, que que cobra uma aula de graça, o deputada faz um programa pra pagar ou reduzir os custos dessa cnhs, reduz seus salários absurdo com tantas mordomias aí dentro desse planalto, um bando de ratos ,o rato ainda vai lixo saciar sua fome,vocês estão roubando tirando da bouca de muitos dos brasileiros que estão passando fome.

  290. Manoel Diz

    Seria uma boa, mas tem alguns pontos que a pessoa se atentou. Um deles é a orientação sobre sinalização de trânsito que mesmo esses que frequentou auto escola não os conhece. É uma vergonha ainda tem gente que se acha motoristas, vai estacionar liga o pisca alerta, o nome já diz tudo alerta, se vai estacionar liga a seta isso é o correto. Carro quebrou está em movimento liga a seta para os motoristas quem vem atrás saibam que vcs está indo para direita ou esquerda, agora os indivíduos liga pisca alerta para tudo, aí vc pergunta onde tirou a CNH…na auto escola. É tão que diferença faz na auto escola ou direto no Detran em mateira de educação de trânsito da na mesma. Agora financeiramente aí sim faz diferença.

  291. Mau Rock Diz

    Já era pra ter aprovado essa Lei.

  292. Manuel Diz

    Eu também nunca precisei de auto escola e também dirijo desde de 1982, graças a Deus, nunca me envolvi em acidentes. O que vale sim é a responsabilidade ao volante quando estamos dirigindo e nunca misturar bebidas e nem drogas para de chegar ao destino requerido. Com fé em Deus se chega aonde planejamos.

  293. Marcelo Magno Diz

    Colocar pessoas no trânsito sem terem feito auto escola pode trazer consequências graves, se muitos que fazem a auto escola, depois deixam de seguir e respeitar as leis e regras de trânsito, imagina então sem fazer auto escola. Não estou defendendo auto escolas não, apenas alertando para esse projeto que parece mais para conseguir uma reeleição do que realmente pensar no bem da população. Essa deputada deveria fazer um projeto reduzindo os valores cobrados pelas auto escolas, isso sim, ao invés de propor para colocar no trânsito pessoas sem o devido preparo.

  294. Sílvia Diz

    Em vez das auto escolas receberem, irá todo o dinheiro para o Detran. Ou seja, para governo. Só isso.

  295. Kelly Diz

    Acho que tem quer estudar uma forma mais viável para aprovar os candidatos os examinadores são ruins por coisa boa reprova além de deixar os candidatos nervosos. Somos reprovado as vezes por coisa que se adquiri no dia a dia no trânsito. Muito difícil

  296. Antônio Diz

    Tem que acabar ou ao menos reduzir esse MONOPÓLIO ESTATAL !… Eu tenho CNH Categoria B . Mas pretendo daqui para o próximo ano classificar para ‘ D ‘ porém já imagino ter que enfrentar tudo de novo ! Teste psicotécnico , prova de teórica em fim !…. Vou ter que tirar dinheiro do bolso novamente para dar aos governos !… Sendo que : como um teste psicotécnico ou prova vai garantir de fato se o condutor está preparado para dirigir ou não !??? 🤔😤🤡

  297. Marcod Diz

    Acredito que retirar ou deixar Auto Escola é apenas uma forma de chamar atenção do povo para uma coisa e esquecer de outras ainda mais importantes. Alimento está com aumento superior a 30% se comparado ao período de 12 meses, gasolina já teve mais de 50% de aumento, energia elétrica absurdo com aumento superior a 25% e quando se fala de salário o aumento não supera 10% e ainda precisa de aprovação se nós merecemos. A dica é primeiro garantir a qualidade de vida para que não fiquemos falando de valores de Auto escola e sim, tenhamos condições de pagar por elas, pela gasolina, caso tenhamos condições de comprar um carro que aumentou 28% ou uma moto que superou os 37%. Vários engodos e ficamos presos a interesses políticos individuais. A escola que precisa melhorar é do ensino médio e fundamental, pois é tanto erro de português que cometemos que reflete que desejamos poder, mas não estamos sequer preparados pra ele. Somos marionetes e tudo já está determinado para o presente e futuro da sociedade.

  298. Marcelo Luiz rodrigues Diz

    Acho que tem temos que busca o meio termo,entre os preços abusivos das autoescola,isso e foto e o não libera demais ,pra não vira bagunça,más que alguma coisa tem que se feita ,com certeza

  299. ALEXANDRE SASSOTO Diz

    Bom eu acho que deveria emcinar as aulas de direção nas escolas 🏫 é lá que todos vão aprender a virar cidadãos não deveria pagar nada para autoescola … lá já faria todos os procedimentos que a autoescola faz tudo de graça para a população que já paga muito insposto vamos acordar BRASIL vamos parar de cer enganados vamos acordar gente…

  300. Stanlei Austin dos santos Diz

    é verdade existe muitos motoristas ótimos que não têm carteira de habilitação na verdade carteira não dirige à responsabilidade está no motorista auto escola é uma máfia é igual política só pra tirar dinheiro das pessoas é um roubo por favor acabem com isso obrigado

  301. Diego dos santos de oliveira Diz

    Isso me ajudaria bastante pois cei dirigir só falta a habilita

  302. Adilio Faustini Diz

    Se temos um trânsito que mata, é sinal que o critério atual não resolve, então se mudar quem sabe não melhora, aprendi a dirigir numa Combi 1962 do meu irmão, frequententei auto escola e fiz apenas três aulas práticas , desde 1970 tenho CNH e nunca me envolvi em acidentes e tive apena 5 multas leves, o problema da agressividade está nas pessoas e não no método que se obtém a CNH.

  303. César Diz

    O Brasil é atrasado por ser um país hipócrita.
    Já o tinha que ter acabado faz tempo !
    Não mete essa que não tem cultura pq se não sempre vai ser essa a desculpa.

  304. Marah Diz

    Tomará que essa lei entre em vigor, chega de dar dinheiro para esse povo, que não tem um pingo de pena da população. Querem exigir CNH das pessoas, mas não colaboram.
    Para mim, também deveria diminuir a idade para tirar CNH, para no mínimo 16 anos, tem tantos jovens que necessitam de se locomoverem para a escola/ universidade, e não tem outra opção, se não ir de veículo próprio, andando escondido porque não tem CNH. Engraçado, que quando se trata de idade para votar, diminuem a idade do povo, agora para algo mais importante, ficam de mi mi mi.

  305. Teteu Diz

    Tem que acabar com as auto escolas mesmo ,super caras e ainda não dão suporte

  306. Josias Diz

    É verdade eu não precisei de Alto escola eu aprendi com meu pai em 1980 até hoje eu nunca fiz coisa de errado na volante, estudei e passei e até agora eu estou no volante, atenção quem está dirigindo não pode misturar bebidas e nem drogas ,no volante respeite a vida dos outros.

  307. Francisco Diz

    Temos um trânsito violento onde mata muita gente, além das condutas irresponsáveis praticadas por Condutores nas vias públicas, imagine retirando as aulas teorias e práticas obrigatórias, é no mínimo irresponsável por parte dessa senadora, que apenas está pensando em chamar a atenção sem compromisso com a segurança viária, querendo se reeleger sem medir as consequências. Vejo essa mudança perigosa e que não vai resolver o problema, é somente ver as estatísticas. Pq ela não faz projeto no sentido de criar políticas públicas para inserir as pessoas que não tem condições de custear, ora tem recursos para tanta coisa gasto inútil sem valor, além de desvios.

  308. Ewerton lima Diz

    Meus amigos vcs reprova pq isso e uma Márcia mesmo sem vc errar eles te reprova só pra receber o valor do quebra eu sei pq eu trabalho nessa área e eu acho q não deveria mesmo ter alto escola isso e tiração

  309. M.angelica Diz

    Sou a favor as coisas aqui no Brasil tem que ser mais fácil tudo aqui vc só consegue com dificuldade e cem falar no auto custo vai facilitar para as pessoas tirar a CNH poriço apoio a proposta sim.

  310. Atha Diz

    Penso que não só porque tem a capacidade de “levar” o carro é a moto, isso possa garantir o direito de ficar sem o conhecer as regras do trânsito para que possa realmente CONDUZIR um automóvel. Ah, tem capacidade de “levar”; aprendeu observando o pai, ou ele ensinou, muito bom mesmo, mas pode aprimorar. Eu tenho pra mim que qdo passei pela auto escola não só aprendi a CONDUZIR, mas também a andar como pedestre. O interessante que para o real problema eles nunca vão apresentar soluções, como os nossos governos não vendem nada, mas precisam ter receitas criam taxas e impostos os mais absurdos e caros para justificar a “prestação de serviço”, para se sustentarem, mas não para o justo retorno a população.
    Ainda penso que se fosse para as categorias acima da A e B seria algo apropriado, isso porque temos que ter um bom tempo de condução/experiência na categoria inicial para poder ir para as demais.
    Lamentável que as motivações que faz surgir certos projetos dos nossos politicos e com interesse de permanência em onde estão.
    Podia ser pior e espero que não apareça um “sábio” destes e sugira baixar para os 10 de idade a permissão para “tirar” a carteira de motorista. Caso apareça sugira também a redução da idade criminal.
    Porém que antes disso que venha alguém que crie leis para redução de taxas e impostos.

  311. Teresinha Diz

    Com certeza tem que passar pela autoescola, pra se ter uma habilitação responsável. Nas ruas vemos o maior absurdo de abusos irresponsável no trânsito agressivo que tem nesse país.

  312. Lidia Peixeira Diz

    Para quem não sabe, no interior dos estados, é comum os funcionarios do Detran entrarem em comboio com as autoescola e reprovar os alunos por motivos bobos, para que assim eles voltem para autoescola. Como diz ali, só vai deixar de ser obrigatório, quem quiser aprender com o pai pu o tio, vai poder, e quem quiser aprender com a autoescola, vai também. Vejo isso como uma forma de aliviar o preço absurdo que muitas vezes as pessoas tem que pagar duas ou até três vezes, por causa da corrupção.

  313. Lucas Diz

    Totalmente a favor … Só sugando dinheiro de quem quase não tem .
    e outra a maioria das pessoas sabem dirigir e motocar. E tem muita noção .. o problema e só o tempo que leva pra tirar o preço e o horário muitos não tem disponível os que não apoiam deve ser funcionário

  314. Lula livre Diz

    Aki em Santarém -Pará você só passa se pagar nas prova tanto faz prática como teórica , os examinador já reprovam justamente que e pra poder molhar a mão deles Nando de safado do crlh tá doido , uma máfia da porra tem que acabar com essas mamata desses vagabundo sem vergonha e não e barato não e R$1.000 pra poder vc passar sendo que só em auto escola exame da mas de 3.000 , ou seja pra tirar uma habilitação sai em tormo de 3 a 4 mil reais fora que ainda tem que pagar reteste se reprovar tbm , taca da legislação q era 345,00 tá 570,00 aonde que uma pessoa pobre que e pão de família que ganha a desgraça de um salário de 1200 vai conseguir tirar uma habilitação ? Safado desse governador que só governa pra rico e pra ele mxm , sem contar que ele MD encher a cidade de radar cidade velha que e se acaba em buraco nem capital não e ,isso tem mxm e que ser denunciado ministério público , Mas aqui nessa merda de cidade a lei só funciona pra pobre que não tem dinheiro , os rico molham a mão dos que fazerm a lei e não acontece nada, cidade que só quem tem dinheiro que tem o poder de tudo , vsfdr!!!!!!!

  315. Luiz Diz

    Está mais do que na hora de acabar com as auto escolas. Preços abusivos e muita gente despreparada e só pensando em dinheiro.

  316. Almir brito Diz

    O processo de formação de condutores no Brasil é uma piada ; “colocam uma pessoa sem noção nenhuma de distância, aproximação, reações adversas de um veículo,situações inesperadas, entre outras coisas pra conduzir num trânsito onde não existe paciência, respeito às leis e aos demais usuários das vias… o que falta é um conjunto muito complexo de mudanças, e não um projeto de lei sem fundamentos,só pra essa autora ganhar moral com meia dúzia de pessoas que pensam mais em si mesmos !

  317. Rudimar Diz

    Eu acho que deveria era fazer um projeto para facilitar as multas que passa do valor do veiculo!
    Da mesma forma que quando eles bota teu veículo para leilão sem precisar o novo comprador pagar nada isso sim deveria ter um projeto!
    Às alto escola este valor é quase dispensa quem ganha mesmo e os estados

  318. Marisa vicente dos Santos de Souza Diz

    Tomara que acaba mesmo que isso e uma máfia só roubam não facilita nada.essa mulher que instrutor ela e o marido a 20 ele e o marido e porque não dói no bolso dela não deve ser boa ,pra os alunos se ruim que está defendendo a auto escola, porque quem faz o aluno e a auto escola e o instrutor.Graca a Deus tomara que seja aprovado e acabe essa roubalheira da auto escola.

  319. Jorge Luis Rodrigues Medeiros Diz

    Num movimento retrógrado é assim que o país anda, educação é tudo, seja ela em qualquer esfera desde um curso de qualificação a até mesmo uma faculdade, o que eu entendo é que poderia reduzir taxas e não deixar de ser obrigatório a presença numa auto escola, eu tenho certeza que se fizer uma pergunta simples os que foram a favor da extinção da auto escola não serão capazes de responder, e é uma das situações que ocorrem acidente num cruzamento. Num cruzamento não sinalizado quem terá a preferência?
    Então vamos rumo a incapacidade de sermos países de primeiro.mundo.
    A educação é uma das formas que a sociedade evoluí.

  320. Leolucas Diz

    Sou a favor a retirada da auto escola pois hoje em dia muitos já dirigem sem a CNH por não ter como pagar por todo o procedimento pra ter uma CNH. Auto escola serve pros metidos e medrosos q quer se bancar de melhor do q os de mais. Quem pagou auto escola, pagou cumpriu o procedimento pra adquirir a sua CNH. Agora alei muda não tem sessa de devolver a grana . Peguei pela a minha CNH pq era a lei e não quero minha grana de volta e quando tirei a minha eu já dirigia desde meus 17 anos . Fiz a auto escola pq era o procedimento fazer. Agora tirando a obrigacao da ter q passar pro por a auto escola muitos terão a oportunidade de adquirir a sua CNH. Muitos q não tem a CNH dirigem bem melhor do q muitos q tem e passaram por a alto escola. Se dirigir todos nois sabemos q precisa atenção flexibilidade e responsabilidade e não de uma auto escola . Obg pela retirada da auto escola e por dar chance os q não tem e não teve condições de pagar pela CNH e agora vão ter sua vez de adquirir uma CNH.

  321. Beto Diz

    Acho que o Detran, de veria ser mais maleável, tirar a cara de rigidez.
    Não facilitar, mais ajudar.
    Vou fazer a prova, lá no Detran, se na hora, Eu vier a errar, seria a própria dar mais uma chance, pois o nervosismo impera, o SENHOR DEUS me ajudou, a passar.

  322. Francisco Diz

    Tem gente que escreve , ensina com ”c”, e acha que auto escola deve acaba,gente o instrutor particular não vai ser de graça, vai ter que ter um carro igual ao de auto escola,adaptado com 5 pedais e o carro não funciona sem gasolina.
    Todos só vê o valor da carta,mais não ver os gastos com manutenção,salários de instrutor,gasolina,e taxas do Detran.
    Quem vive do passado e museu,

  323. Caroline Diz

    Engraçado Que tirar a taxas do Detran ou diminuir o valor delas , essa mulher não põe uma lei, porque o valor desses impostos vai para o bolso dele também. Aí fala do valor abusivo q é autoescola, mas ela esquece q a gasolina não para de subir de preço, e que os custos de uma autoescola para prepara o aluno é alto. Porque ela não põe uma lei para diminuir o valor da gasolina? Ou uma lei q tire todos os auxílios que esses senadores e deputados tem. Bando de gente q não faz nada, só fazem roubar o povo brasileiro, e ainda tem gente q não ver isso.

  324. Marcio Diz

    Primeiramente é bom deixar claro que a auto escola não ensina ninguém a dirigir e sim apenas a passar no exame do Detran, quê muitas vezes é burlado com a famosa quebra ( suborno). Hoje existe vários simuladores de direção quê podem ser baixados para treinar on line. Para quem tem dificuldade em dirigir existe as aulas para habilitados quê continuarão a ser oferecidas. Mas concordo quê os esforços deveriam ser direcionados para mudar as punições para quê se envolver em acidentes, tentar moralizar o conceito de condutor.

  325. Karla Diz

    Sou completamente a favor! As aulas são absurdamente caras, as taxas,as reprovas, são máquina de fazer dinheiro. As auto escola são absurdamente caras.
    Se fossem mais maleáveis nós valores talvez essa lei não teria tido tanta importância!!!!

  326. Maria de Fatima Diz

    Vamos acabar c cargos de deputados estaduais, federais e senadores, afinal não servem p nada, só votam projetos que os interessa e detalhe na calada da noite. Aí sim vai sobrar verba p financiar a CNH Social p a população. Que tal votarem o projeto?

  327. Edivaldo Pereira dos Santos Diz

    Adorei muito essa ideia pois obter a CNH está tão cara que pra mim que tenho família e só ganho um salário mínimo fica impossível ter a minha CNH,pagar pelas aulas teóricas e práticas eu concordo
    Deus abençoe que dar tudo certo pra nós

  328. Jorge Diz

    Sheila, você se contradiz no seu próprio comentário, a 40 anos atrás não “existia” auto escola e o seu pai teve que PAGAR um instrutor particular, com o aumento excessivo dos veículos em circulação e também das atualizações de leis do trânsito, tornou-se imprescindível o Centro de Formação de Condutores, o que seu pai pagou a 40 anos atrás, hoje chamamos de Auto Escola.

  329. Paulo c beninca Diz

    Eu sei o cuanto as pesouas fasen aulas de auto escola asin ao pagar a parte pra faser o teste eu pagava cuatro veses e querian cobrar cuatricentos reais por fora aí como deu cuatricentos reais na quinta vês então deichado eu passe é incrível se você fãs a carta en outro estado queren que se pague dusentos e cincoenta reais só pra trazer o registro pra outro estado e aí mais dusentos e cincoenta pra legalizar mais o teste d visão e e se for c Ale n da a b aí é teste pisicologico e teste de drogas acho que não presisaria trazer de outro estado afinal é tudo por computador celular no máximo ter un danos de delito se já foi preso é bandido ou drogado aí deveria evitar a dar carteira de motorista a não ser se fose nas aulas de reabilitação afinal pisicologico se sabe que cualquer criança fãs e nos aparelhos ou con prioridades en que se sabe faser denovo a carta se teve preso talvez seria melhor assino fato que super por centro de atensao a quen fãs coisas asin tanben não é o fator então o dar aulas pra dirigir eles te dão carona e cada vês é duas aulas e de repente se pega a direção asin eu acho que se ten pesouas que não sabem dirigir é Bon ter aulas mas aulas e não só pegar carona e cobrar ter un circuito pra aprender e ao saber pois cada automóvel que se compra é diferente pra dirigir asin ten esito se fose grátis as empresas que venden direto da fábrica con o aprendiz con o IPVA grátis seria Bon já se paga pedágio mas não presisa ria pagar cheguei obrigatório se alguém se machuca poderia ter algum esito mas o fato en pagar pra ter o documento de andar ten pesouas que não anda mil quilômetros por ano a ten quen anda dês mil qlometros se paga-se cuanto mais anda seria diferente asin o pedágio na quilometragem que nen tv a cabo se assiste paga por hora e não por mês se só assiste canal não pago aí nen presisa pagar vai ser só pra antena é Bon pensar que estão resebendo por pouco que fasen aí farão publicidade pra assistir o que se quer sabendo que en vês a dar cinco canal abrirão todos pra ver se você aseitar assistir os canais pagos ou nao

  330. Keldma Diz

    Tem que fiscalizar também o Detran. Avaliadores corruptos as provas para exame deve ter critérios e ser todas filmadas dentro dos veículos assim inibe a prática de fraldes e propinas.criterios

  331. Diva Diz

    Sou instrutora a 25 anos essa lei é igual quando comecei na carreira eu acho ótimo ,aluno nunca vão faltar em auto escola pois tem muitas pessoas que vão precisar da auto o bom quem vai estipular quantidade de aula vai ser instrutor ,vai ficar bom para pessoas que já vem sabendo dirigir , mas os demais vão precisar da auto , o bom que vai ter muita aula particular para os instrutores já trabalhei assim concordo ..

  332. Rosinha Diz

    O Detran tbm tinha q facilitar um pouco na prova teórica com essas pegadinhas e o preço é um absurdo q pagamos a cada reprovação.

  333. Simone Diz

    “abusivas ” são as taxas que agregam e muito o valor da CNH . O valor da gasolina tá alto demais, e se com autoescola e curso Teórico a gente morre de tanto ensinar e o candidato reprova, imagina sem autoescola!?
    Com todo meu respeito, essa senadora poderia buscar projeto voltado pra educação e não para futuros desempregos.

  334. Ivani Diz

    Se devolvesse o dinheiro de quem pagou autoescola seria bom, mas como não vai devolver deveria deixar do jeito que está pra todos saberem a dificuldade que é tanto financeiramente quanto emocionalmente tirar a CNH, graças a Deus não reprovei, foi difícil mas consegui,se com autoescola já existe vários atos irresponsáveis no trânsito imagine sem autoescola kkkk , eu não sei os demais mas nas aulas teóricas eu aprendi muita coisa até ir pra aula prática fazer o exame e passar, eu sou contra o valor abusivo mas não sou a favor de retirar a autoescola, acho muito importante para iniciantes e para quem precisa de medida disciplinar de reciclagem por ter a CNH suspensa.

  335. Ivani Diz

    Se devolvesse o dinheiro de quem pagou autoescola seria bom, mas como não vai devolver deveria deixar do jeito que está pra todos saberem a dificuldade que é tanto financeiramente quanto emocionalmente tirar a CNH, graças a Deus não reprovei, foi difícil mas consegui,se com autoescola já existe vários atos irresponsáveis no trânsito imagine sem autoescola kkkk , eu não sei os demais mas nas aulas teóricas eu aprendi muita coisa até ir pra aula prática fazer o exame e passar.

  336. Sheila Diz

    Sou totalmente favorável a esse projeto. No Brasil tudo tem que ser mais caro, dificultando as nossas vidas ainda mais. Não concordo com pessoas que acham que sem as auto escolas as pessoas serão um risco pra si e pra todos. O meu pai por exemplo é habilitado à mais de 40 anos, na época não existia auto escola, ele pagou um instrutor particular e fez a prova teórica e prática. Nunca até hoje se envolveu em acidentes graças a Deus. Então resumindo o que nós precisamos mesmo é de um instrutor capacitado para as aulas práticas e pronto.

  337. Hilda Diz

    Estou tirando a minha CNH paguei 2.800 AB a nove meses atrás reprovei na baliza tenho que pagar mais 500 reais pra tentar passar na baliza de novo e a moto se reprovar tem que pagar 400 reais eu na minha opinião tinha que acabar com auto escola mesmo e muito caro por isso muita gente dirige sem habilitação por não ter condições de pagar.

  338. Anderson Diz

    Apoio, muito inteligente a senadora, seria a melhor opção para quem não tem condições de pagar caro, hj tirar uma CNH é uma burocracia tremenda, assim seria mais barato e rápido, parabéns a senadora, até que enfim alguém com pensamento de ajuda a população brasileira.

  339. Daniel Diz

    Acho que na verdade deveria de sair a prova por escrita e não os professores da auto escola pois eles sim e que o condutor precisa aprender e não provas teóricas se aprende e na prática e não na escrita e nem em aulas teórica

  340. Mizzy Diz

    Sou contra com toda certeza…sou instrutora a mais de 5 anos e meu marido a 20, passamos por cada situação com alunos no carro, onde somente 20aula exigidas pelo DETRAN nunca seriam suficientes para ensinar os alunos, enquanto esses são aprovados ilegalmente em prova prática, e acabam indo para nosso dia a dia habilitado oferecendo risco a população!
    Imagine agora se o o processo for facilitado?
    Quem garante realmente que os alunos farão aula?
    Como fiscalizar? Se o preço é o problema, diminui o preço da gasolina, dos combustíveis, que hoje é o principal prejuízo das autoescolas…fora os impostos que a empresa paga…taxa de tarifação de 8% só de impostos aqui no RJ!!! Com preço do combustível a 8 reais, ondem o aluno queima muito combustível por estar aprendendo!! Aí querem exigir um preço “menos abusivo” abusivo onde? Se muitas autoescolas no estado estão falindo por não aguentar a pressão e instrutores ficando desempregados e tendo que partir pra outros empregos, já que como instrutor não é suficiente!
    Que tal repensar a lei e ver os contras…
    Tem político querendo crescer na mídia com propostas surreais, fazendo parecer que é benéfico ao povo brasileiro, quero ver quando o primeiro habilitado sem fiscalização e aulas matar uma pessoa no trânsito se será benéfico!!!!!!!!!

  341. Jessica Diz

    Mas como a pessoa vai ter acesso a CNH qual vai ser o meio usado ???

  342. Kleber Diz

    Eu apoio! Sou instrutor e o salário pago ao instrutor em BH é uma miséria, trabalho 11 horas por dia e a hora aula que pagam não compensa! Quem é bom na profissão vai continuar no mercado trabalhando particular, quem faz o nome da auto escola é o instrutor e não o dono(aliás, a maioria dos meus alunos odeiam a dona) , já estou esperando essa mudança acontecer faz tempo!

  343. André simoes Diz

    Essa pessoa nao tem noção das coisas que possa acontecer em acidente de trânsito
    Se vc esfa falando em valores pra ter uma CNH
    Tenta primeiro abaixar as taxa abusivas do Detran
    E nao querer por fim nas auto escola pois eu trabalhei por 18 anos como instrutor de trânsito e sei o quanto é importante um cadiado ter um professor instrutor ao lado dele para ensinar.

  344. And Diz

    Kkkk agora, as alto escolas vai ficar nervoso hás e vem com monte de blá blá blá, tem que acabar com máfia

  345. Gilberto Diz

    A capacitação para conduzi um veiculo é indispensável, porem o custo e muito elevado para quem precisa usar o veiculo como uma fonte de renda, de um modo geral nao dispõe desse recurso .amaioria dos acidente graves ocorrem por conta de imprudência do condutor e nao por falta de curso .as características de um bom condutor nao se aprende e nem esta no cronograma das auto-escola ,passa por uma série de fatores que envolve sensibilidade social respeito ao
    Próximo cidadania e valorização da vida

  346. Zelia Diz

    Sou a favor de um bom profissional motorista que já tem muita experiência, por exemplo meu pai tem 74 anos e dirige muito bem a mais de 48 anos e nunca pegou multa, meu esposo tbm tem uns 30 anos de motora e dirige super bem e eu agora que resolvi fazer minha CNH e fui p auto escola paguei um valor bem auto e no final me pediram p fazer aulas de reforço, paguei mais um valor e fiz as aulas e eles logo após sumiram do local, fui lá p ver se já iam marcar o teste no detran e eles mudaram do local sem deixar rastro e eu fiquei sem tirar minha CNH tenho 53 anos e preciso muito p ajudar meu esposo que tem ipertensao e glicemia alta mais estou agora sem saber o q fazer ???????

  347. SANDOVAL DE SOUZA cruz Diz

    Tem que a caba máfia auto escola X detran

  348. Wellington Diz

    Ao invés de tirar o trabalho dos estrutores deveria tira e o exame de direção que polícia e para prender bandido já ganha pra isso agora tirar o necessário que e aprender dirigir pra mim palhaçada e ter que fazer baliza isso que e desnecessário

  349. João Silver Diz

    Vai lá e abre uma autoescola, e verá de onde vem o ABUSO do tal “valor abusivo”. Veja se tem algo relacionado ao Estado e impostos…
    Se o VALOR ABUSIVO vem somente da autoescola, então você ficará rico abrindo uma autoescola. Não perca tempo !!!
    Ou fique fazendo reportagem ridícula, quem sabe ganha por cliques.

  350. Jon Diz

    Concordo que esta lei seja aprovado.
    Hoje para tirar a CNH é um absurdo tem que pagar alto escola, tem que pagar Detran, pisicotecio, exame de vista e toxicológico.
    São valores muito caro para tirar uma habilitação hoje.

  351. Matheus Diz

    Olá. Sou instrutor de transito em auto escola a mais de 10 anos, acredito que a pessoa que “lançou esta ideia ” não dirige. Deve ter um motorista particular! E não tem noção do que é instruir um aluno, como é na realidade uma aula. Sem chance, assim haverá muito mais acidentes. Mas muito mesmo!!! Se com veículos adaptados e instrutores profissionais já não é facil ministrar aulas, ja pensou “aprender com parentes ou amigos” em veículos sem adaptações?!?!?! Isso nunca pode dar certo.

  352. Jackson Moreira Diz

    Parabéns espero que seja aprovada, não vejo problema alguém que já dirige legalmente encina a outra pessoa!

  353. Joao Diz

    Esse projeto inadequado, pois nosso trânsito tem matado muitas pessoas, e as autoescola ten sido um grande meio de ensimo para melhorar e prevenir acidentes

  354. Eliane Diz

    Acho que deveriam abaixar as taxas que arrebentam os bolsos pois paquei tanta taxa que minha carteira ficou absurdamente cara fora que só tenho 12 messes deveria ser um prazo maior pois precisei pagar aula extra mesmo sem condição

  355. Eduardo Diz

    Ué tem vários instrutores aí dando tilte por conta dessa lei que vai benefíciar os brasileiros, eu mesmo já tenho anos que quero tirar minha habilitação só não consegui ainda porquê esses valores abusivos de autoescola não me permitiu ainda, vocês tem que saber que esse valor abusivo não cabe no bolso de um assalariado não.

  356. Alguém que já viu Diz

    Agora acabou os quebras taxas e mais taxas aulinhas particulares reprovações injustas porque o aluno não quis pagar o quebra,só não podemos esquecer dos avaliadores do exame que levam metade do famoso quebra ,será que eles vão dar um jeitinho e ficar com 100% da arrecadação já que as auto escolas vão ficar de fora ? O que nos resta e aguardar!!!!

  357. Jovanio Diz

    Tem que acabar com a roubalheira mesmo sem contar que o instrutor ao envés de deixar o condutor tranquilo eles entram no carro nem bom dia dão para o aluno que ta aprendendo deixando assim mais nervoso sem contar que ataixa de reprovação é um absurdo

  358. Adefran Lima Diz

    Este projeto deveria ser para mudanças de categorias C, D e E. O condutor da categoria B já teria uma experiência de pelo menos 5 anos para usufruir deste privilégio, e não ter que passar por mtas horas dentro de uma sala ou carro que as vezes conduz e entende melhor doque quem examina por ter a experiência nas estradas dirigindo os carros na categoria que lhe compete.

  359. Maria Diz

    Muito bom esse projeto de lei para acabar com o famoso quebra que e pago por fora as auto escola no caso de reprovar super recomendo

  360. Erivaldo Diz

    Tirei a minha carteira na auto escola, não concordo em acabar as auto escolas pois nos ensina muito bem como devemos nos portar no trânsito

  361. brunomonreale25@gmail.com Diz

    Alguém sabe como funciona para tirar habilitação por exemplo nos Estados Unidos,
    $80 dólares vc pega a carta no mesmo dia, estão me desculpa auto escola só serve para arrancar dinheiro do seu bolso, vc aprende mesmo é na prática, tudo eles eles te reprovam, e o tal do quebra para, serviço super desonesto na minha opinião.

  362. Gilson Diz

    Como será, o tipo de avaliação, para instrutores independentes, avulsos.

  363. Bodemandadoideiagmal.com@ Diz

    O povo brasileiro já e explorado de mais não pode pagar 3a4mil pra tira um documentos desse ta certo deputada muitos profissional desempregado porquê não pode pagar

  364. Luziane Souza Diz

    Acho que se o preço cobrado pelas auto escolas fossem mais dentro da realidade econômica das pessoas que buscam até mesmo tirar a carteira para trabalhar, isso não estaria acontecendo. Eu, acho que deveriam permanecer com as aulas práticas sendo dadas por instrutores, pois eles são capacitados para essa finalidade. Tem muita gente que não tem condições de tirar a carteira de habilitação por vários fatores diferentes ligados a presença na auto escola.
    Eu gostaria que as aulas fossem on line, a direção com instrutor e tudo pela metade do preço.
    Seria perfeito!

  365. Marlene Diz

    Nossa meu Deus não nem palavras é muita loucura lei aí que não precisa de auto escola meu Deus vai ser todo mundo atropelado senhor só mim resta há ora a Deus 🙏🖐️ pra mim e pra todos…

  366. Vini Diz

    Achei que quem era responsável pela emissão da CNH eram as graficas autorizadas pelo Detran.

  367. Jisiani Diz

    Creio que vai ser ótimo afinal o projeto diz que a obrigatoriedade não será mais exigida,ou seja ninguém será obrigado a fazer a auto mas isso na quer dizer que não irá fazer

  368. Jose Diz

    Como demora essa decisão. O mundo vai acabar e esse pedido vai continuar rolando ….

  369. kikogomes317@gmail.com Diz

    Sou um profissional e aprendir sem ajuda de auto escola

  370. Cristina Diz

    Ótimo, o povo brasileiro só tem a ganhar. É um absurdo o que é cobrado pela auto escola. O brasileiro agradece.

  371. José Geraldo dos santos Vieira Diz

    Instrutor de auto escola só ensina nem o básico, porque as auto escolas e Detrans são unamides para reprovar os candidatos, detran e auto escola são ratoeiras, todos os candidatos só pratica no dia a dia

  372. RALF da Conceição de Lima Diz

    Devi ser criado um aplicativo para as pessoas solicitarem um instrutor de trânsito profissional vinculado ao Detran evitando assim de que muitos instrutores fiquem desempregado ficando pôr conta dos interessados aulas teóricas e de fazerem a prova escritas no Detran e só fazeram a prova prática com o aval
    Do seu instrutor

  373. Moabe Diz

    Excelente no eua e assim mesmo trem gente que gastar muito dinheiro e no final não passar essa corja da auto escola só saber comer dinheiro me pediram 500 reais pra me aprovar em um exame um absurdo depois de me comer 5.000

  374. Lívia Galdino Diz

    Título mentiroso

  375. Gelber Diz

    Vc da aula para pessoas habilitadas ou inabilitadas ?

  376. Ylan Duarte Diz

    Realmente é uma ótima ideia, eu mesmo estou a meses no processo por conta dos valores altos que dificultam o andamento, assim como várias outras pessoas também. Espero que essa ideia não fique no meio do caminho.

  377. Rafael Diz

    Ótimo aprovo pois tem auto escolas que cobram preços abusivos . E nem qualificação tem pá dar aulas

  378. wilber Diz

    Acho proposta válida pois na auto escola não ensina a dirigir no trânsito, só se aprende a fazer baliza e aprender a fazer ladeira e trocar marcha.

    Sou habilitado em A é B há quase 10 anos e nunca tive uma multa se quer e o único assisdente que sofri foi uma mulher que bateu na traseira do meu carro no sinal fechado, supostamente ela estava ao celular. Mas nada grave só danos materiais. Poderia haver mais fiscalizações devido uma fração considerável dos habilitados serem mau educados no trânsito. Aí está o motivo dos acidentes, a parcela de quem se acha poderoso atrás de um volante e lhes falta educação para respeitar a vida do próximo.
    O que deveria ocorrer no meu ponto de vista seria um jeito de reduzir os autos custos para se tirar cnh nas auto escolas afim de não reduzir postos de trabalho. Mas que ficasse bom para ambos os lados, pois hoje o valor que se paga numa auto escola se acima do salário mínimo. É um absurdo de caro.

  379. Elton lentz Diz

    Realmente. Três mil reais é um abuso ao cidadão. (Pra não dizer “assalto”)

  380. Carlos Diz

    Tem que abaixar o valor da CNH e muito caro e tirar esse tal simulador que ainda tem no rio grande do sul e uma porcaria e custa mais de 300 reais pra fazer

  381. Valdenor Diz

    Acho q vcs estão equivocado com esse pensamento de vcs tem muito conduto q já dirige e pilota muito bem só não tem sua habilitação.por q as Auta escola cobrão um absurdo agora tá doendo em alguém.

  382. Lel Diz

    Acredito que mesmo não tendo obrigação de auto escola , não será fácil de passar nas provas do Detran, antes de ter auto escola as coisas funcionavam assim.

  383. Daniel Diz

    Um absurdo paga um valor de 3.000 para tira um papel na verdade porque dirigir tem muitos aí tem CNH faz muita merda no trânsito então não é carteira que dirigi é quem tá conduzindo carro que tem que ter responsabilidade no trânsito

  384. Adriana Diz

    Se o motorista for consciente e dirigir com a devida educação no trânsito não precisaríamos dizer que o trânsito é uma guerra. Respeito e amor ao próximo. E além de fiscalização ainda tem a questão dos molha mão. AFF por essas e outras que as coisas não vão para frente

  385. Adriana Diz

    O reteste é caríssimo e o nervosismo na hora da prova infelizmente não são todos que conseguem conter. Não existe um acolhimento por parte dos profissionais para tentar acalmar os alunos para que fiquem mais tranquilos, acredito que se tivesse ajudaria bastante pq nas aulas da tudo certo e na hora da prova não. Se baixar o valor já ajuda também.

  386. Weslley Diz

    Tá certo esses Órgão Abusadores , agora estão sentindo na pele o que fizeram com os cidadão Brasileiro

  387. Maria Diz

    Realmente tem muitas pessoas que fazem muita m**** no trânsito mas isso é o caráter da pessoa não o que foi passado na auto escola porque tem muita auto escola que só quer o dinheiro do aluno e não coloca profissionais capaz de ensinar com paciência amor e respeito ao aluno porque muitas auto escola eu posso falar mais de 10 auto escola que eu já vi alunos pessoas que também estão habilitado não indica as auto escola porque os próprios profissionais que trabalham na área não ensina o certo ao aluno espera que o aluno seja reprovado para pagar novamente.

  388. Claudinei Diz

    Vai ser bom acabar com o esquema de quebra das auto escola com o Detran tudo ladrão tem que ser como nós estados unidos isso sim

  389. Lazaro Damion do Amaral Diz

    Auto escola nunca vai acabar e muito risco ensinar uma pessoa dirigir sem um carro preparado, o sistema rouba a população tem gente que precisa de setenta aulas e tem gente que precisa de duas obrigar tudo mundo fazer vinte aulas e roubar a população

  390. Eduardo Diz

    Acredito que se esse projeto for aprovado vai ter muita gente incapacitado nas ruas

  391. Aline Diz

    Por que não criam uma lei pra acabar com essas máfias,que reprova a pessoa por bobeira só pra ganhar o tal “quebra” ou “cafézinho” é muita sacanagem, isso ninguém vê né?! Agora em questão de instrutor ou não,acho que tanto faz pois eles não ensina como andar no dia a dia,só ensina o que tem que ser feito la

  392. Odete Gonçalves Rocha Diz

    Gostaria de saber mais sobre esse projeto

  393. Marcos José de Moura Diz

    A senadora Katia Abreu so fez esse projeto de lei pra não mas
    ser obrigatório frequentar um cfc pra diminuir os custos de uma cnh certo !?
    Mas senadora se esqueceu mencionar por exemplo onde os futuros condutores vão ser ensinados a conduzir os veículos onde vão aprender a fazer a baliza pro exame já que todos os cfc têm as áreas de baliza exclusiva pra ensinar os alunos nos seus cfc !mas o que mas me deixa pensativo e onde vai ser feito as aulas de moto já que existe um circuito exclusivo nos detrans para realizar os exames de motos e os cfc tem as pistas feitas nas medidas regidas pelo órgão normativo de trânsito pra ensinar os alunos como é circuito pra prática de moto e só depois vão ao detrans fazer os exames ?
    E as categorias maiores como pra caminhão ônibus e carreta como vai ficar pra fazer inclusão dessas dessa cnh? Senadora peço uma resposta ampla e clara sobre isso
    Marcos José de Moura professor e instrutor de trânsito em Curitiba Paraná a mas de 18 anos na área de instruções dos novos condutores.

  394. Marcos José de Moura Diz

    A senad9ra Katia Abreu so fez esse projeto de lei ra não
    ser nas obrigatório frequentar um cfc certo! Mas senadora se esqueceu mencionar por exemplo onde os futuros condutores vão ser ensinados a conduzir os veículos onde vão aprender a fazer a baliza pro exame já que todos os cfc têm as áreas de baliza exclusiva pra ensinar os alunos nos seus cfc !mas o que mas me deixa pensativo e onde vai ser feito as aulas de moto já que existe um circuito exclusivo nos detrans para realizar os exames de motos e os cfc tem as pistas feitas nas medidas regidas pelo órgão normativo de trânsito pra ensinar os alunos como é circuito pra prática de moto e só depois vão ao detrans fazer os exames ?
    E as categorias maiores como pra caminhão ônibus e carreta como vai ficar pra fazer inclusão dessas dessa cnh? Senadora peço uma resposta ampla e clara sobre isso
    Marcos José de Moura professor e instrutor de trânsito em Curitiba Paraná a mas de 18 anos na área de instruções dos novos condutores.

  395. Oseas machado Carlos Diz

    Acho palhaçada esse negócio de ter carteira,até porque muito tem habilitação,e não sabem dirigir direito, se a pessoa sabe dirigir acho que ela deveria apena pagar pela carteira.mas como tudo é pra ferra os mais pobre haja tantas pessoas sem habilitação .

  396. Jorge Leandro Diz

    O aluno vai ficar livre do quebra, ou vai pider negociar um quebra mais “em conta” diretamente com o examinador kkkkkkkk

  397. Maria Odenil denantes Diz

    Sei lá mais os preços de auto escola estão muito altos pois quanta jente por aí estão dirigindo sem habilitação por não ter dinheiro muito difícil

  398. Fabricio Diz

    Demorou foi e muito
    Espero que seja rápido isso

  399. Denio Deodato Rosa Diz

    Muito bom na minha época era assim mesmo parabéns

  400. Eduardo Diz

    Quem n tem CNH também deve ter a oportunidade mas o preço está um absurdo tendo que CNH deveria ser de graça para todos

  401. Luiz Diz

    Tem que ser aprovado sim auto escola tem preço absurdo mesmo podem procurar outra profissão tô me lixando pro cês tem q ser aprovado aí vcs ir sentir q poderia ter dado valor agora se a pessoa bater o prob e dela pork se depender de auto escola como hoje vcs nunca fazem nada.

  402. Rodrigo Rocha Diz

    Apoiada Senadora! Quantas pessoas sai dessas auto escola despreparadas. Os donos de auto escola comendo dinheiro, prefiro pagar as taxas de reteste ao governo (obs) eu ja sou habilitado kkkkkk

  403. ENilda Diz

    Minha opinião é que com auto escola ou sem a educação passa longe no transito acho essas aulas só pra pegar dinheiro tomar

  404. João bosco Diz

    Acho bom…
    Afinal tem muitos motoristas que não são habilitados por não ter condições financeiras para pagar tal valor mas, que dirige muito melhor que certos habilitados.

  405. Patrícia Pires Diz

    Meu Deus onde vai parar, estão na época que as mortes 89% são de trânsito, (vida das pessoas). Quem fez essa Lei não pensou nisto, se for verdade isso. Então vai morrer mais gente aí 99% de acidente de trânsito com mortes. O trabalhador que ajuda a pessoa a dirigir, se quer reduzir custo tira as aulas teóricas e só deixa as práticas com exames, sobre reprova abaixa preço. Agora deixar de fazer aulas, eu não concordo com essa Lei não

  406. MARIA Diz

    TEM QUE CRIAR PROJETOS PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO E A SAÚDE E NÃO PARA CRIAR PROBLEMAS NO TRÂNSITO, TEMOS QUE TER RESPONSABILIDADE.

    O TRÂNSITO NÃO É BRINCADEIRA NÃO, SOU ALUNA E RECONHEÇO

  407. Leda Cristina Diz

    Segundo a matéria, 80 % do valor fica com a auto escola… Isso é um absurdo! Foi tanto tempo extorquindo a população, que a lei vai ganhar apoio da maioria! Oposição serão somente professores e donos de auto escola… Claro!

  408. Breno Diz

    Isso vai ser o fim das auto escolas tomara que de certo tem muitos donos de auto escola que ja tirou muito dinheiro de trabalhadores vao te que arrunar outro emprego tomara qie o projeto de certo

  409. Márcia Diz

    Ótima idéia acho válido, quem sentir necessidade e tiver dinheiro paga auto escola, quem já aprendeu oubtem parente vai aprender com eles. Auto escola ganham muito e o aluno ainda sai sem aprender sendo reprovado até não ter mais como pagar

  410. Sara souza Diz

    As aulas teorica e muito boa. As aulas praticas professores nem ta ai ,so mandam fazer exames pede 500 reais pra receber a bilitasao sem saber dirigir ,a gente apredem sozinho comora um carro veio e vai tentando ate aprender .

  411. Ronaldo Gomes Diz

    Isso só irá servir para mais desemprego, na área dos profissionais de instrução de novos motoristas, deixem os instrutores profissionais continuarem com os serviços.

  412. MOREIRA Diz

    Lendo os comentário, deixo aqui o meu , é digo que, auto escola te ensina a fazer prova nada mais. 10 aulas práticas e uma prova prática não te abilita. 100% .lembrando ainda que muitos que tem habilitação a anos ainda não sabem oque é esquerda ou direita , e nem sabe se a preferência é de quem vem da esquerda ou direita , parabéns pela lei !!!!!

  413. Diego Diz

    Amiga, respeito seu ponto de vista, porém, há dr pensar que existem pessoas de qualquer categoria dirigindo igual loucas.. e fizeram a auto escola, então isso não é parâmetro. Quem é correto, com ou sem auto escola vai dirigir respeitando as leis, não é a auto escola que faz o cara dirigir direito… porque se fosse, hoje todos seriam exemplos… Então, você querer exigir que a pessoa seja Obrigada, mão muda o fato

  414. Nelson Diz

    Aprovo esse procedimento de não precisar de auto escola pois estou na mão de uma que já faz quatro meses para renovar e qualquer pedido que faço tem um custo extra e me informaram que ainda tenho que esperar sem previsão paguei para renovar e se marcam o dia pra fazer o teórico ou o presencial tenho que pagar mais taxas para eles um roubo tenho carteira a mais de 40 anos

  415. Edlucio Diz

    Gasto abusivo é dos da clínica que não aceita, cartão nem pix, somente dinheiro em espécie. Praticamente uma organização criminosa onde não se pode registrar a quantidade de dinheiro que passa pelo seu caixa. Mais 80% são taxas, pois as Auto escola e instrutores pagam para trabalhar. Isso é mais projeto eleitoreiro, que engana em detrimento de uma classe trabalhadora.

  416. Roberto Diz

    A dúvida fica como ensinar uma pessoa a dirigir vai ter algum lugar específico ou não

  417. Daniel Diz

    Até que em fim vai acabar com as roubalheira os valores nas auto escola estão absurdo. Eu acho se os capitais e os municípios colocando um local para treinamento, e pessoas apita para treinamento,vai ser uma boa Até o mesmo tiver apito para ir treinar nas ruas da cidade.

  418. Adilson Rocha dos Santos Diz

    Sou contra essa decisão de eliminar o fundamento e a prática de ensino com auto escola sou e fui aluno de estrutores que aprendi muiti com eles! Que te fato é uma grande mão de obra o bem pago pelo serviço se realmente o serviço de mão de obra das auto escola forem suspenso eu particularmente já não entendo mais esse( Brasil capital salvador Bahia ) 04/ 07//2022

  419. SC Diz

    Eu só acho q deveria aumenta os pontos pocha aqui em Minas só pode perder 3 pontos se perder mas já foi reprovado e qualquer falha já está reprovando o aluno e não está barato não e alguns examinadores são iguinorantes o aluno já entra no carro já com medo deveria colocar os examinadores com mas bom senso e educado e também mudar essa lei da uma chance pro aluno repetir novamente de o percurso do exame na mesma hora q foi reprovado pois é apenas uma volta q o aluno da eu acho q o aluno merece outra chance de fazer o percurso do exame. pois se ele é reprovado ele tem q paga denovo pra fazer outro exame entende ?

  420. SC Diz

    Eu só acho q deveria aumenta os pontos pocha aqui em Minas só pode perder 3 pontos se perder mas já foi reprovado e qualquer falha já está reprovando o aluno e não está barato não e alguns examinadores são iguinorantes o aluno já entra no carro já com medo deveria colocar examinadores com mas bom senso e educado

  421. Patrícia Diz

    Mais uma questão que uns ganha e outros ficam prejudicados 🤔🇧🇷👌fora que quem e profissional vai passar mais raiva ,pois algumas pessoas d categoria AB parece loucas no volante só fazem merda 😡 quem fez este projeto deveria ser preso ou entender o lado dos profissionais categorias CDE 💪😡

  422. Alexandre Diz

    Colocar o veículo sob responsabilidade de um inabilitado é crime de trânsito. Dou aula de direção a 12 anos, vejo como um risco para todos. Se o propósito é baixar o custo, levando em consideração o tanto de reprovação que haverá, vai se gastar bem mais.

  423. Carlos Alberto Diz

    Finalmente, haverá uma chance verdadeira para quem foi reprovado várias vezes por causa de pequenos detalhes na hora das provas.
    Neste dia 01/0722, por ter errado o horário da prova, teria que pagar novamente para o DETRAN e para a Auto Escola más de $200,00 para poder fazer nova tentativa.
    Parei com tudo, continuarei treinando direção e estudando com ótimos profissionais pela internet.

  424. Valeria hilario Diz

    Custo abusivo em até 80% nas autos escolas? Vocês estão de brincadeira? Pergunta a quem tem os gastos antes de publicar matérias pretensiosas. Sabe os gastos das autos escolas???? NAO MESMO! carros carissimosss, aluguel, luz, funcionários e muito maissss
    Todas as salas de aula com ar condicionado. Exigências do detran todos os dias se não levam advertência, Detran não fornece nada e nem tem suporte. Antes de publicar uma baboseira dessa, pesquisem primeiro.

    BRASILEIRO NÃO TEM CONDIÇÕES DE TIRAR SUA PROPIA HABILITAÇÃO.

    Inviável??? Brasileiro assalariados com iPhone 13 pro, para comprar iphone no Brasil ninguém reclama.
    Coisa que eu não nunca tive…
    BRASILEIROS SÃO TUDO HIPOCRITAS

  425. Bruno Gonçalves Diz

    Gostaria muito de saber mais sobre essa questão

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.