Atualidades: Principais problemas urbanos

O crescimento desenfreado das cidades e a rápida expansão industrial resultaram em mudanças ambientais drásticas afetando o solo, a água e o ar. O êxodo rural, por exemplo, fez com que muitas famílias deixassem o campo e fossem para as cidades em busca de oportunidades de sobrevivência.

Desse modo, tanto indústrias como pessoas passaram a ocupar mais espaços, desmatando áreas anteriormente preservadas e lançando fumaça e gases tóxicos na atmosfera. Além disso, houve o aumento da pobreza e do desemprego que empurrou grande parte da população para áreas distantes e sem saneamento, favorecendo o surgimento de doenças.

Nas capitais, é possível observar com clareza o impacto que os problemas ambientais têm trazidos para o planeta. Entender como essas coisas acontecem nos ajuda a pensar em soluções que diminuam esses efeitos negativos e, assim, melhor a qualidade de vida. 

A questão do lixo nas grandes cidades brasileiras

Um dos grandes problemas urbanos de todo o mundo é o lixo e o modo como é feito o seu descarte. No Brasil são produzidos em média 100 mil toneladas de lixo por dia, e devido à falta de recursos, boa parte desses resíduos não recebe o tratamento adequado. Eles ficam acumulados em lixões ou em terrenos abandonados às margens das grandes cidades. Isso resulta em graves problemas no solo, na contaminação da água e na emissão de gases nocivos que poluem o ar.

Todos os dias, uma enorme quantidade de lixo é depositada em rios, canais e mares, tornando a água imprópria. A falta de saneamento básico faz com que o esgoto doméstico seja despejado de modo irresponsável na natureza. Segundo pesquisas recentes, o Brasil no meio ambiente cerca de 55% do esgoto que coleta. Por isso, muitas vezes o solo fica impermeabilizado e não deixa a água penetrar.

Como consequência desse comportamento, observamos o crescente número de enchentes, desabamentos e outros desastres ambientais que destroem cidades inteiras e deixam muitas vítimas.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com a ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.