Atualidades: O que é Negacionismo

O termo negacionismo diz respeito a uma postura de negar os fatos científicos já comprovados. É comum encontrar pessoas que afirmam que a terra é plana, mesmo que haja comprovação científica de que não é. Esse é um dos exemplos clássicos de negação da ciência, pois questiona preceitos básicos já comprovados por diversos estudos científicos.

O que é?

Em resumo, o termo designa a recusa, a rejeição e o questionamento de conceitos básicos, incontestáveis e apoiados por consenso científico a favor de ideias questionáveis, radicais e controversas, sem comprovação ou validade científica.

Com as dificuldades geradas pela pandemia da covid-19 e pela polarização política vivida em diversos países, o negacionismo da ciência se fortaleceu ainda mais. Uma série de crises sociais e econômicas também têm um papel nisso. De acordo com especialistas, essa descrença na ciência tende a aumentar em momentos de instabilidade e de crise, como o atual, em que o mundo enfrenta com a questão da covid-19.

Assim, mesmo que a ciência já tenha comprovado a eficácia das vacinas no controle da pandemia e contra a doença, há pessoas que duvidam dos resultados da vacinação. Tal postura leva até pessoas a se negarem a receber as doses da vacina. Nesse sentido, é possível perceber os perigos de negar a ciência.

Os riscos de teorias negacionistas

Quando tais ideias são disseminadas por um grupo político em favor de uma dada ideologia, a negação dos fatos e conceitos da ciência se torna ainda mais danosa. Isso porque aumenta a disseminação de contestações e de informações anticientíficas.

A criação da teoria do negacionismo se deu por volta dos anos 50 e teve como objetivo minar conceitos científicos. A crença em falácias e conceitos sem fatos ou evidências que os comprovem provoca a falta de confiança das pessoas nas instituições científicas.

Além disso, essa teoria é muito usada por políticos, religiosos e grupos radicais para fortalecer uma ideia que os favoreça de alguma maneira, ou ainda que corroborem para o que uma dada ideologia ou linha política defende.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Como citar de acordo com as regras da ABNT.

Veja ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.