Atualidades: O que é Lockdown e qual sua importância?

A expressão lockdown ficou famosa no debate público após o início da pandemia da Covid-19 que se espalhou pelo mundo em poucos meses. Diante de tantas informações distorcidas sobre este tema, é preciso conceituá-lo de forma mais profunda, principalmente porque a pandemia pode ser tema de provas de redação dos próximos vestibulares.

A palavra lockdown é de origem inglesa e significa confinamento ou bloqueio total. A primeira vez que a expressão foi usada num sentido próximo ao atual foi por volta de 1970, porém num contexto carcerário. Naquele período, médicos determinaram a necessidade de isolar os detentos com distúrbios psiquiátricos.

Até hoje, entende-se o lockdown como um tipo de isolamento total como medida de segurança social em situações imprevisíveis, como uma pandemia. No caso da Covid-19, o objetivo do lockdown é impedir a disseminação compulsória do novo vírus.

Diante de situações emergenciais como essa, o poder público passa a ter autonomia para instaurar fiscalizações, controlar fronteiras e penalizar cidadãos que descumpram as normas.  Nesse sentido, é necessário entender a diferença entre isolamento e distanciamento social. O objetivo do distanciamento é evitar o contato entre as pessoas para impossibilitar a propagação de uma doença.

Visto que a transmissão do novo coronavírus se dá através do contato com pessoas ou objetos contaminados, são necessárias também medidas não farmacológicas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o isolamento social é a ação mais efetiva de conter a propagação do vírus e o surgimento de novas variantes. Por isso, diversos países adotaram a medida nos últimos meses.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com a ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.