Atualidades: Como a ciência é afetada pela desinformação

O processo de distorção de informações tem preocupado muitas lideranças ao redor do mundo. As fake news têm gerado uma forte crise de credibilidade, na qual verdades antes estabelecidas têm sido deliberadamente questionadas.

Até mesmo a ciência tem sido alvo de perversos questionamentos, causados pela desinformação. Isso faz com que muitos se sintam inseguros e passem a duvidar de fatos comprovados. Devido a esse tipo de comportamento, os especialistas chamam o momento atual de Era da Pós Verdade. Esse conceito descreve uma sociedade marcada pela indiferença e desconsideração aos fatos objetivos. Nesse sentido, as crenças pessoais são supervalorizadas e a opinião tem mais poder que uma informação com comprovação. Nesse cenário a internet as mídias sociais têm servido como amplificador de boatos e de narrativas falsas.

Isso ficou ainda mais evidente desde que a pandemia da covid-19 teve início. Desde o início de 2020, muitas informações distorcidas têm sido amplamente divulgadas e isso levou a um forte movimento de resistência à vacinação.

Assim, nos últimos meses, o movimento antivacina cresceu exponencialmente, tanto no Brasil, quanto na Europa. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), esse comportamento é categorizado como uma das dez maiores ameaças à saúde global. Além disso, médicos e especialistas afirmam que o surto global de doenças antes controladas, como o sarampo, se deve a essa crescente resistência.

Desse modo, é preciso estar atento e procurar fontes seguras de informação e recorrer, de preferência, a mídias especializadas. Além disso, a população deve voltar o seu olhar os fatos científicos e aos dados estatísticos quanto às melhorias proporcionadas pela ciência, evitando assim a desinformação e a desvalorização dos trabalhos científicos.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com a ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.