Atividades lúdicas para estimular os filhos em casa

Fim de semana começando, e as atividades lúdicas para estimular os filhos em casa pode ser uma alternativa para entreter os pequenos e se divertir em família. Ao mesmo tempo, muito pode ser ensinado aos filhos por meio das brincadeiras divertidas e lúdicas. Por isso, preparamos este conteúdo para você, pai ou mãe, que deseja oferecer atividades incríveis para os seus pequenos. Acompanhe!

Dicas de atividades lúdicas para estimular os filhos

Obviamente, existe uma infinidade de atividades lúdicas para estimular os filhos em casa. Seria impossível fazer uma lista com todas as opções que podem ser construtivas para os pequenos. Por isso, escolhemos 5 opções fáceis de serem colocadas em prática, a fim de ajudar você a elaborar momentos incríveis. Vamos adiante:

1. Desenho e pintura

O desenho e a pintura podem promover criatividade, foco, diversão e bem-estar. Além disso, é uma das formas mais clássicas de estimular a coordenação motora. Sendo assim, você pode usar tanto uma folha simples, quanto adquirir um quadro para pintura. Depois, é só separar os materiais, escolher o tema – ou deixar que o seu filho escolha – e permiti-lo colocar a mão na massa.

Como estamos falando de atividades lúdicas para estimular os filhos, cuidado para não ficar pressionando com regras de “certo” ou “errado”. Tente permitir que a criança explore as formas e as possibilidades oferecidas pelo desenho e pela pintura.

2. Acampamento dentro de casa

Que criança que não gosta de preparar um acampamento com lençóis e cadeiras dentro de casa? Esse momento pode ser uma das atividades lúdicas para estimular os filhos no fim de semana!

Considere contar com a ajuda dos pequenos para preparar e decorar a cabana, deixando-a confortável e bonita. Depois, considere agendar um momento para passar com as crianças, dentro da cabana, contando histórias, permitindo que eles mesmos contem histórias, e assim por diante.

3. Brincadeiras com massinha de modelar

A massinha de modelar também é uma atividade que estimula a coordenação motora, a imaginação e a criatividade das crianças. Nessa brincadeira, os adultos podem participar, fazendo bonequinhos, contando histórias com eles e instigando que a criança faça o mesmo. Quanto mais interação houver, maior será a construção da conexão entre pais e filhos, e mais significativo poderá ser o momento da brincadeira.

4. Teatro caseiro

O teatro caseiro estimula a criatividade, minimiza a timidez, estimula o vocabulário e as interações, além de oferecer benefícios para a criatividade e imaginação dos pequenos.

Os pais podem fazer, junto com as crianças, fantoches, dedoches, bonequinhos com palito, ou serem, simplesmente, os personagens, montando o figurino em conjunto.

Depois é só escolher se o teatro será improvisado ou ensaiado, e fazer um momento de apresentação em família.

5. Caça ao tesouro

A caça ao tesouro é uma das atividades lúdicas para estimular os filhos de diversas formas. O tesouro pode ser montado por todos, ou pode ser um presente que a criança estava esperando, por exemplo.

Aqui, é possível fazer um mapa, desbravar o espaço externo da casa, enfim! São diversas as formas de aproveitar o fim de semana com os pequenos. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.