Atividades físicas para idosos: Quais as melhores?

Existem diversas atividades físicas para idosos que podem ser benéficas, dependendo de suas habilidades físicas, preferências e condições de saúde. Normalmente, elas são de baixo impacto e proporcionam o fortalecimento dos músculos e dos ossos, melhorando a mobilidade e a qualidade de vida do idoso.

Além disso, essas atividades também podem contribuir para uma melhora na sociabilidade, já que os idosos poderão compartilhar esse momento com os seus amigos e conhecidos.

Vejamos, no decorrer deste texto, algumas dicas que podem ser interessantes. Confira!

Quais as melhores atividades físicas para idosos?

Antes de escolher o melhor exercício para idoso, lembre-se de conversar com o seu médico sobre o assunto. Afinal, dependendo das suas condições de saúde e habilidades físicas, pode ser que alguns exercícios sejam mais ou menos recomendados. Cada caso é único e deverá ser avaliado dessa maneira, combinado?

Com isso em mente, conheça algumas das melhores atividades físicas para idosos e considere saber mais sobre cada uma delas:

1. Caminhada ao ar livre

A caminhada ao ar livre pode ser capaz de proporcionar muitos benefícios para o idoso, como por exemplo:

  • Melhora a circulação sanguínea.
  • Fortalece músculos e ossos.
  • Proporciona exposição aos raios solares e um aumento na absorção de vitamina D.
  • Proporciona mais prazer e bem-estar.
  • Estimula a sociabilidade.
  • Combate o Alzheimer ao fazer com que o idoso tenha contato com situações e contextos diferentes.
  • É fácil de praticar e pode ser colocada em prática em diferentes locais da cidade.
  • Entre outros.

A quantidade de tempo e a intensidade da caminhada devem variar de acordo com as condições da pessoa.

2. Musculação

A musculação também é outro tipo de atividade física para idosos que proporciona benefícios. Por meio dela é possível fortalecer a musculatura e, consequentemente, melhorar o equilíbrio e reduzir as chances de quedas em casa. Porém, para que seja possível conquistar bons efeitos, lembre-se de buscar o apoio de um profissional da saúde para que ele monte o seu treino, combinado?

3. Natação

A natação é um exercício de baixo impacto que também pode ser incluído na lista de atividades físicas para idosos. A água suporta o peso corporal da pessoa, o que quer dizer que os idosos podem se exercitar sem sobrecarregar as articulações.

Além disso, a natação também ajuda a melhorar a resistência cardiovascular e a força muscular, o que proporciona mais qualidade de vida em diferentes contextos do cotidiano do idoso.

4. Yoga

A prática de Yoga pode contribuir para uma melhora na consciência corporal, o que resulta em um maior equilíbrio. Outro ponto positivo dessa prática diz respeito aos efeitos relaxantes que ela é capaz de proporcionar, causando sensações de bem-estar e impactando até mesmo a saúde mental do idoso.

5. Pilates

Este é mais um exercício de baixo impacto que pode ser bem interessante na terceira idade. Ao proporcionar mais força muscular, melhorar a flexibilidade e o equilíbrio, reduzem-se as chances de quedas de idosos, protegendo-os desses acidentes.

 

Incrível, não é mesmo? Qual dessas atividades você deseja incluir na sua rotina? Comente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.