Como a atividade física regular pode melhorar a saúde do coração

atividade física regular pode melhorar a saúde do coração de diversas formas: deixando-o mais forte, melhorando a circulação sanguínea, reduzindo a pressão arterial e protegendo-o contra o acúmulo de gordura no sangue. Por isso, praticar exercícios é sempre um ponto muito trazido por profissionais da saúde, de diferentes áreas.

Neste texto, buscamos trazer mais detalhes sobre esses efeitos positivos dos exercícios, a fim de ajudar você a se inspirar cada vez mais para manter uma vida ativa e saudável. Confira! 🙂

Como a atividade física regular pode melhorar a saúde do coração?

A atividade física regular pode melhorar a saúde do coração por uma série de motivos, que já citamos acima. Agora, queremos que você entenda, mais a fundo, cada um desses efeitos positivos. Veja:

1. Fortalece o músculo cardíaco

Quando nos exercitamos com frequência, precisamos que o nosso coração bombeie mais sangue, a fim de levar mais oxigênio para as nossas células e garantir que a musculatura funcione adequadamente.

Consequentemente, esse tipo de efeito – de acelerar os batimentos durante a atividade – exercitam não só o nosso corpo, como o nosso próprio coração. Isso quer dizer que ele poderá ficar mais forte, pois também está sendo treinado. Logo, protegemos a saúde cardiovascular por, simplesmente, prepará-la para os desafios da sobrevivência!

2. Reduz a pressão arterial

A prática de atividades físicas exige um pouco mais de “potência” do nosso coração, treinando-o. Além disso, pode auxiliar no nascimento de novos vasos sanguíneos em nosso organismo, o que ajuda a reduzir a pressão arterial com o passar do tempo.

Em decorrência disso, as crises de hipertensão (que podem ser graves para o coração) diminuem, ocasionando mais proteção para a saúde cardiovascular.

3. Melhora a circulação sanguínea

A circulação sanguínea é outro ponto que também é beneficiado. Quando nos exercitamos, impulsionamos a circulação em todo o corpo, levando mais oxigênio e nutrientes para todos os órgãos e tecidos. Logo, tudo isso fortalece o nosso organismo como um todo, fazendo com que a saúde – além do coração – seja fortalecida.

O estímulo de uma circulação sanguínea mais eficiente também reduz a fadiga do coração, já que ele não terá que fazer tanta força para bombear.

4. Auxilia na queima do acúmulo de gordura corporal

Quando praticamos atividades físicas, automaticamente temos mais chances de emagrecer, e isso é um fato. A consequência de um emagrecimento saudável é a redução de gordura no organismo. E essa redução, por sua vez, pode ajudar a proteger a saúde do coração, deixando-o menos propenso a uma série de doenças.

5. Diminui os níveis de colesterol

Em paralelo à perda de gordura corporal, a atividade física regular pode melhorar a saúde do coração por reduzir os níveis de colesterol no sangue. Dessa maneira, as chances de sofrermos com um infarto, por exemplo, podem reduzir significativamente, aumentando a nossa qualidade de vida, saúde e até mesmo longevidade.

Por conta desses e de tantos outros motivos que a prática regular de exercícios físicos é tão indicada! Invista nessa possibilidade, sempre respeitando os seus limites, claro. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.