As vantagens do Pix para as empresas

São muitas as vantagens do Pix para as empresas e para o cliente final. Confira apontamentos sobre essa ferramenta inovadora!

O Pix é uma ferramenta muito vantajosa para as empresas de forma geral, já que é possível realizar transferências e receber pagamentos em tempo real e de forma totalmente digital através do Smartphone.

As vantagens do Pix para as empresas

Por isso, o Pix ganhou espaço no mercado e grande aceitação pelo público. Visto que é uma ferramenta prática na gestão do fluxo de caixa das empresas, principalmente dentro do comércio varejista. 

A ferramenta de pagamento instantâneo permite transações realizadas em segundos e valores disponíveis na hora; o que facilita conciliações bancárias e aumenta a liquidez das empresas.

Otimização de processos e aumento de liquidez para o comércio

Além disso, uma das grandes vantagens do Pix para o comércio é a otimização do tempo e a diminuição do fluxo do dinheiro em espécie, já que a falta de troco era um grande problema de muitas empresas. 

No entanto, como o Pix não possui valores limitados, pagamentos de valores baixos são feitos através da ferramenta, facilitando a rotina operacional do negócio.

Benefício para o comércio eletrônico

O e-commerce também foi beneficiado pela introdução do Pix, já que as vendas aumentaram efetivamente, quando comparadas aos pagamentos efetuados por boletos. Visto que muitos clientes desistem da compra por boleto, fazendo com que a empresa precise assegurar o produto em estoque, considerando que o boleto leva em média 3 dias para constar o pagamento.

O Pix é uma ferramenta que melhora a experiência da empresa, mas também do cliente. Através da utilização do smartphone, o cliente não precisa se preocupar em andar com o cartão físico.

A inovação através do QR Code

Além disso, a leitura de QR code permite que o cliente pague a sua compra de forma rápida, evitando ficar muito tempo na fila do caixa, considerando o horário de almoço de um restaurante, por exemplo, essa facilidade é bastante viável para o cliente e para a empresa.

Aceitação nacional

A aceitação do Pix no Brasil foi imediata, desde os primeiros dias, elevados volumes de transações foram registradas. Por isso, o Banco Central do Brasil busca melhorar esse processo de forma dinâmica, através da implementação de melhorias na ferramenta desde o seu surgimento.

Pix em 2023

Uma das novidades do Banco Central do Brasil para 2023 em relação ao Pix, é o Pix Automático, que funcionará como uma espécie de débito automático, facilitando o planejamento financeiro da pessoa física e otimizando o planejamento estratégico das empresas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.