Após dois anos, UFMG retoma aulas presenciais nesta segunda (28)

Após cerca de dois anos, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) retoma nesta segunda-feira, dia 28 de março, as aulas presenciais em todos os seus campi. A universidade suspendeu as atividades presenciais no dia 20 de março de 2020 devido à pandemia da Covid-19. 

Hoje, a UFMG recebe alunos para o início do primeiro semestre letivo de 2022 com diversas adequações no espaço físico como parte das medidas. O plano de retorno da universidade está na etapa 3, na qual não há restrição sobre o teto de ocupação dos espaços físicos.

UFMG mantém como obrigatório o uso de máscara

No entanto, está mantido como obrigatório o uso de máscaras de proteção respiratória. As recomendações da UFMG para as aulas presenciais incluem uso de máscaras também nos espaços externos dos campi.

De acordo com o protocolo, se for registrado caso de contaminação por Covid-19 em turma de graduação, as aulas presenciais para esta turma serão suspensas por 14 dias. 

O Comitê Permanente da UFMG de Enfrentamento ao Novo Coronavírus defende que a retomada integral das atividades é segura neste momento nas cidades nas quais há unidades da UFMG. Os campi da universidade ficam em Belo Horizonte, Montes Claros e Tiradentes.

De acordo com a coordenadora do Comitê, profª Cristina Alvim, o grupo tem atualizado as orientações para a retomada presencial “com base em tudo que aprendemos nos últimos dois anos e considerando mudanças no cenário da pandemia, sobretudo a ampla cobertura vacinal no estado, nos municípios e na comunidade acadêmica”.

Alvim ressalta ainda que 98% da comunidade acadêmica da UFMG está vacinada com, pelo menos, duas doses do imunizante contra a Covid-19.

Por meio das redes sociais, a UFMG celebrou a retorno das aulas presenciais nesta segunda. “Finalmente começaram as aulas presenciais na melhor universidade do Brasil! É uma alegria muito grande ter todos vocês de volta!”, diz nota no Twitter. 

Veja comunicado da UFMG na íntegra.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Selecionados na 2ª chamada do Prouni 2022/1 devem comprovar informações até terça (29); saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.