Apoio Financeiro para MEIs: Conheça o Cartão BNDES e Descubra como Solicitar

Saiba o que o cartão pode fazer pelo pequeno empreendedor

Aqueles que estão iniciando um empreendimento próprio ou desejam se tornar um empreendedor individual de pequeno porte talvez necessitem buscar algumas opções de crédito. Para esse grupo específico, o cartão BNDES surge como uma alternativa extremamente útil na condução das atividades comerciais.

Então, abaixo, você terá a oportunidade de obter mais informações sobre esse produto. Ademais, conhecerá as principais características do cartão BNDES, bem como instruções sobre como solicitar.

O que é o cartão BNDES?

O cartão BNDES consiste em um cartão de crédito disponibilizado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) destinado a pessoas físicas. Com essa ferramenta, é possível financiar investimentos em organizações de todos os setores sediadas no território brasileiro, dentro dos limites de faturamento anual estabelecido.

Assim, em parceria com instituições financeiras credenciadas, o cartão é emitido. Dessa forma, esses bancos parceiros são responsáveis pela análise das solicitações, aprovando ou rejeitando os pedidos com base em seus próprios critérios.

A seguir, apresentamos alguns dos principais bancos autorizados a emitir o cartão BNDES:

  • BB (Banco do Brasil);
  • Banco do Nordeste;
  • Banrisul;
  • Banco Itaú;
  • Banco Santander;
  • Bradesco;
  • CEF (Caixa Econômica Federal).

O cliente tem a liberdade de escolher qual instituição financeira será responsável pela emissão do cartão. No entanto, é possível continuar mantendo o relacionamento com o banco no qual se é cliente regular e realiza as transações frequentemente.

Dessa maneira, caso haja a recusa da solicitação, o cliente tem a opção de buscar outro banco para realizar uma nova requisição. O valor máximo de crédito pode alcançar R$ 2 milhões, com um prazo de parcelamento de até 48 meses e taxas de juros predefinidas.

Para os microempreendedores individuais, o cartão BNDES pode ser extremamente útil no gerenciamento do fluxo de caixa, facilitando as operações financeiras. Com ele, é possível obter capital de giro e recursos para investimentos no negócio, eliminando a necessidade de utilizar outras fontes de financiamento em situações emergenciais.

O cartão oferece a conveniência de financiar veículos, equipamentos, maquinário e diversos insumos essenciais para o empreendimento. Para aqueles que desejam adquirir materiais para revenda, essa é uma solução oferecida pelo BNDES.

Como solicitar o cartão?

Para solicitar o cartão, é necessário que a empresa já esteja em funcionamento, ou seja, possua um CNPJ MEI ativo. Além disso, o microempreendimento precisa estar com a documentação em dia, incluindo:

  • Certidão negativa de débitos;
  • Comprovação da regularidade na entrega da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), mesmo para MEIs que tenham pelo menos um funcionário registrado na Carteira de Trabalho;
  • Certificado de regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • E outros documentos comprobatórios.

Ter uma conta ativa no banco que emitirá o cartão é um requisito, pois a fatura será cobrada por débito automático. Além disso, a solicitação do cartão BNDES é feita através do site oficial do BNDES. Ao acessar o site, basta clicar no ícone “Solicite seu Cartão BNDES”. Em seguida, será necessário informar o número do CNPJ e selecionar o banco emissor. Após enviar a solicitação, é preciso aguardar a análise. Se aprovado, o banco enviará o cartão pelos Correios.

O cartão BNDES MEI tem taxa?

A taxa tem uma definição mensal, ficando disponível, bem como atualizada no site da instituição. No ato da aquisição a taxa será fixada, se mantendo inalterada até que o financiamento acabe.

A taxa administrativa é cobrada através do banco que emitiu o cartão ao abrir o crédito, não ultrapassando 2% do limite do crédito. O BNDES não exige nenhuma tarifa, tampouco recebe valores, o que é cobrado apenas ressarce custos operacionais de bancos emissores.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.