Aplicativo Sabe: ferramenta tecnológica está disponível na versão iOS

O aplicativo Sabe está disponível para o sistema iOS, a ferramenta já estava disponível para o sistema Android desde 2021. Saiba mais!

O aplicativo Sabe está disponível para usuários do sistema iOS, a ferramenta desenvolvida pelo Governo do Brasil recebe denúncias de crianças e adolescentes sobre diversos tipos de violência, informa o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Aplicativo Sabe: ferramenta tecnológica está disponível na versão iOS

Conforme recente divulgação oficial do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o aplicativo Sabe – Conhecer, Aprender e Proteger – é um espaço seguro para que crianças e adolescentes acessem informações sobre direitos, aprendam a identificar diferentes tipos de violência e busquem ajuda, está disponível para usuários de celulares com sistema iOS. 

Objetivo

A ferramenta tem o objetivo de facilitar a comunicação e o pedido de ajuda de crianças e adolescentes em situação de violência. Com linguagem lúdica e didática, adaptada a cada faixa etária, é possível fazer denúncias de violação de direitos contra este público por meio do aplicativo que é diretamente ligado ao Disque 100, da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH), destaca o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. 

Parceria no desenvolvimento da tecnologia

A tecnologia foi desenvolvida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com apoio da Fundação Abrinq, da Childhood Brasil e da Editora Caqui. Conforme as informações oficiais, o aplicativo já estava disponível para o sistema Android desde outubro de 2021, quando foi lançado.

Como funciona?

O aplicativo é composto por duas interfaces: uma voltada para crianças a partir de 6 anos — com conteúdo mais direto e simples — e outra voltada a adolescentes a partir de 12 anos. Para os maiores de 12 anos, ao acessar o aplicativo, é possível aprender sobre como identificar diferentes tipos de violência, como pedir ajuda – para ele mesmo ou para outra criança, informa o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. 

Os vídeos completam a experiência e abordam temas como exposição na internet, abusos, exploração infantil e direitos contidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos informa que, na aba “Fale com a Gente”, é possível tirar dúvidas por meio de mensagem via chat ou por chamada de vídeo. Além disso, na aba de denúncias, será possível conversar diretamente com um dos atendentes do Disque 100.

Disque 100

Em 2022, até o dia 12 de maio, mais de 53,8 mil denúncias de violações de direitos contra crianças e adolescentes foram registradas em todo o país pelo Disque 100. A central recebe denúncias de abuso e exploração contra crianças e adolescentes diariamente, 24h, inclusive nos finais de semana e feriados, informa o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. 

As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100, pelo whatsapp: (61) 99656-5008, ou pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil, no qual o cidadão com deficiência encontra recursos de acessibilidade para denunciar, informa a divulgação oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.