Antena Digital: Beneficiário do CADASTRO ÚNICO pode receber o KIT; veja como solicitar

Após a instalação do 5G no país, algumas mudanças foram estabelecidas. A principal se refere a alteração no dia a dia das famílias brasileiras.

Após a instalação do 5G no país, algumas mudanças foram estabelecidas. A principal se refere a alteração no dia a dia das famílias brasileiras. Agora, para que o cidadão continue recebendo sinal com qualidade na sua TV, será necessário desfazer da antena parabólica e substituí-la por um sinal digital.

Isso porque, após a chegada do 5G, uma alteração deve ocorrer nos sinais de transmissão. Inicialmente, a mudança ocorrerá da TV de Banda C para a Banda KU. Assim, para que ocorra de fato uma melhoria na imagem e som, uma troca para equipamentos mais modernos deverá acontecer.

Entretanto, as famílias de baixa renda não devem se preocupar, pois o Governo Federal disponibilizará um kit para nova transmissão.

Kit Antena Digital

Inicialmente, é importante ressaltar que os cidadãos que são inscritos no Cadastro Único poderão receber o novo Kit Antena Digital. O objetivo é que os kits proporcionem a mais moderna tecnologia para compressão de vídeo e áudio, garantindo mais qualidade de imagem e som.

A expectativa é que a qualidade de imagens e sons em canais abertos seja ainda maior, sem haver nenhuma intercorrência durante a transmissão. O programa que está liberando o kit tem o apoio do Governo Federal e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O nome do benefício é “Siga Antenado”.

Ademais, é importante destacar que para receber o Kit Antena Digital, o cidadão deve possuir inscrição no CadÚnico do Governo Federal, além de ter uso da antena parabólica convencional. Isso porque, é por meio dela que o sinal dos canais abertos tem transmissão via satélite.

Segundo informações oficiais, o kit terá instalação gratuita. Entretanto, caso a moradia do cidadão já utilize uma antena digital, no formato “espinha de peixe”, não será necessário efetuar a troca.

Como receber o Kit Antena Digital

A solicitação do Kit Antena Digital, caso a família com cadastro no Cadúnico cumpra com os critérios, pode acontecer de maneira simples. Para isso, será necessário efetuar um pedido por meio da central de atendimento da Anatel, pelo número 0800-729-2404. Ademais, caso prefira, você pode solicitar o equipamento pela internet, no site do programa Siga Antenado.

No momento que estiver acessando o site, será necessário seguir os seguintes passos:

  • Em primeiro lugar, acessar o menu (no canto superior esquerdo da tela);
  • Ademais, clique na opção “Programa de distribuição de kits gratuitos”;
  • Após isso, é necessário clicar em “Agende aqui”;
  • Na nova página, será preciso selecionar a identificação, que pode ser feita por meio do CPF ou Número de Identificação Social (NIS).

Após informações de identificação pessoal, o interessado deverá responder o questionário, e então definir o dia e o horário para instalação do kit. Assim, um técnico especializado deve comparecer para verificar se um novo aparelho é necessário ou não.

Onde o Kit Antena Digital será oferecido?

O 5G no Brasil já está disponível em 22 capitais do país: Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro, Palmas, Vitória, Florianópolis, Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina.

Recentemente, no último dia 19 de setembro, as últimas sete capitais acima passaram a receber a tecnologia. Estas localidades estavam no pacote de capitais com prazo ampliado para início das operações do 5G no país, que já atuava nas outras 15 primeiras.

A ideia era que a tecnologia estivesse presente em todas as capitais do país desde 31 de julho. No entanto, a Anatel acabou adiando o cronograma pelo menos duas vezes, por conta do atraso da entrega dos filtros que evitam que o 5G interfira em outros serviços profissionais de satélite. Além disso, problemas logísticos atrasaram a entrega dos equipamentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.