Ansiedade por folgar no trabalho: Por que isso acontece?

Você tem sentido ansiedade por folgar no trabalho? Mesmo quando a folga é merecida ou dada a você? Bem, saiba que isso é mais comum do que você imagina.

No entanto, não é porque é algo comum que significa, necessariamente, que é algo saudável, hein? Na verdade, esse tipo de percepção sobre o trabalho pode ser um dos sinais de vício na atividade laboral. E precisamos ficar atentos a isso para impedir que haja impactos em nossa saúde mental.

Pensando nisso, elaboramos este material com algumas considerações importantes. Acompanhe.

Por que eu sinto ansiedade por folgar no trabalho?

Você já se fez essa pergunta? Tem se sentido frequentemente ansioso por estar em um dia de descanso e folga? Cuidado!

Esse tipo de pensamento pode fazer com que você comece, pouco a pouco, a levar mais trabalho para casa. E, pior, faz com que você comece a abrir mão do descanso e da vida pessoal, focando apenas nas atividades relacionadas ao trabalho.

Com o passar do tempo, esse tipo de comportamento impacta os relacionamentos, a saúde do corpo e da mente, a sua rotina de sono e alimentação, e assim por diante.

Portanto, se você sente ansiedade por folgar no trabalho, considere que você pode estar dentro de cenários como os listados a seguir:

1. Desejo de ser perfeccionista

A ansiedade por folgar no trabalho pode está relacionada com aquele desejo incessante de ser perfeccionista. Ou seja, mesmo estando no seu dia de descanso você sente que deveria estar “lapidando mais” alguma tarefa ou demanda, mesmo que isso significasse que você tem que abrir mão da sua vida.

Fique atento a esse sinal e procure ajuda psicológica se detectá-lo!

2. Vício no trabalho

O vício no trabalho também é outro motivo pelo qual grande parte das pessoas acabam por sentir ansiedade por folgar no trabalho. Elas pensam que o trabalho está acima de qualquer coisa, mesmo que isso aconteça de forma inconsciente.

Como consequência, se sentem pressionadas a trabalhar mais e mais, sem folgas, para sempre estar realizando algo a mais.

3. Medo do julgamento

O medo do julgamento também é um grande perigo. Muita gente sente ansiedade por folgar no trabalho simplesmente pelo fato de que os colegas de trabalham ficam “debochando” ou julgando a folga.

Assim, o indivíduo se vê na obrigação de trabalhar mais e mais, para suprir as demandas e visões alheias.

4. Medo de perder o emprego

O medo de perder o emprego é outra situação muito frequente que faz com que o colaborador sinta angústia em folgar. Afinal, com a crise na qual o país vive, essa angústia é quase inevitável!

Mas, lembre-se de que você precisa do seu descanso e relaxamento para manter o foco e a produtividade. Não negligencie isso achando que será mais produtivo ao não pausar o trabalho.

5. Pressão da liderança – ambiente tóxico

A pressão da liderança por metas inatingíveis e um ambiente de trabalho tóxico também podem causar ansiedade por folgar.

Isso porque o chefe está sempre pedindo mais e mais, e quando o indivíduo não entrega dentro do prazo (impossível), o julga por ter folgado.

Nesses casos, você pode estar vivendo uma situação de assédio e deve ir atrás dos seus direitos. Cuidado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.