Anexo ou em anexo? Não erre mais nas provas de concurso.

Confira mais detalhes sobre este e outros termos da Língua Portuguesa para não errar mais

Você sabe qual é o certo? O correto é anexo ou em anexo? Então, hoje separamos dicas para te ajudar a não cometer esse erro em provas e concursos.

A Língua Portuguesa tende a confundir na hora da pronúncia devido às regras da gramática. Mas, com algumas dicas é possível evitar esse tipo de erro, aliás, que pode custar pontos valiosos na hora da prova de concursos.

Por isso, veja a seguir algumas dicas infalíveis e aprenda, de uma vez por todas, qual termo usar em cada situação.

Por que treinar Língua Portuguesa para concurso?

Para quem já está habituado a prestar concurso, a cobrança de gramática, ortografia e outros quesitos em Língua Portuguesa já não é mais um mistério.

A matéria está presente em todos os concursos, independentemente da área ou cargo a ser disputado. A propósito, como você escreve, influencia bastante na sua pontuação final. Seja nas questões da prova objetiva ou mesmo na construção de redações.

Nessas situações, qualquer erro pode te tirar alguns pontos. Consequentemente, farão toda a diferença na hora de calcular o resultado.

Ademais, saber as regras da gramática é de grande valia em qualquer âmbito de sua vida, tanto na vida acadêmica, quanto profissional e até pessoal.

Anexo ou em anexo? Qual usar?

Uma das dúvidas mais frequentes dos concurseiros de plantão são sobre as palavras “anexo” ou “em anexo” e quando usar cada uma delas.

Quando dizem que algo está anexo, estamos dizendo o mesmo que anexado, ou seja, “algo está anexado”.

Dessa forma, a palavra precisa concordar com o substantivo a que está se referindo, ou seja: Anexas seguem as promissórias / Anexo segue o recibo.

Exemplo:

  • Os documentos que você pediu estão anexos.

Já “em anexo” é uma forma que não varia, ou seja, não vai para o masculino, nem para o feminino e nem mesmo para o plural.

Dessa forma, temos: Em anexo, seguem as promissórias.

Dessa forma, é mais fácil entender quando você deve usar um ou outro em provas e redações de concursos.

Outras dúvidas comuns além de “anexo ou em anexo” na hora do concurso

Além da dúvida em usar anexo e em anexo, os candidatos que prestam concurso também costumam tropeçar em outros exemplos da Língua Portuguesa.

Desse modo, veja algumas das principais dúvidas e dicas para não errar mais a seguir.

“Para mim fazer” ou “para que eu faça”?

Para não errar mais nas provas, basta pensar em “mim” como um pronome pessoal oblíquo, ou seja, que não pode exceder a função de sujeito. Lembre-se que “mim” não pode fazer nada, por isso, o certo é passar a oração para o presente do subjuntivo. Sendo assim, o correto é “pra que eu faça”.

Menas ou menos?

Outra dúvida, mais comum do que se imagina, é se o certo é “menas” ou “menos”.

E essa é uma questão mais simples, porque o termo “menas” simplesmente não existe. Então, não pode ser o jeito correto de se escrever. Vale lembrar que “menos” é um advérbio de intensidade, e por isso, não flexiona para o feminino.

Portanto, independentemente da oração ou do sujeito, o correto sempre será usar “menos”.

Quatorze ou catorze?

Por incrível que pareça, ambas as formas de escrever ou dizer estão corretas. Portanto, usando e escrevendo qualquer uma das duas palavras, você não corre o risco de errar.

São 1 hora da tarde ou é 1 hora da tarde?

Quando falamos de horas, diversas dúvidas surgem à nossa mente. Especialmente quando tratamos das 13h, mais popularmente conhecida como 1h da tarde.

Para não errar, basta entender que o verbo deve concordar com as horas, ou seja, o correto é dizer “é 1 hora da tarde” ou “são 2 horas da tarde” e assim por diante.

Lembre-se, se for usar o “meio-dia”, o correto é dizer “é meio-dia”. Mas se for usar “12 horas”, o correto é “são 12 horas”.

Está a zero graus ou está zero grau?

A regra nesse caso é basicamente a mesma regra das horas citadas acima, ou seja, é preciso seguir a quantidade de graus.

Como zero é singular, o certo é dizer “está a zero grau”. Quando for dizer outras temperaturas, vale o plural, ou seja, “está 1 grau” ou então “está 2 graus” e assim por diante.

Agora que você já sabe como usar esses termos, além de outras dicas, é só colocar em prática e arrasar nos concursos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.