Alunos da rede pública participam de mostra de cinema na França nesta semana

Um grupo de seis estudantes dos níveis médio e fundamental da rede pública de ensino participa nesta semana de uma mostra de cinema na França, que acontece entre os dias 1º e  3 de junho. O evento internacional intitulado À nous le cinema! Une experience internationale de cinéma à l’école acontece na periferia de Paris.

Desde o início da pandemia, essa é a primeira vez que a mostra de cinema acontece presencialmente. Assim, os alunos brasileiros terão a oportunidade de apresentar os filmes produzidos em suas escolas. Os estudantes são moradores do Rio de Janeiro, de Camaçari (BA) e Várzea Paulista (SP) e estudam em escolas públicas nesses municípios. 

O grupo de alunos conta com a orientação da professora Ana Dillon, fundadora da organização não governamental (ONG) Raiar e diretora do Programa Imagens em Movimento (PIM).

Sobre o PIM

Criado pela professora Ana Dillon há 12 anos, o PIM tem como principal objetivo a oferta de oficinas de criação e realização artística em escolas públicas. De acordo com a docente, o programa atua com cinema, música, expressão corporal.

O PIM oferta oficinas em horários fora das aulas normais. Desse modo, as atividades promovem a ocupação integral no horário escolar já que em um turno os alunos acompanham as aulas regulares de suas escolas e no contraturno acompanham as oficinas do programa.

Em entrevista à Agência Brasil, Dillon explica: “Se os alunos estudam pela manhã, eles participam à tarde; se eles são da tarde, as oficinas acontecem de manhã. É uma forma de fazer com que o horário deles na escola seja mais extenso”.

Além disso, a professora explica que o PIM faz parte de uma rede mundial de 16 organizações em diversos países. As organizações que fazem parte da rede Cinema, 100 anos de juventude se dedicam ao ensino de cinema e audiovisual em escolas.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFSC divulga as principais datas do Vestibular 2023; saiba mais informações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.