ALTO RISCO SANITÁRIO e DISTRIBUIDORA INTERDITADA! Fiscalização apreende toneladas de açúcar, óleo de soja e demais produtos; fique atento(a)!

Na última quinta-feira (31), uma distribuidora de alimentos e saneantes clandestinos localizada na Levada, Maceió, foi interditada pela Vigilância Sanitária (Visa).

A equipe de fiscalização confiscou cerca de 5 mil kg de produtos perecíveis e não perecíveis, que estavam deteriorados e com prazos de validade vencidos e adulterados.

Produtos apreendidos

Entre os produtos apreendidos estavam açúcar, óleo de soja, água sanitária, sabão em barra e papel higiênico. Todos estes produtos foram encontrados em condições inadequadas de armazenamento e em um ambiente infestado por roedores, escorpiões e baratas, o que representa um alto risco sanitário.

O local estava totalmente fora das normas exigidas pela legislação sanitária. Não havia condições do estabelecimento funcionar, pois representava risco sanitário iminente. O proprietário só poderá reabrir o local após realizar todas adequações necessárias. Nosso intuito não é punir, mas sim promover a segurança e a saúde da população“, afirma o chefe especial da Visa, Airton Santos.

Penalidades e regularizações

O estabelecimento foi autuado e responderá a um processo administrativo. A penalidade inclui uma multa que varia de R$180,00 a R$19 mil. Para se regularizar, a empresa tem o prazo de 30 dias para solicitar a desinterdição.

Lista de Produtos Apreendidos

  1. Açúcar;
  2. Óleo de soja;
  3. Água sanitária;
  4. Sabão em barra;
  5. Papel higiênico.

Denúncias e contatos

Para denunciar irregularidades em estabelecimentos que possam causar riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h todos os dias. Todas as denúncias são garantidas pelo anonimato.

Anvisa PROÍBE produto FALSIFICADO vendido nas AMERICANAS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) emitiu uma proibição sobre um produto falsificado sendo vendido em lojas Americanas. Leia até o final e fique atento(a) caso tenha adquiro tal produto.

RESOLUÇÃO-RE Nº 3.241, publicada no dia 25 de Agosto de 2023, proíbe a comercialização, distribuição, fabricação e uso deste produto falsificado. A medida foi tomada após a detecção da venda do produto na plataforma eletrônica: https://www.americanas.com.br/, pela empresa Daniel Dias Ribeiro, nome fantasia Lima.

“A fabricante oficial, Vida Forte Nutrientes Indústria e Comércio de Produtos Naturais Ltda., não reconhece tal produção.”

Por que a proibição?

A ANVISA tomou esta decisão considerando a propaganda e comercialização do produto falsificado (KRILL VIT) na referida plataforma eletrônica de venda. O produto falsificado estava sendo vendido sob o CNPJ: 49.393.193/0001-87, pertencente à empresa de Daniel Dias Ribeiro, nome fantasia Lima. O produto em questão é o Krill Vit – Suplemento Alimentar em Cápsulas, da marca Vitafor.

O papel da ANVISA

A ANVISA, como agência reguladora, tem o dever de proteger a saúde da população brasileira e prevenir a venda de produtos falsificados. A venda de produtos falsificados não só viola a lei, mas também pode ter sérias consequências para a saúde dos consumidores.

Consequências para os infratores

Os infratores que forem pegos vendendo, distribuindo ou fabricando o produto falsificado estarão sujeitos a severas penalidades, incluindo multas pesadas e até mesmo prisão.

Como identificar um produto falsificado?

Para identificar um produto falsificado, os consumidores devem prestar atenção em vários aspectos. Isso inclui a embalagem do produto, o rótulo e a marca.

O que fazer se você comprar um produto falsificado?

Se você acreditar que comprou um produto falsificado, deve entrar em contato com a ANVISA e informar sobre o incidente. A agência então tomará as medidas necessárias para investigar a situação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.