5 alimentos que fazem bem aos olhos!

Os alimentos que fazem bem aos olhos, em sua maioria, são frutas, verduras e legumes. Isso porque esses alimentos são ricos em vitaminas e antioxidantes, responsáveis por manter a saúde não só ocular, como de todo o organismo.

Neste texto, trouxemos algumas opções que você pode conhecer e saber mais. Acompanhe e veja como a alimentação pode ajudar a melhorar a sua visão!

Quais alimentos que fazem bem aos olhos?

Existem muitos alimentos que fazem bem aos olhos, de diferentes maneiras. Cada qual com suas vitaminas e minerais responsáveis por lubrificar os olhos, protegê-los contra agentes externos, e assim por diante.

A seguir, descrevemos, com mais detalhes, uma lista de opções para você conhecer e começar a investir na sua alimentação, com base em uma dieta equilibrada e saudável. Veja só:

1. Cenoura

A cenoura, assim como outros alimentos da cor laranja, possui uma grande quantidade de vitamina A. Essa vitamina é essencial para a saúde e lubrificação dos olhos. Por isso, incluí-la na dieta é uma das formas de cuidar da visão com base em uma alimentação saudável.

Além dela, podemos citar ainda as opções como abóbora e mamão, que também têm a cor alaranjada e contam com grandes concentrações de vitamina A.

2. Laranja

Todo mundo sabe que a laranja é rica em vitamina C, não é mesmo? Por ser rica em vitamina C, ela é uma fruta muito consumida quando o intuito é fortalecer o sistema imunológico, uma vez que estimula as nossas células defensoras.

A boa notícia é que isso realmente acontece e pode, ainda, impactar a saúde ocular. Isto é, consumir laranja regularmente é capaz de proteger a saúde dos olhos contra doenças e inflamações que acometem, normalmente, essa região do nosso corpo.

3. Peixes

Os peixes são ricos em vitaminas A, B, D e E, que são essenciais para a manutenção da nossa saúde ocular. Além disso, eles também são ricos em ômega-3, o que contribui para uma proteção contra agentes externos que causam problemas na saúde ocular.

As vitaminas presentes nos peixes também auxiliam na lubrificação dos olhos, o que os ajudam a manterem-se mais saudáveis e menos propensos a problemas como a síndrome do olho seco.

4. Azeite de oliva

O azeite de oliva é um alimento rico em ômega-3, que ajuda a proteger a saúde dos olhos, uma vez que é um poderoso antioxidante. Dessa maneira, combate agentes nocivos, como radicais livres, que podem causar o envelhecimento precoce de células, inclusive oculares. Além disso, possui ainda uma ação anti-inflamatória, responsável por proteger os olhos contra a síndrome dos olhos secos.

5. Espinafre

O espinafre é uma verdura verde-escura que contém propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. Essas propriedades ajudam a proteger a saúde ocular, oferecendo uma base a mais para que o sistema imunológico se mantenha forte e livre de agentes nocivos que causam doenças oculares.

 

Viu só como existem muitos alimentos que fazem bem aos olhos? Para incluí-los na dieta, converse com o seu nutricionista e acerte na quantidade ideal de cada um deles. Assim, além de cuidar dos olhos, você também estará cuidando de todo o seu corpo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.