Alimentos proibidos para quem sofre de gastrite

Saber quais são os alimentos proibidos para quem sofre de gastrite é essencial para evitar a queimação, o estufamento e as cólicas causadas pelo problema. Afinal, os efeitos da gastrite podem atrapalhar a rotina de qualquer pessoa e, por conta disso, alguns cuidados essenciais devem ser tomados.

Pensando nisso, fizemos este check-list com os alimentos que devem ser evitados, a fim de lhe auxiliar nos seus cuidados com a saúde. Acompanhe e sempre consulte o texto quando ficar com dúvidas.

Alimentos proibidos para quem sofre de gastrite

Infelizmente, muitas pessoas que não possuem todas as informações sobre a doença podem agravá-la com uma alimentação inadequada, irritando cada vez mais a mucosa gástrica. Isso porque existem alimentos que podem favorecer a secreção do ácido gástrico, provocando maiores crises e dores.

A seguir você encontra os principais alimentos que podem potencializar as agressões às paredes do estômago:

1- Produtos com corantes e conservantes

Os corantes e conservantes podem ser verdadeiros vilões do bem-estar de quem sofre com gastrite. Isso porque como há inflamação no estômago, estes componentes podem potencializar este efeito, causando dores e desconfortos.

Por isso, evite alimentos industrializados que possuem altas taxas de conservantes e corantes, como por exemplo, sucos em pó, doces coloridos (marshmallow), entre outros.

2- Alimentos fritos – especialmente quando há a reutilização de óleos

Os alimentos fritos, por si só, podem ser muito maléficos para a nossa saúde. Mas este problema pode ser potencializado quando há o reuso do óleo para fritar.

Isso porque este óleo aumenta a oxidação no estômago, elevando consideravelmente a irritação. Como consequência, quem sofre de gastrite terá maiores desconforto ao consumir preparos fritos.

3- Alimentos proibidos para quem sofre de gastrite: Gordura trans

Aqueles preparos que são fritos, porém sequinhos, podem esconder um dos maiores vilões da gastrite: a gordura trans.

Este tipo de gordura pode ser muito prejudicial para quem sofre com queimações e dores no estômago, tendo em vista que ela irrita o estômago e pode aumentar a sua inflamação de um modo mais intenso.

4- Carnes vermelhas

Dentre os alimentos proibidos para quem sofre de gastrite, podemos destacar o potencial maléfico das carnes vermelhas. Estas costumam demorar mais para serem digeridas, ou seja, passam mais tempo dentro de nossos estômagos.

Como consequência, há uma maior liberação de enzimas digestivas, por muito mais tempo. Por conta disso, este trabalho no estômago – por um período maior – poderá aumentar a irritação gástrica e piorar os sintomas da gastrite.

5- Leites e derivados

Apesar de o leite ser indicado quando a dor de estômago aparece, como o mesmo é um alimento protéico, seu efeito no médio prazo é quase o mesmo que o das carnes.

No entanto, a dor poderá ser aliviada imediatamente, mas, mais tarde o problema ressurge de uma forma mais intensa. Portanto, nunca consuma leite gelado com o objetivo de diminuir as dores no estômago e as crises de gastrite.

 

Evite os alimentos proibidos para quem sofre de gastrite e desfrute de mais qualidade de vida e bem-estar no seu dia-a-dia. Lembre-se também de seguir o tratamento recomendado pelo seu médico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.