ALERTA! Última semana de Setembro tem previsão de novo CICLONE

A última semana de setembro promete ser marcada por mudanças climáticas significativas em diferentes regiões do Brasil. Enquanto o Centro-Oeste enfrenta um calor intenso, o Sudeste está prestes a sofrer uma virada no tempo, e o Sul se prepara para a chegada de um novo ciclone extratropical. Nesta matéria do Notícias Concursos, vamos explorar detalhes sobre esses eventos e os possíveis impactos que podem ocorrer.

Clima no Centro-Oeste: O calor persiste

A semana começou com altas temperaturas no Centro-Oeste do país. Cidades como Cuiabá registraram máximas acima dos 40ºC, e a previsão indica que os termômetros ainda podem atingir valores extremos nos próximos dias. No entanto, mesmo com o calor intenso, há possibilidade de chuvas isoladas na região. Cidades como Campo Grande e Cuiabá devem ter pancadas de chuva a partir de quarta-feira.

Previsão do tempo no Centro-Oeste:

  • Brasília: A temperatura mínima varia entre 21°C e 23°C, enquanto a máxima pode chegar a 35°C. As chuvas devem ser isoladas durante toda a semana.
  • Campo Grande: As temperaturas mínimas ficam entre 25°C e 26°C, e as máximas podem alcançar os 37°C. Há previsão de pancadas de chuva isoladas a partir de quarta-feira.
  • Cuiabá: Os termômetros devem registrar mínimas de 28°C a 29°C, com máximas que podem chegar aos impressionantes 43°C. As chuvas também devem ocorrer a partir de quarta-feira.
  • Goiânia: A temperatura mínima varia entre 23°C e 24°C, enquanto a máxima pode chegar a 39°C. As chuvas serão isoladas ao longo da semana.

Virada no tempo no Sudeste: Ciclone se aproxima

No Sudeste, a última semana de setembro reserva uma virada no tempo. Apesar das altas temperaturas, especialmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória, a chegada de um novo ciclone extratropical na região Sul do Brasil irá influenciar o clima nessas capitais. A previsão é que as temperaturas caiam abruptamente de quarta para quinta-feira.

Previsão do tempo no Sudeste:

  • Belo Horizonte: As mínimas ficam entre 22°C e 24°C, enquanto as máximas podem chegar a 38°C. A partir de quarta-feira, as temperaturas começam a cair, mas ainda permanecem elevadas.
  • Rio de Janeiro: A temperatura mínima varia entre 22°C e 23°C, com máximas que podem atingir os 30°C. A queda brusca está prevista para quinta-feira, quando as mínimas chegarão a 22°C e as máximas não passarão de 25°C.
  • São Paulo: Os termômetros marcam mínimas entre 19°C e 18°C, com máximas que podem chegar a 34°C. A partir de quarta-feira, as temperaturas despencam, com mínimas de 14°C e máximas de 20°C.
  • Vitória: A temperatura mínima varia entre 23°C e 22°C, enquanto a máxima pode chegar a 34°C. A queda será menos intensa em comparação com outras capitais, com mínimas de 22°C e máximas de 27°C.

Essa mudança repentina no clima é resultado da aproximação de um ciclone extratropical que se formará próximo à costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A formação do ciclone intensificará as instabilidades e resultará em rajadas de vento, chuvas e possibilidade de granizo em algumas áreas.

Ciclone no Sul: Alerta para temporais e chuvas volumosas

O Sul do Brasil já está se preparando para enfrentar mais um ciclone extratropical. Esses fenômenos têm sido frequentes na região nos últimos meses, causando diversos estragos. Dessa vez, a formação do ciclone ocorrerá em alto mar, próximo à costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A previsão indica que áreas do sul, leste, litoral, região da Grande Porto Alegre e extremo norte do Rio Grande do Sul devem ficar em alerta para temporais, chuvas volumosas e rajadas de vento de 60 km/h a 80 km/h. Santa Catarina também está sujeita a chuvas intensas, com risco de granizo em algumas áreas.

No entanto, é importante ressaltar que esse novo ciclone não será tão intenso quanto os primeiros registrados neste ano. Ainda assim, é necessário estar atento aos alertas e recomendações das autoridades locais para garantir a segurança da população.

ALERTA! Última semana de Setembro tem previsão de novo CICLONE
Efeitos causados por ciclones extratropicais no RS. Imagem: Defesa Civil/RS

Impactos e medidas preventivas

Os impactos de um ciclone extratropical podem ser significativos, tanto em áreas urbanas quanto rurais. Além dos fortes ventos e chuvas intensas, há riscos de alagamentos, quedas de árvores e interrupção no fornecimento de energia elétrica. Por isso, é fundamental seguir algumas medidas preventivas:

  1. Mantenha-se informado: Acompanhe os boletins meteorológicos e fique atento às recomendações das autoridades competentes.
  2. Evite áreas de risco: Se você mora em regiões suscetíveis a alagamentos, deslizamentos de terra ou quedas de árvores, busque abrigo em locais seguros.
  3. Reforce a segurança da sua residência: Verifique se a estrutura da sua casa está em boas condições, reforce telhados, janelas e portas para evitar danos durante os ventos fortes.
  4. Mantenha um kit de emergência: Tenha à disposição um kit com itens básicos, como água potável, alimentos não perecíveis, lanternas, pilhas, rádio e medicamentos.
  5. Evite sair de casa desnecessariamente: Durante a passagem do ciclone, é recomendado que as pessoas permaneçam em casa, evitando deslocamentos que possam colocar suas vidas em risco.
  6. Esteja preparado para possíveis quedas de energia: Tenha lanternas e velas à mão, assim como um plano de contingência para lidar com a falta de energia elétrica.
  7. Procure abrigar animais de estimação: Garanta a segurança dos seus animais de estimação, providenciando um local seguro para eles durante a passagem do ciclone.

A última semana de setembro promete ser marcada por um novo ciclone extratropical no Sul do Brasil e uma virada no tempo no Sudeste. Enquanto o Centro-Oeste enfrenta um calor intenso, o Sul se prepara para temporais e chuvas volumosas. É fundamental que a população esteja preparada e siga as medidas preventivas para garantir a sua segurança e a de seus familiares. Acompanhe os boletins meteorológicos e fique atento às recomendações das autoridades locais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.