ALERTA GERAL para quem quer tirar carteira de motorista gratuita: 5 mil vagas na CNH Social; confira

Veja como obter o documento sem pagar nada

O programa CNH Social está com 5 mil vagas abertas conforme anunciou o governo do estado do Acre. Esse projeto é voltado para os jovens que têm de 18 até 25 anos e que terminaram o ensino médio nas escolas públicas. Além disso, é voltado também para quem mora em zonas urbanas e rurais que tenham inscrição ativa e atualizada no CadÚnico. A intenção é dar acesso ao documento para aqueles que não têm condições financeiras.

O CNH Social proporciona a possibilidade da obtenção da carteira de habilitação categoria A e B, ou troca da B para D. Ademais, 5% das ofertas se destinam a quem tem deficiência, parte das vagas é reservada para vítimas da violência e para mulheres na situação da vulnerabilidade. Para saber detalhes, continue lendo a matéria deste domingo (12) que o Notícias Concursos preparou.

Retomada do CNH Social após suspensão

Taynara Martins, presidente do Detran do Acre, disse que a publicação do edital acontecerá em 60 dias aproximadamente. No mês de janeiro de 2022, o programa foi temporariamente suspenso por falta de recursos. Contudo, com a aprovação de um orçamento em 2023, a iniciativa terá suas atividades retomadas.

O programa não parte do Governo Federal, mas diversos estados brasileiros aderiram aos moldes da CNH digital. O preço da emissão de uma carteira de motorista varia de acordo com a região do país, chegando até a R$ 4 mil, como no Rio Grande do Sul. Para saber se o projeto está disponível na sua região, é só acessar o endereço eletrônico do Detran do estado.

ALERTA GERAL para quem quer tirar carteira de motorista gratuita: 5 mil vagas na CNH Social; confira
ALERTA GERAL para quem quer tirar carteira de motorista gratuita: 5 mil vagas na CNH Social; confira

Grande mudança da CNH na vida das pessoas

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um dos documentos mais importantes e necessários para parte da população brasileira. Sem ela, os cidadãos não podem dirigir nem ter liberdade de se deslocar. Sem contar que a carteira de motorista é um dos requisitos que garante a vaga em empresas que envolvem logística e transporte de cargas ou pessoas.

Contudo, a importância do documento vai além de tudo disso. Ele é uma maneira de garantir que o trânsito seja seguro, pois, para obtê-lo é preciso passar por algumas avaliações, sendo psicológicas e técnicas. Dessa forma, é possível verificar se os futuros motoristas têm condições mentais e físicas adequadas para conduzir automóveis. Além do mais, através da CNH as autoridades conseguem aplicar punições e multas aos motoristas que cometem infrações, contribuindo para a circulação segura nas estradas e ruas.

Contudo, várias pessoas enfrentam dificuldades e não conseguem tirar a carteira por questões burocráticas ou financeiras. Por isso é tão válido que o governo ofereça as devidas condições para que os cidadãos tenham acesso ao documento, garantindo segurança e liberdade para toda a população.

Portanto, é essencial que se priorize a educação no trânsito, de forma que o Programa CNH Social seja válido. Então, todos usarão o documento responsável e conscientemente, contribuindo com a diminuição dos acidentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.