ALERTA GERAL para os brasileiros com o PIX acaba de sair HOJE (19/05)

Desde o início deste ano, o sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central, mais conhecido como Pix, vem ganhando destaque entre diversos veículos de comunicação, em especial devido à divulgação de diversas alterações nas regras da transação, como, por exemplo, a flexibilidade na definição do horário noturno.

Contudo, uma sequência de fake news preocupa os brasileiros que utilizam a ferramenta no seu dia-a-dia. Uma delas refere-se à gratuidade vigente, afirmando que haverá cobrança de taxas sobre as transações.

Pix será taxado?

Segundo o Banco Central, não há estudos sobre a tributação do Pix de pessoas físicas. Além disso, também não há intenção de mudar as regras atuais.

De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o governo considera ser impossível tributar o Pix. Haddad argumenta que é preciso atuar em três frentes para viabilizar a mobilidade social: acesso ao crédito, educação de qualidade desde o ensino básico ao superior e acesso à moradia. Até lá, taxar o Pix não é uma opção.

Quando ocorre a aplicação da taxa?

Segundo as regras atuais do Pix, as aplicações de taxas para pessoas físicas são feitas apenas para operações com finalidade comercial e que atendam aos seguintes critérios:

  • Mais de 30 transações por mês;
  • Pix recebido através de QR Code dinâmicos;
  • Pix recebido de pessoas jurídicas via QR code;
  • Pix recebido na conta bancária definida no contrato para ser utilizado para fins comerciais.

Vale lembrar que as taxas não são obrigatórias e fixas, ou seja, podem variar de acordo com o banco ou instituição financeira envolvida.

Outras fake news envolvendo o Pix

Roubo de dado

Um dos rumores mais falados sobre o Pix refere-se ao roubo de dados que os bancos usam para enganar os consumidores e fazer uso indevido dessas informações. Contudo, trata-se de uma fake news.

É importante destacar que os bancos precisam apenas de informações pessoais, como CPF, e-mail e telefone, para criar uma chave de identificação que é inteiramente responsável por mantê-la segura. Esses dados são criptografados e nunca compartilhados em outro lugar sem autorização.

Bancos prometendo prêmios

Circulam notícias falsas de que alguns bancos estão oferecendo condições especiais e diversas promoções para incentivar os clientes a optarem pelo Pix. No entanto, promessas de dinheiro fácil, especialmente grandes quantias de dinheiro, são falsas. Links que prometem dinheiro instantâneo apenas para se inscrever devem sempre levantar suspeitas.

Na maioria das vezes, os clientes são solicitados a fornecer dados pessoais e são vítimas de golpes. Desse modo, para saber se alguma promoção realmente se aplica, procure sempre a rede oficial do seu banco e nunca clique em links estranhos que você recebe em redes sociais ou aplicativos de mensagens.

Pix serve para dar lucro aos bancos

Esta é outra notícia falsa. Na verdade, o Pix é uma forma de acompanhar a revolução digital que o mundo atual precisa. A chegada do Pix acelerou a inclusão financeira, permitindo que mais pessoas usassem os serviços prestados pelos bancos. Além disso, a intensificação da competição de mercado ajuda a economia nacional a refletir plenamente os interesses de todas as pessoas.

Esta é outra fake news. Na verdade, o Pix é uma forma de acompanhar a revolução digital que o mundo de hoje exige. A chegada do Pix acelerou a inclusão financeira, permitindo que mais pessoas usassem os serviços prestados pelos bancos. Além disso, a maior competição de mercado ajuda a alavancar a economia nacional para refletir os interesses de toda a população.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.