Alerta geral! Detran/SC avisa sobre Golpe do falso desconto no IPVA

Saiba como se proteger de eventuais golpes

O Detran/SC avisa sobre o golpe do falso desconto no IPVA. O início do ano traz diversas obrigações, como o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), que é um tributo que incide sobre todos os veículos que circulam no território nacional.

É comum que muitos motoristas fiquem em busca de descontos ou facilidades no pagamento deste imposto. Logo, o que acaba por torná-los vítimas de golpistas que se aproveitam da situação.

Por isso, é preciso ficar atento para não ser enganado pelos golpistas. E consequentemente, evitar o prejuízo financeiro e os transtornos que envolvem a recuperação dos dados e das finanças roubadas. Portanto, veja mais detalhes sobre isso a seguir.

Detran/SC avisa sobre o golpe do falso desconto no IPVA

Então, muitos motoristas do estado de Santa Catarina, já foram vítimas desse crime. Segundo o Detran/SC, é preciso ficar atento à ação dos bandidos.

O golpe consiste em enviar uma mensagem de WhatsApp, e-mail ou SMS oferecendo um desconto no valor do imposto que pode chegar a até 50% do valor total.

Em seguida, a mensagem de texto apresenta um link que direciona a vítima para um site falso. Desse modo, solicita os dados do proprietário do veículo e do cartão de crédito, possibilitando o roubo das informações bancários do motorista.

Por isso, o cuidado deve ser maior nesta época para evitar prejuízos e constrangimentos maiores.

Como funcionam os principais golpes envolvendo o IPVA?

Além do golpe do falso desconto no IPVA, há outras formas de fraudes envolvendo a cobrança do imposto. Uma das mais comuns é o envio de boletos falsos pelo correio ou por e-mail. Em suma, que apresentam valores mais baixos que o real e induzem os motoristas a pagar para evitar a cobrança de multas e juros.

Ao fazer o pagamento, o motorista é surpreendido posteriormente com cobranças em aberto e com o risco de ter seu veículo apreendido.

Outra forma de golpe é a venda de serviços de vistoria veicular falsos. Muitas vezes os golpistas utilizam o nome de empresas conceituadas no mercado para prometer vistorias a preços abaixo do valor de mercado.

Porém, ao realizar o suposto serviço, a empresa “prestadora” acaba danificando o veículo propositalmente para criar problemas para o proprietário.

Em ambos os casos, o Detran/SC alerta que é preciso estar atento. Portanto, sempre se certificar de que se trata de uma cobrança legal, antes de fazer qualquer pagamento.

Dicas para evitar cair no golpe do falso desconto no IPVA

O Detran/SC orienta aos motoristas que tomem cuidado com as mensagens que recebem. Nunca clique em links recebidos por SMS, e-mail ou WhatsApp se não conhecer a fonte ou se não tiver certeza do que se trata. Os dados pessoais não devem ser fornecidos sem saber exatamente quem é o destinatário.

Além disso, em caso de dúvida sobre o IPVA, o motorista deve consultar o site do Detran do estado ou ir pessoalmente a um posto de atendimento. Aliás, a consulta pode ser feita pelo CPF do proprietário do veículo ou pela placa do veículo.

Outra dica importante é sempre desconfiar de descontos muito altos, como os prometidos pelos golpistas. Em um veículo que possua taxa de dez por cento de IPVA, receber um desconto de 50% não é crível, e isso deve ser motivo de alerta.

O que fazer caso tenha caído no golpe do falso desconto no IPVA?

Caso você tenha caído neste tipo de golpe, a primeira ação é entrar em contato com a operadora do seu cartão de crédito para cancelar a transação realizada pelo site falso.

Em seguida, é preciso fazer um BO ou Boletim de Ocorrência, para que as autoridades possam investigar o caso e reaver os valores roubados.

Além do mais, no caso de ter realizado o pagamento do IPVA, mas desconfiar da veracidade do boleto, o motorista deve entrar em contato com a Secretaria da Fazenda. Ou se puder, ir pessoalmente ao atendimento presencial para verificar a situação.

Como fazer para denunciar os golpes envolvendo o IPVA?

Caso perceba que está sendo vítima de golpe, será preciso que você faça a denúncia à polícia.

Essa denúncia pode ser feita pela central de atendimento, no telefone 181 ou pela Delegacia Eletrônica, no site do Detran/SC. Além disso, você também pode se encaminhar pessoalmente até uma delegacia mais próxima, para registrar a denúncia.

Fique esperto! Sempre desconfie de descontos muito altos. Para isso, entre em contato com o Detran/SC para tirar qualquer dúvida e nunca faça pagamentos sem saber exatamente do que trata.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.