Alerta: frente fria traz chuva forte e frio para o Sul do Brasil no final de semana

Saiba o que espera para o clima no final de semana.

Se você está planejando viajar ou fazer algum passeio ao ar livre no final de semana, dias 19 e 20 de outubro, é bom ficar atento à previsão do tempo. Uma frente fria vaia estar atuando no Sul do Brasil e trará muita chuva e frio para a região.

Neste artigo, mostraremos as principais características do clima esperado para o final de semana em cada região do Brasil, usando como fonte o site do INMET.

Chuva e sol: uma frente fria traz muita água para o Sul do país

A princípio, a principal novidade no tempo no final de semana é a passagem de uma frente fria que trará muita chuva para o Sul do Brasil. A chuva pode ser forte e volumosa em alguns momentos, especialmente no sábado (19), quando há risco de temporais, granizo e ventania.

Dessa forma, a frente fria também vai influenciar o tempo em parte do Sudeste e do Centro-Oeste, mas com menos intensidade. A chuva será fraca e isolada nessas áreas, concentrada no sul de Mato Grosso do Sul, no oeste de São Paulo e no sul de Minas Gerais.

No Sudeste, ela aumentará a nebulosidade e a umidade em parte da região, mas com chuvas isoladas. Nas demais áreas da região, o sol aparecerá entre nuvens e fazer calor.

No Centro-Oeste, o tempo vai continuar seco e ensolarado na maior parte da região, com exceção do Mato Grosso do Sul, que terá chuva fraca. No Nordeste, a chuva continuará diminuindo de intensidade e abrangendo apenas o litoral leste, desde o Rio Grande do Norte até a Bahia. Ademais, no interior da região, o sol predominará e fará calor.

No Norte, a chuva continuará ocorrendo de forma frequente e volumosa no Amazonas e Pará, já no Tocantins, Roraima e Amapá, o tempo ficará mais aberto e seco.

frente fria traz chuva forte e frio para o Sul do Brasil - Reprodução Canva
frente fria traz chuva forte e frio para o Sul do Brasil – Reprodução Canva

Temperaturas: uma queda brusca no Sul e calor nas outras regiões

As temperaturas no final de semana vão ser influenciadas pela frente fria que avança pelo Sul do Brasil, causando uma queda brusca nos termômetros. Segundo o INMET, as mínimas podem ficar abaixo de 10 °C em algumas cidades gaúchas e catarinenses. As máximas também vão ficar amenas nessas áreas, não passando dos 22 °C.

Nas outras regiões do país, as temperaturas vão ficar elevadas na maior parte das áreas, podendo superar os 30 °C em Minas Gerais e no Espírito Santo. No litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, o tempo mais nublado e úmido manterá as temperaturas mais amenas.

No Centro-Oeste, as temperaturas vão seguir altas em quase toda a região, com máximas em torno dos 35 °C em alguns pontos de Goiás e Mato Grosso. Já no Nordeste, as temperaturas vão ficar estáveis na maior parte da região, com máximas entre 25 °C e 35 °C. No litoral leste, onde terá mais nebulosidade e chuva, as temperaturas vão ficar mais baixas.

No Norte, as temperaturas vão variar pouco ao longo do dia, com mínimas entre 20 °C e 25 °C e máximas entre 30 °C e 35 °C. A sensação térmica será abafada devido à alta umidade do ar.

Umidade do ar: um alerta para o Centro-Oeste e o Nordeste

No final de semana, a umidade relativa do ar vai ficar muito baixa no Centro-Oeste, podendo atingir valores inferiores a 20% em algumas localidades. Essa situação é considerada de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda uma umidade mínima de 30%.

No Sudeste, a umidade relativa do ar também ficará baixa no interior da região, principalmente em Minas Gerais e no Espírito Santo. No litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, a umidade será mais elevada devido à influência da frente fria.

Dessa forma, no Sul, a umidade relativa do ar ficará alta em toda a região, devido à chuva associada à frente fria. Os valores podem superar os 80% em alguns momentos do dia. No Nordeste, a umidade relativa do ar ficará baixa no interior da região, especialmente no sertão. No litoral leste, a umidade será mais alta pela chuva.

Ademais, no Norte, a umidade relativa do ar ficará alta em quase toda a região, devido à chuva frequente e volumosa. Apenas no Tocantins, Roraima e Amapá, a umidade será mais baixa.

Avisos meteorológicos: saiba como se proteger dos perigos

Por fim, para o final de semana, o INMET emitiu os seguintes avisos meteorológicos para as regiões brasileiras:

Aviso laranja de tempestade para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Há risco de alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamentos de rios.

Aviso laranja de ventos fortes no Mato Grosso do Sul.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.