ALERTA de 3 feriados! Brasil ganha pausas obrigatórias na quinta-feira e país vai ter que parar

Muitas pessoas contam os dias para a chegada de feriados. Essas datas costumam fazer sucesso entre os trabalhadores do país, que aproveitam a folga para descansar, passar um tempo com a família ou realizar atividades impossibilitadas pelo trabalho.

Seja qual for a razão, os feriados são aguardados ansiosamente por milhares de pessoas. Aliás, os trabalhadores do país poderão aproveitar uma sequência de feriados nas quintas-feiras muito em breve, ou seja, pertinho do final de semana.

Esse cenário é muito positivo para diversos trabalhadores que poderão emendar quatro dias de descanso. Dá até para viajar e renovar as energias. Entretanto, os trabalhadores terão que esperar alguns meses para aproveitar os feriados prolongados.

Independência do Brasil

O primeiro feriado das quintas-feiras ocorrerá no dia 7 de setembro, em comemoração à Independência do Brasil. Em resumo, foi nesse mesmo dia, no ano de 1822, que o príncipe regente Dom Pedro de Alcântara proclamou a independência do Brasil do Império Português.

Essa data é muito importante para a história do Brasil. Inclusive, o grito de ‘Independência ou morte’, exclamado por Dom Pedro, tornou-se um símbolo da data. O quadro ‘Independência ou Morte’ do pintor paraibano Pedro Américo é considerado a certidão de nascimento do Brasil.

Para comemorar essa data, a maioria das cidades brasileiras realiza desfiles patrióticos no dia 7 de setembro. O mais famoso ocorre Brasília e conta com a presença do presidente da República, bem como com as tropas do país.

Nas demais cidades, os respectivos governadores comparecem aos desfiles para celebrar a data em que o Brasil se tornou independente de Portugal, há mais de 200 anos.

Dia de Nossa Senhora Aparecida

O segundo feriado da sequência das folgas nas quintas-feiras é o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Celebrado em 12 de outubro, a data religiosa também é marcada pela comemoração do Dia das Crianças.

Para quem não sabe, Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil. A Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980, declara o Dia 12 de Outubro como feriado nacional. Em suma, a data é marcada pela celebração dos devotos a Nossa Senhora Aparecida.

Por sua vez, o Dia das Crianças, comemorado também em 12 de outubro, é uma data celebrada em todo o mundo. No entanto, cada país possui a própria data para essa comemoração.

Dia de Finados

Por fim, o terceiro feriado dessa sequência é o Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro. A saber, o dia religioso surgiu para que a Igreja Católica dedicasse um momento para os mortos e suas almas.

Nesse dia, as pessoas costumam ir a cemitérios para fazer homenagens a quem já partiu, relembrando os entes queridos. As celebrações ocorrem em todo o país, que fica marcado por missas e eventos nas igrejas.

Cabe salientar que os três feriados são nacionais, ou seja, ocorrem em todo o país e atingem todos os trabalhadores. Em outras palavras, os profissionais devem folgar no dia ou, caso haja acordo com os superiores, os trabalhadores deverão receber e dobro.

Feriados nacionais x pontos facultativos

Muita gente confunde feriados nacionais com pontos facultativos. Em primeiro lugar, vale destacar que os feriados nacionais são previstos em lei federal. Dessa forma, estas folgas valem para todo o território nacional.

Por outro lado, os pontos facultativos não possuem essa especificação. Estes dias só serão considerados feriado se houver lei estadual ou municipal que considere a data como tal. Assim, a situação dos trabalhadores pode ser diferente de um município para o outro em caso de ponto facultativo.

Em síntese, alguns municípios e estados podem determinar em lei a folga do trabalho nessas datas, transformando-as em feriados locais. Já outros locais podem optar pelo trabalho normal, sem dar aos trabalhadores o direito de tirar folga.

De todo modo, a lista dos feriados nas quintas-feiras é composta apenas por feriados nacionais, ou seja, não há a necessidade de lei estadual para validá-los. A folga é certa para os trabalhadores do país, exceto aqueles que concordam em trabalhar para receber em dobro.

Feriados prolongados

Os trabalhadores do Brasil que gostam de feriados prolongados têm motivos para comemorar em 2023. Isso porque o calendário tem sido bastante generoso com os trabalhadores que torcem por feriados no início ou no final da semana.

Em 2022, apenas três feriados nacionais caíram em finais de semana, enquanto outros três caíram na quarta-feira. Nesse caso, como a folga foi no meio da semana, os trabalhadores não tiveram a chance de emendar o dia de folga com o final de semana.

Contudo, neste ano, a situação é completamente diferente. Assim, quem tem o costume de “emendar” as folgas entre a quinta e a segunda-feira tiveram sete oportunidades para fazer isso em 2023.

Veja abaixo a lista de feriados nacionais em 2023:

  • 1º de janeiro (domingo): Confraternização Universal
  • 7 de abril (sexta-feira santa): Paixão de Cristo
  • 21 de abril (sexta-feira): Tiradentes
  • 1º de maio (segunda-feira): Dia Mundial do Trabalho
  • 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil
  • 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida
  • 2 de novembro (quinta-feira): Finados
  • 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República
  • 25 de dezembro (segunda-feira): Natal

Destes, apenas o feriado da Confraternização Universal não deu chance de folga prolongada, assim como ocorrerá com a Proclamação da República. No entanto, os demais feriados poderão ser muito bem aproveitados pelos trabalhadores que gostam de emendar os dias de folga.

Por fim, os trabalhadores do país ainda poderão aproveitar os pontos facultativos nacionais. Aliás, o próximo feriado do país, de Corpus Christi, ocorre no dia 8 de junho (sexta-feira).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.