Agronegócio e economia: dados da Conab apontam projeção positiva para a safra de grãos 2022/23

A agricultura impacta diretamente a rotina de consumo do cidadão e a economia nacional. Confira dados da Conab!

A agricultura impacta diretamente a rotina de consumo do cidadão e a economia nacional, considerando que o crescimento do agronegócio está diretamente ligado à retomada das atividades econômicas no setor pós-pandemia, sendo primordial para o país em diversas vertentes.

Agronegócio e economia: dados da Conab apontam projeção positiva para a safra de grãos 2022/23

A segunda estimativa para a safra de grãos em 2022/23 indica um volume de produção de 313 milhões de toneladas, aumento de 15,5% se comparado com o resultado obtido no último ciclo, o que representa quase 42 milhões de toneladas a mais, de acordo com dados do Mapa.

Arroz e trigo

A Conab também prevê uma redução de área para o arroz e o feijão. No caso do arroz, a maior queda se dá em área de plantio sequeiro da cultura. Dentre as culturas de inverno, destaque para a safra recorde de trigo. A expectativa é que os agricultores colham 9,5 milhões de toneladas do grão nesta safra, valor 23,7% maior que o ciclo anterior. 

Mercado 

Neste levantamento, a Conab prevê uma queda do consumo nacional de arroz em relação ao volume divulgado no levantamento anterior, saindo de 10,8 milhões de toneladas para 10,6 milhões de toneladas na safra 2022/23. 

Produção e exportação

Já sobre a produção de 2022/23, a perspectiva é de aumento em torno de 6,2% no consumo interno e projeção de continuidade de demanda externa aquecida pelo cereal, o que em conjunto com uma maior produção brasileira tende a resultar numa elevação de 16,9% nos embarques, com uma previsão de exportação em 45 milhões de toneladas.

Redução de estoques

Para a safra 2022/23 de soja, não houve alterações significativas em relação ao estimado no mês anterior. Em razão do aumento de área e produção, as estimativas de perdas e sementes aumentaram 27 mil toneladas (0,7%) e as expectativas de exportações foram atualizadas para 96,4 milhões de toneladas. Houve, entretanto, redução dos estoques finais para a safra 2022/23 em consequência dos menores estoques esperados para a safra 2021/22. 

Dados relevantes para a agricultura nacional

As estimativas do algodão também permaneceram estáveis nesse 2º levantamento, em relação às do 1º. O destaque é a elevação de 3,73% dos estoques finais, em virtude da perspectiva de elevação da produção. 

As informações completas sobre o 2° Levantamento da Safra de Grãos 2022/23 e as condições de mercado destes produtos podem ser conferidos no Portal da Conab. Os dados oficiais são de grande valia para as projeções econômicas, considerando que o agronegócio possui um elevado impacto na economia nacional, bem como no emprego e renda do cidadão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.