Você tem uma agenda flexível? Entenda a importância

Uma agenda flexível pode trazer muitos benefícios para nós, especialmente em dias que precisamos lidar com contratempos. Porém, você sabe o que significa ter uma agenda mais flexível? Quer entender quais as vantagens por trás desse modelo de organização diária? Confira este conteúdo!

O que é uma agenda flexível?

Uma agenda mais flexível nada mais é do que uma forma de nos organizamos de maneira dinâmica, sem engessar a nossa rotina. Isto é, uma agenda que oferece flexibilidade precisa ter pequenos espaços e pausas que nos permitem remanejar algumas tarefas, se necessário, bem como lidar com contratempos que podem surgir.

Sendo assim, esse tipo de agenda é oposto a uma agenda rígida, na qual temos uma lista de tarefas milimetricamente preparada. A agenda rígida costuma aparecer quando nos sobrecarregamos de atividades, impedindo que tenhamos tempo para remanejar algumas tarefas ou lidar com situações inesperadas.

Embora uma agenda rígida e repleta de compromissos, do início ao fim do dia, pareça algo “produtivo”, na realidade ela pode nos sobrecarregar, causar ansiedade e até mesmo nos impedir de concluirmos, em tempo hábil, a infinidade de tarefas listadas. Fique atento a isso.

Por que é importante ter uma agenda flexível?

Simplesmente porque ela é capaz de nos proporcionar uma série de vantagens no dia a dia. Veja:

1. Ajuda a lidar com contratempos

Os contratempos aparecem quando menos esperamos. Isso quer dizer que ter uma agenda flexível é uma peça-chave para resolver problemas urgentes que possam aparecer de um segundo ao outro.

Se deixarmos a nossa agenda abarrotada de atividades, sem nenhuma margem de erro, como lidaremos com problemas que possam surgir no meio do caminho?

2. Evita a sobrecarga de atividades

Esse modelo de agenda também tende a diminuir a sobrecarga de atividades. Afinal, se nos comprometemos de manter pequenos espaços em aberto para contratempos ou adiantamento de tarefas, a tendência é que tenhamos um dia a dia mais fluido e menos desgastante.

Em contrapartida, se a nossa agenda for completamente rígida, cheia de compromissos durante horas a fio, existem chances de nos sentirmos sobrecarregados, afinal, nem teremos pequenas pausas para descanso, não é mesmo?

Cuidado para não cair na cilada de acreditar que uma agenda cheia de atividades, sem pausas, descansos ou margens de erro, é algo positivo, porque pode não ser em muitos casos. Saiba manter um olhar crítico sobre isso.

3. Pode ser mais fácil de manejar e organizar

Uma agenda flexível também nos ajuda a remanejar e reorganizar determinados compromissos. Se temos um espaço à tarde para alguma tarefa, podemos trocar esse momento por outra atividade que se tornou uma prioridade, por exemplo. E tudo isso sem ter que mexer em absolutamente todas as demandas do dia.

Você tem uma agenda flexível?

Agora pare e reflita: como tem sido a sua rotina? Como você tem organizado a sua agenda? Será que você conta com a possibilidade de aparecerem alguns contratempos? Ou você costuma montar uma agenda extremamente rígida?

Pense sobre isso e comece a cuidar da sua forma de organizar as demandas diárias, priorizando a sua saúde e o seu bem-estar. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.