Agenda do mês organizada – dicas simples para manter em dia

Conseguir manter agenda do mês organizada é essencial para ter um dia a dia mais equilibrado e com menor chance de sobrecarga de tarefas. Com uma boa organização, podemos elevar nosso desempenho e nossa produtividade, ao mesmo tempo em que nos sentimos satisfeitos com os resultados atingidos.

Pensando nesse cenário tão importante, trouxemos algumas ideias e dicas que podem ajudar na hora de se organizar. Acompanhe-nos.

Dicas para manter a agenda do mês organizada

Para manter a agenda do mês organizada é necessário criar o hábito de acompanhá-la de perto. Isto é, embora possamos criar uma agenda mensal bem estruturada, ainda assim poderemos nos deparar com contratempos e mudanças de planos. Portanto, devemos estar sempre verificando as possíveis mudanças e implementações que contribuirão para um mês mais bem-sucedido.

Sendo assim, não tenha medo de remodelar algumas coisas no meio do caminho. O importante é saber o que precisa ser feito e até quando pode ser feito, visando não se sobrecarregar, mas isso não quer dizer que tudo será super engessado, sempre.

Com isso em mente, veja as considerações que trouxemos abaixo e comece a organizar a sua agenda mensal:

1. Analise todas as suas demandas

Você sabe quais são todas as suas reais demandas? Sabe quantos trabalhos, relatórios ou resultados precisa entregar ao longo do mês?

Responder a essas perguntas pode ser um bom ponto de partida para selecionar os melhores dias para executar cada tipo de atividade. Portanto, considere colocar tudo na ponta do lápis, tendo aquela visão profunda de todas as demandas mensais que já fazem parte do seu escopo.

Isto é, anote, em forma de lista, todas aquelas tarefas que você tem certeza de que precisará desenvolver ao longo do mês.

2. Saiba analisar a sua rotina diária

Analise a sua rotina diária: quantas horas você tem, por dia, para executar tarefas X? E tarefas Y? Analise isso com paciência e cuidado, a fim de começar a distribuir as atividades de acordo com o seu tempo diário.

Lembrando que é importante manter algumas margens de erro no dia a dia para assim conseguir construir uma agenda do mês organizada. Afinal, se não houver tempo para imprevisto, pode ser que a sua agenda fique muito engessada e difícil de manejar em situações inesperadas.

3. Certifique-se de delegar o que for necessário

Comece a delegar aquelas atividades que você percebe que não dá conta de desenvolver sozinho. Não tenha medo de delegar! Esse tipo de atitude é fundamental para desenvolver uma agenda do mês organizada.

4. Cuidado com a sobrecarga de atividades e aprenda a dizer “não”

Aprender a dizer “não” também é fundamental para ter uma agenda do mês organizada. Sem esse tipo de comportamento, podemos acabar aceitando todas as demandas alheias, correndo o risco de sobrecarregar a rotina e garantir uma agenda bagunçada, engessada e de difícil manejo.

5. Comece a agir assim que possível

Comece a agir e a desenvolver as tarefas assim que possível. Isto é, cuidado com os comportamentos de procrastinação! Pense que quanto antes você começar uma tarefa da sua lista, antes terminará e mais rápido se sentirá “livre” disso. Afinal, terá que ser feito, não é mesmo? Então por que deixar para depois e se sobrecarregar? Pense nisso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.